terça-feira, 13 de outubro de 2009

DEUS NOS ACUDA!!!

Deus nos acuda!!! Provavelmente era o que clamavam hoje, dia 13, os bancários e bancárias da agência Senador Lemos do Banpará, tantas as intermináveis filas que várias voltas dobravam durante todo o expediente. Tudo assim mesmo, travado. Os caixas e gerentes mal tinham tempo de respirar, já que mesmo diante da conturbada situação, pasmem!, conseguiam atender bem e com rapidez, os clientes que, por volta das 16h, ainda somavam algumas centenas de pessoas dentro da agência, segundo constatou equipe da AFBEPA, de passagem por lá. O humano cansaço era visível e absolutamente compreensível.
Por telefone, bancários da agência Ananindeua e de várias outras agências relataram o mesmo quadro aterrador.
É sempre bom lembrar que a AFBEPA tem levantado questões sobre as insuficientes condições de segurança para proteção do patrimônio do banco e do próprio bancário ou bancária, que não possui local adequado para guardar os pertences enquanto trabalha; prejuízos à saúde diante da completa exposição dos bancários a doenças contagiosas, especialmente após a instalação dos guichês rebaixados e sem a proteção dos vidros; sobrecarga de trabalho, que prejudica muito a saúde e o desempenho dos bancários, extrapolação da jornada sem o devido pagamento das horas extras, entre outras. Estamos de olho e cobrando soluções breves. Saúde, segurança e direitos não podem esperar.
Em tempo: após informada, pelos gerentes, a lista dos colegas que estão fazendo hora extra, a AFBEPA crê que a SUDEP providenciará, celeremente, os devidos pagamentos.



5 comentários:

José Elias de Souza; Ag. Xinguara disse...

Ontem na Agência Xinguara, a situação foi a mesma, os caixas atenderam ao público até depois das 16 horas e nós demais funcionários trabalhamos além do nosso horário também.

Esperamos que esta associação continue cobrando nossos direitos.

Kátia Furtado disse...

A AFBEPA tem detectado inúmeros problemas de ordem trabalhista no BANPARÁ, ainda passíveis de solução. Nos preocupamos com a situação vivida pelos trabalhadores, porque posteriormente vários impactos negativos serão sentidos, principalmente os relacionados a saúde desses trabalhadores(as). Urge, que se invista em segurança interna e externa, saúde e respeito aos limites biológicos do corpo humano.
Infelizmente, os direitos trabalhistas, como o pagamento de hora extraordinária, em caso de necessidade de extrapolação de jornada, são burlados, e vários outros(sobreaviso, efetivação ou não após estágio probatório),que foram pauta desta negociação coletiva 2009/2010, e que ficaram de ser regularizados.
Não deu nesta campanha de aumentar o tempo de intervalo intrajornada de 15 minutos para 30 minutos do pessoal que trabalha até 6 horas,como forma de proporcionar um tempo maior para o descanso e alimentação, mas o banco instituiu o Comitê Trabalhista Paritário, que com certeza em muito ajudará os empregados a dignificar o mundo do trabalho
A AFBEPA aguarda e tem fé que daqui para frente, os direitos humanos fundamentais sejam respeitados, e que o compromisso principal do BANPARÁ seja com a VIDA do seu funcionalismo.

Anônimo disse...

Belém centro a mesma situação. Difícil cobrar metas quando o trabalho segue em condições tão desumanas.

Anônimo disse...

Mas me digam em qual agência não foi assim, um Deus nos acuda?

Anônimo disse...

Era gente espirrando e tossindo na nossa cara (caixas), era gente metendo a mão pra dentro dos guichês, era gente reclamando de calor, demora, sufoco... um verdadeiro Deus nos acuda mesmo!!!@$#$%$EE%$E@@@#W