segunda-feira, 9 de abril de 2018

SUPERAQUECIMENTO PROVOCA EVACUAÇÃO DAS PESSOAS DO PRÉDIO DA MATRIZ DO BANPARÁ


Na tarde desta segunda-feira, 09 de abril, os funcionários da Matriz do Banpará e da Agência Belém Centro foram surpreendidos com um pedido de evacuação do prédio. Sem muitas informações, todos os funcionários tiveram que deixar o prédio e ficaram aglomerados no entorno do prédio.

Foi explicado que houve um superaquecimento em uma das subestações de energia e por cautela a direção do Banpará decidiu retirar todas as pessoas que se encontravam no interior do prédio.


A Presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, se deslocou para o local assim que foi comunicada do incidente, conversou e prestou apoio aos colegas que ainda estavam sem saber direito o iria acontecer. Após algum tempo um dos diretores do Banco informou que o expediente estava suspenso e que os trabalhadores estavam dispensados pelo resto do dia.


Existem pontos importantes que precisam ser analisados a respeito desse incidente. Funcionários reclamaram que não houve nenhum tipo de alarme para informar o que estava acontecendo, eram os próprios colegas que enquanto desciam avisavam aos outros departamentos que o prédio estava sendo evacuado. Como há apenas uma escada com acesso para a saída da Matriz, houve congestionamento, enquanto os trabalhadores se dirigiam para a saída, o que em outras circunstâncias poderia ter causado algum acidente.

Há um problema também com relação à porta de saída que é só uma, o que deixa a evacuação lenta, representando um risco, não só nessa situação, mas em qualquer outra que exponha os funcionários a perigo. O prédio deveria ter portas de emergência para que nesse tipo de situação a retirada das pessoas do local se realize de forma eficiente.


Segundo especialistas, um prédio seguro contra incêndios precisa ter escada de emergência com portas corta-fogo, que variam de acordo com a altura da edificação. Em linhas gerais, ela precisa suportar pelo menos duas horas de fogo e não entrar fumaça. A escada precisa ter uma área de segurança em caso de chamas. Outra coisa indispensável é o alarme central de incêndio, que é o sistema responsável pela informação de todos os usuários envolvidos em uma determinada área na iminência de ocorrência de um incêndio ou em seu princípio.


É muito importante que se tenha um Plano de Ação de Emergência, que deve informar como os empregadores e os funcionários devem agir para garantir a segurança de todos em caso de incêndio e outras emergências. O plano deve ser explicado para todos os funcionários e deve ser feita a realização de treinamento sobre esses procedimentos de segurança.

Diante desse fato, a AFBEPA espera que o Banpará tome as devidas e necessárias providências, a fim de garantir a segurança preventiva de todos que trabalham e frequentam a Matriz e a Agência Belém Centro.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e Imagens: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: