quinta-feira, 29 de março de 2012

O ATO DE REPÚDIO ÀS ARBITRARIEDADES DA DIRETORIA DO BANPARÁ

  
 Marinor Brito e Kátia Furtado, na Presidente Vargas, sendo saudadas 
e saudando os bancários e bancárias que, das janelas, faziam sinal de apoio ao ato.


Ocorreu na manhã de hoje, 29/03, o Ato de Repúdio às arbitrariedades cometidas pela diretoria do Banpará contra os funcionários, ressaltadas no texto que segue, o conteúdo do boletim distribuído pelas entidades.

O Ato contou com a presença solidária da ex-senadora Marinor Brito e da AEBA, Associação de Empregados do Banco da Amazônia, na pessoa de seu dirigente Marlon George. O Dep. Estadual Edmilson Rodrigues justificou ausência no Ato e enviou votos de solidariedade, força e compromisso no apoio a mais essa luta dos bancários e bancárias do Banpará.

Desde as 8h, Kátia Furtado, Cristina Quadros e Marlon George se posicionaram na porta de entrada para conversar com os funcionários, ressaltando sempre a importância da luta 
por respeito diante das arbitrariedade. O apoio foi massivo.




Faixa da AFEBPA preparada para o ato, dando o recado à direção do Banpará.

Kátia Furtado falando aos bancários, clientes e transeuntes: 
defesa do Banpará é igual à defesa dos direitos e conquistas dos funcionários!

 
Marinor Brito manifestando total solidariedade ativa à luta dos bancários e bancárias do Banpará!"O Banpará é do povo, é dos funcionários que garantem, com seus esforços, 
os lucros desse patrimônio público! Ninguém tem o direito de jogar isso por terra! 
Estamos nessa luta!" ressaltou Marinor Brito.

Marlon George trazendo o apoio da AEBA e dos empregados do Banco da Amazônia 
à luta dos bancários do Banpará.

Kátia Furtado, Marinor Brito e Cristina Quadros conversaram com os bancários e bancárias 
em alguns setores da matriz, ressaltando a importância da mobilização, da coragem, 
da independência, da luta para garantir as conquistas e avançar ainda mais!



Kátia, Marinor e Cristina falaram aos clientes, valorizando o Banpará, 
reforçando a luta pelo fortalecimento do nosso Banco público e estadual.



NOTA CONJUNTA DE REPÚDIO ÀS ARBITRARIEDADES DA ATUAL DIRETORIA DO BANPARÁ


Desejamos o Banpará cada vez mais fortalecido para melhor atender aos interesses do povo do Pará. Lutamos para que seja um dos pilares de uma política de desenvolvimento que tenha como foco a inclusão social a partir da oferta do microcrédito para a geração de trabalho e renda a todas as famílias mais necessitadas, nos municípios mais longínquos, assim como nas periferias das grandes e médias cidades paraenses aonde os grandes bancos públicos e os bancos privados não chegam. Por isso o Banpará é necessário! Seu papel principal é ser um banco para o desenvolvimento social.

Principalmente pelo esforço e dedicação de seus funcionários, o Banpará é um banco saneado, fortalecido, que tem dado lucro ao povo paraense. Em 2011, praticamente a metade dos 124,9 milhões do lucro do Banpará, 60 milhões, foram repassados ao Estado para que sejam aplicados no bem comum da população paraense. Qual outro Banco repassaria a metade de seu lucro para o Estado? Por isso queremos o Banpará público, estadual e cada vez mais forte!

E por isso mesmo não aceitamos que a atual diretoria do Banpará desrespeite a Lei e a história do Banco. Nesta nota, denunciamos as arbitrariedades cometidas pela atual diretoria que afrontou direitos dos trabalhadores e jogou no lixo toda uma história de construção do Banpará.

Recentemente, um bancário foi demitido pela diretoria do Banpará sem justa causa e sem passar pelo julgamento do Comitê Disciplinar. Há vinte e cinco anos que os funcionários do Banpará conquistaram o Comitê Disciplinar, com representação do Banco e dos bancários, como o espaço interno para avaliar eventuais denúncias formuladas contra funcionários. Antes da dispensa, há outras penalidades cabíveis, dependendo da proporção da falta cometida.

A diretoria do Banpará, ao demitir o funcionário, jogou por terra vinte e cinco anos de história do Banpará onde todas as penalidades foram sugeridas no Comitê Disciplinar, e decididas pelo Presidente, que tem a palavra final, com cabimento de recurso. A decisão da diretoria foi arbitrária, equivocada e ilegal. Exigimos que a direção do Banpará volte atrás nessa decisão e reintegre o funcionário para avaliá-lo internamente no Comitê Disciplinar, caso seja necessário. Queremos nada mais nada menos que o cumprimento das formalidades legais e justas. Exigimos justiça social!

Destacamos também o clima de instabilidade organizacional instalado pela diretoria do Banpará que tem mexido com as vidas dos bancários como se fossem peças descartáveis em um tabuleiro de xadrez, exonerando funcionários brilhantes, competentes, capacitados que exercem suas funções há uma década ou mais, sem sequer conversar com os colegas dos setores ou ao menos com os funcionários diretamente atingidos. Foram descomissionamentos sem critério objetivo, decididos ao sabor do humor e da vontade. A impressão que passa é que as decisões são tomadas da noite para o dia, porque é assim que os bancários têm sido tratados: dormem na função e acordam exonerados e com a injusta pecha pública de terem cometido algum erro. Como as decisões são tomadas ao sabor do humor, ninguém sabe quem será a próxima vítima dessa diretoria.

Exigimos que a diretoria do Banpará trate os trabalhadores com respeito! Queremos as regras estabelecidas em toda relação saudável: diálogo e planejamento. Trabalhadores não são máquinas, são pessoas, são vidas que cuidam de outras vidas de familiares, de clientes. O tratamento desumano e ilegal tem causado adoecimentos. A racionalidade administrativa só existe, de fato, quando está equilibrada com bom senso e respeito às vidas dos subordinados. Sem isso, é tirania inaceitável!

ABAIXO AS ARBITRARIEDADES DA DIRETORIA DO BANPARÁ!

REINTEGRAÇÃO IMEDIATA DO FUNCIONÁRIO DISPENSADO!

ANULAÇÃO DE TODAS AS INJUSTAS PORTARIAS DE DESCOMISSIONAMENTOS!

RESPEITO, DIÁLOGO, PLANEJAMENTO!



AFBEPA – Associação dos Funcionários do Banpará
CONTRAF/CUT – Confederação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro.
FETEC/CN – Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito / Centro-Norte
SEEB/PA – Sindicato dos Bancários do Pará




*

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns à todos os integrantes dessa manifestação de revolta acontecida hj na matriz. A nossa sempre guerreira Kátia à frente de tudo, graças a Deus, acompanhada do Sindicato, da Cristina e da sempre senadora do povo, Marinor. Vamos sempre defender os nossos guerreiros funcionários, responsáveis diretos pelos exorbitantes lucros obtidos a cada semestre pelo Banpará, que sustenta bastante as ações do governo estadual. Aliás, senhor Jatene, essas tristes notas sempre advindas de seus indicados para comandar o Banpará, maculam, mancham muito a imagem do seu governo, no qual confiamos muito. Creio que V. excia. já poderia tomar alguma posição sobre isso. Se não, neca neca de reeleição.

Anônimo disse...

Uma pena que pessoas tenham confiado em um governante?? que já tinha demonstrado fartamente o que faria e está fazendo. Esse governo é uma verdadeira farra com o dinheiro público e uma farsa em suas realizações, além de revanchista e prepotente. A diretoria que o representa nem se fala! Uma lástima!