quinta-feira, 20 de abril de 2017

BANCÁRIO, PARTICIPE DA ASSEMBLEIA NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS, DIA 25, E FORTALEÇA A LUTA CONTRA AS REFORMAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA


O CLAMOR DAS RUAS É FUNDAMENTAL PARA SERMOS OUVIDOS!


A AFBEPA convoca todos os bancários do Banpará a comparecerem na Assembleia no dia 25 de abril, às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários, para que possamos debater e deliberar sobre a importante Greve Geral do dia 28 de abril de 2017, convocada pelas Centrais Sindicais.

É muito importante que nossa categoria se una para lutar contra essas Reformas que atacam fortemente os nossos direitos enquanto classe trabalhadora. Agora é a hora de todos nós, trabalhadores brasileiros, nos unirmos para que não sejamos esmagados pelo Congresso Nacional que deveria defender os nossos interesses e que, no entanto, só tem nos prejudicado, em prol de um Governo que não tem a confiança da maioria do povo brasileiro.

A maioria dos direitos conquistados pelos trabalhadores só vieram com muita Luta. Agora mais uma vez precisamos ir às ruas e Lutar para garanti-los, pois, se as propostas das Reformas Trabalhista e Previdenciária forem aprovadas, sentiremos em nossas Vidas as consequências devastadoras de cada uma delas.

A seguir, esclareceremos algumas dúvidas sobre a Paralisação.

A greve é legal?

SIM! A Constituição Brasileira garante o direito à paralisação total ou parcial a todos os trabalhadores do país. Para isso, é preciso que essa seja uma decisão coletiva da categoria, tomada em assembleia geral, convocada para tal fim.

Funcionário em estágio probatório pode fazer greve?

SIM! A greve é um direito constitucional de qualquer trabalhador brasileiro. Não há nada abaixo da Constituição que casse esse direito. Além disso, a avaliação do estágio probatório só pode medir a assiduidade, pontualidade e desempenho profissional do servidor. Sua participação nas atividades do sindicato e/ou em movimentos reivindicatórios não pode ser motivo de avaliação.

Se eu participar da greve, terei faltas injustificadas?

SIM, o dia não trabalhado será descontado dos salários dos funcionários que aderirem à greve.

Contudo, vale ressaltar que esse prejuízo será mínimo comparado aos danos que serão causados com a aprovação dessas Reformas que atacam diretamente os nossos direitos conquistados.

Se eu participar da Greve Geral do dia 28, deixarei de receber a promoção do PCS?

NÃO! Só deixarão de receber essa promoção os funcionários que tenham apresentado as seguintes situações: suspensão do Contrato de trabalho; estar sob efeito de penalidade regulamentar; ter faltas injustificadas em número superior a seis dias por ano, assim como consta no Parágrafo Segundo, da Cláusula 20ª do Acordo Coletivo 2016/2018 e no Regulamento do PCS, editado unilateralmente pelo Banpará.

Se eu participar da Greve Geral do dia 28, perco o meu abono assiduidade?

Não! Conforme informações obtidas junto ao setor de pessoal do Banpará.

O Banpará pode me punir por participar da greve?

NÃO! A greve é um direito. Portanto, nenhuma chefia pode chantagear o servidor, ameaçando-o de demissão, processo administrativo ou qualquer penalidade por exercer esse Direito. Caso isso aconteça, a chefia está cometendo um crime: o assédio moral. O chefe, portanto, torna-se um criminoso e como tal precisa ser tratado. Portanto, qualquer ameaça de retaliação, procure suas entidades representativas e denuncie.

Posso ser responsabilizado judicialmente?

NÃO! A greve é uma decisão coletiva, portanto, nenhum servidor pode ser responsabilizado individualmente. Quem responde jurídica e administrativamente pela greve e suas consequências é o sindicato.

Essa luta é de todos nós, portanto, pedimos que todos participem da Assembleia, para que possamos Fortalecer a Greve Geral no dia 28 de abril. Precisamos responder à altura a todos esses ataques do Governo Federal.


Serviço:

Assembleia dos bancários, na sede do Sindicato dos Bancários

Local: Rua 28 de setembro, nº 1210, Reduto

Data: 25 de abril de 2017

Horário: a partir das 19h

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: