sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

HOJE É O ÚLTIMO DIA DE CAMPANHA PARA OS CANDIDATOS A REPRESENTANTE DOS FUNCIONÁRIOS NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO BANPARÁ

Segundo o edital que rege o processo eleitoral para Representante dos Funcionários no Conselho de Administração do Banpará, hoje é o último dia de campanha dos candidatos. Na segunda-feira dia 18, inicia-se a votação, propriamente dita, que será feita pela intranet do banco, e vai até o dia 22 de janeiro, sexta-feira.

A AFBEPA acredita na democracia e não pode deixar de registrar a ausência do mesmo processo para a escolha direta dos nossos representantes no Comitê Trabalhista, como ocorreu no passado. Continuamos perguntando ao sindicato: cadê as eleições para os representantes dos funcionários no Comitê Trabalhista?


LEIA, AVALIE BEM E DECIDA COM SEGURANÇA
Na campanha, os candidatos a representante dos funcionários no Conselho de Administração lançaram documentos que servem de base para nossa decisão. Outro bom parâmetro são as listas de apoio que cada candidato mostrou; segundo o ditado bíblico "dize-me com quem andas e eu te direi quem és". Para ajudar no processo, a AFBEPA organizou, aqui mesmo no blog, um debate entre os candidatos, que você lê novamente clicando aqui.


COMPETÊNCIAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Conforme determina o art. 142 da Lei das S/A 10.303 que modificou a Lei 6.404, compete ao Conselho de Administração:


I - fixar a orientação geral dos negócios da companhia;

II - eleger e destituir os diretores da companhia e fixar-lhes as atribuições, observado o que a respeito dispuser o estatuto;

III - fiscalizar a gestão dos diretores, examinar, a qualquer tempo, os livros e papéis da companhia, solicitar informações sobre contratos celebrados ou em via de celebração, e quaisquer outros atos;

IV - convocar a assembléia-geral quando julgar conveniente, ou no caso do artigo 132;

V - manifestar-se sobre o relatório da administração e as contas da diretoria;

VI - manifestar-se previamente sobre atos ou contratos, quando o estatuto assim o exigir;

VII - deliberar, quando autorizado pelo estatuto, sobre a emissão de ações ou de bônus de subscrição;

VIII - autorizar, se o estatuto não dispuser em contrário, a alienação de bens do ativo não circulante, a constituição de ônus reais e a prestação de garantias a obrigações de terceiros; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

IX - escolher e destituir os auditores independentes, se houver.


AS PRINCIPAIS QUESTÕES DO BANPARÁ PASSAM PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Sabemos que o Conselho de Administração é um órgão superior e decisório da empresa. Por ele passarão os principais debates acerca da portabilidade; da manutenção e fortalecimento, ou não; e da incorporação, ou não, do Banpará, assim como o cerne da política de pessoas do banco. Ou seja, nossos destinos enquanto trabalhadores também são decididos no âmbito do Conselho de Administração. Por isso, é muito importante que nós tenhamos alguém que, realmente, nos represente, isento de outros compromissos políticos, livre para defender as melhores propostas em defesa da manutenção e fortalecimento do Banpará e dos direitos e conquistas do funcionalismo.


É FUNDAMENTAL VOTAR COM CONSCIÊNCIA
Temos conduzido toda a difícil luta em defesa de nossos direitos, que se torna ainda mais difícil, exatamente porque nossa entidade de classe defende mais o banco e o governo estadual do que os nossos direitos de trabalhadores.

No Conselho de Administração, precisamos de um representante que tenha indepedência, inclusive para se contrapor às decisões do banco quando tiver que fazer nossa defesa, e que tenha experiência, conhecimento da empresa e boa capacidade técnica.

A AFBEPA deseja boas eleições aos bancários e bancárias do Banpará, serenidade aos candidatos e que tudo ocorra em paz e segurança para todos e todas. Que vença o melhor, para o funcionalismo. Que todos sejamos vencedores!




*

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu vou votar na Érica Fabíola:a melhor candidata!

Anônimo disse...

Claro, deve ser do sindicato, por isso vai votar na Érica Fabíola. Talvez nem vote, porque vai ver que nem é do Banpará.
Eu votei no Carlos Antônio, porque é independente do PT e da DS e vai nos representar.