segunda-feira, 18 de abril de 2011

SOLIDARIEDADE

A AFBEPA foi procurada, nesta segunda-feira, por três dos cinco bancários que estão sofrendo retaliação e perseguição política, e manifesta sua total SOLIDARIEDADE a estes colegas.

Como ressaltou no ofício abaixo, esta AFBEPA REPUDIA VEEMENTEMENTE, TODO E QUALQUER ATO DE RETALIAÇÃO OU PERSEGUIÇÃO, seja aos engenheiros que entraram com ação contra o banco e por isso foram descomissionados, seja aos atos de perseguição política contra os bancários que retornaram, cedidos que estavam ao governo anterior.

Todo ato de retaliação ou perseguição política configura um crime ético, desumano, contra as liberdades individuais ou coletivas e depõe contra o esforço coletivo que deve ser implementado no sentido de fortalecer o Banpará.

Os advogados da AFBEPA já estão a postos para defender os colegas e, ainda hoje, a direção da AFBEPA estará buscando contato com a diretoria administrativa do Banpará para tratar do grave assunto.

______________________


OFÍCIO DA AFBEPA AO BANPARÁ SOBRE DESCOMISSIONAMENTOS, SAÚDE, SEGURANÇA E DIRETAS JÁ NO BANPARÁ!

Abaixo, você lê ofício que está sendo protocolado neste momento pela AFBEPA junto à Presidência do Banpará. Leia e confira o posicionamento da AFBEPA.

__________________________________________


Belém, 18 de abril de 2011

OF: 20/2011
Ao Sr. Augusto Sérgio Amorim Costa
MD Presidente do BANPARÁ



Sr. Presidente,

O presente ofício levanta um tema bastante caro à classe trabalhadora e à categoria bancária, que, ao longo de décadas, esteve à frente, em todo o país, das maiores e melhores lutas do povo por DEMOCRACIA e DEFESA DOS DIREITOS E DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS.

O recente ENCONTRO DE ADMINISTRADORES do BANPARÁ, evento para o qual esta AFBEPA não foi convidada, foi marcado, segundo constam em relatos - um deles, inclusive, um diálogo publicado em nosso blog - pela ausência de debate democrático e aberto entre gestores da empresa. Ao contrário, estes relatos dão conta de um clima negativo, onde prevaleceu o autoritarismo e os colegas foram desestimulados a contribuir.

Acerca do tema, Sr. Presidente, queremos ressaltar que a gestão moderna, mais produtiva, eficiente e eficaz, é a que mais inclui e mais escuta para, então, decidir e atuar. Como o senhor mesmo ressaltou durante a primeira reunião com esta AFBEPA, o desafio hercúleo que lhe cabe diante da sua missão, que é a de fortalecer o Banpará, está baseado em uma premissa, qual seja a de garantir a dedicação e o empenho redobrados dos funcionários da empresa, que não se construirá, Sr. Presidente, na base do “chicote”, da política conservadora do “medo” ou da implantação de metas abusivas. Ao contrário, Sr. Presidente, pesquisas e exemplos demonstram que quanto mais democrática e inclusiva a gestão, mais os trabalhadores se empenham, desde que GARANTIDOS TODOS OS SEUS DIREITOS TRABALHISTAS. Dessa forma, todos ganham: os bancários, que têm respeitados os seus direitos e, escutados e incluídos, sentem-se mais estimulados a trabalhar melhor; e a empresa que cresce e se fortalece cada vez mais para cumprir seu papel primordial de estimular a inclusão econômica e social, através da oferta de crédito e microcrédito aos que mais precisam em nosso estado tão carente.

Portanto, Sr. Presidente, gostaríamos de solicitar uma reunião para tratar diretamente do tema GESTÃO DEMOCRÁTICA - PARTICIPAÇÃO E INCLUSÃO, da mesma forma aberta com que o senhor nos tratou naquela primeira reunião com a AFBEPA, onde demonstrou, ali, o desejo de dialogar.

Nesta reunião gostaríamos, ainda, de tratar também dos temas SAÚDE e SEGURANÇA, uma vez que, ao que tudo indica, o funcionalismo está mais carente de atendimento nas áreas de saúde e segurança do Banpará, que estão sofrendo com a retirada de recursos que, se antes já eram insuficientes, agora, praticamente, inviabilizam a ação necessária de seus funcionários seja na prevenção e controle quanto à situação geral da saúde dos bancários do Banpará, e queremos ressaltar que o quadro de adoecimento é grave por conta da sobrecarga de trabalho; seja na prevenção e atendimento em segurança, área estratégica, uma vez que o Banpará, infelizmente, figura no topo da lista dos assaltos a bancos em 2010, inclusive na modalidade “sapatinho”, onde o gerente da agência, ou coordenador de posto, ou tesoureiro e seus familiares são as principais vítimas das quadrilhas.

Na oportunidade, Sr. Presidente, queremos apresentar três pedidos, também coerentes com os anseios democráticos da categoria bancária:

1)    Há afirmações públicas de que estão ocorrendo PERSEGUIÇÕES POLÍTICAS DENTRO DO BANPARÁ. Esta AFBEPA manifesta-se no sentido de REPUDIAR SEMPRE, EM QUALQUER GOVERNO, QUAISQUER ATOS DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA CONTRA QUALQUER TRABALHADOR, independente de partido político. A opção partidária de qualquer cidadão ou cidadã deve ser, sempre, respeitada, e jamais discriminada ou perseguida. Solicitamos que, se há qualquer perseguição política ocorrendo dentro do Banpará, sejam tornados NULOS todos os atos administrativos que possam configurar tais atitudes retrógradas e ditatoriais. SOLICITAMOS, AINDA, UM RELATÓRIO QUE DEMONSTRE TODOS OS ATOS DE REMANEJAMENTO DE PESSOAS COM DESCOMISSIONAMENTO DENTRO DO BANPARÁ, incluindo os que foram divulgados em recente portaria, para que possamos constatar se há, ou não, perseguição política nesta gestão e para que possamos averiguar se os mesmos erros cometidos no passado estão, ou não, se repetindo agora;

2)    Ainda no que tange aos descomissionamentos, Sr. Presidente, esta AFBEPA teve notícia de que os ENGENHEIROS do Banpará, ao entrarem com legítima ação contra o banco, reivindicando o que, em outras instituições financeiras a categoria de engenheiros já obteve como ganhos judiciais, SOFRERAM REPRESÁLIAS E FORAM DESCOMISSIONADOS. Solicitamos da mesma forma, que tais atos administrativos sejam tornados NULOS, em defesa do direito individual ou coletivo de todo e qualquer trabalhador reivindicar, na Justiça do Trabalho, melhorias salariais ou o que for respectivo a sua profissão específica;

3)    Finalmente, Sr. Presidente, a direção do Sindicato dos Bancários, sem consulta prévia à categoria, incluiu no ACT 2010/2011 algumas cláusulas antidemocráticas que SEQÜESTRARAM DIREITOS DO FUNCIONALISMO DO BANCO, IMPEDINDO QUE OS FUNCIONÁRIOS POSSAM ELEGER TODOS OS SEUS REPRESENTANTES, POR MEIO DO VOTO DIRETO, PARA OS COMITÊS INTERNOS NO BANPARÁ. Por conta de tal arbitrariedade que, dentre outras, tornou viciado o ACT 2010/2011, uma vez que a direção sindical legislou em causa própria, à revelia dos desejos democráticos dos bancários, os funcionários do Banpará abriram a campanha intitulada “QUERO VOTAR! DIRETAS JÁ NO BANPARÁ!” Solicitamos, portanto, permissão para divulgar, via NUMAC, os materiais desta campanha, incluindo convites, panfletos e outros materiais visuais no sentido de ajudar a mobilização legítima dos funcionários que lutam por democracia também no âmbito do movimento sindical bancário.

Agradecemos, desde já, a atenção dispensada e aguardamos urgentes e positivos retornos aos pedidos acima solicitados.

Atenciosamente,



Tereza Cristina Quadros
Presidente em exercício da AFBEPA.


*

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Precisamos mesmo de atitudes de ambas as partes, a fim de que possamos, com tranquilidade, engrandecer o nosso banco. Desde os tempos da vovó que se diz que "diálogo é a melhor arma para o entendimento". Portanto, sem chicotes e sem represálias, vamos nos entender em prol do Banpará. Parabéns, AFBePa. O caminho é esse e não aquele sinuoso por onde o Sindicato insiste em seguir.

Anônimo disse...

É essa postura que se cobra da Afbepa: defesa veemente dos funcionários, independente de posições político-partidárias. Pois caso contrário estaria se igualando àqueles que tanto critica. Parabéns.