sexta-feira, 20 de abril de 2018

COMUNICADO DA DIRETORIA 003/2018 TENTA INDUZIR EM ERRO OS BANCÁRIOS


Nesta sexta-feira (20), chegou ao conhecimento da AFBEPA o Comunicado da Diretoria n. 003/2018, relativo ao acordo proposto pelo Banpará para transacionar as ações coletivas ajuizadas pelas Entidades Sindicais desde 2013.

As ações coletivas que o Banpará pretende negociar foram ajuizadas nos anos de 2013 e 2014 e, desde aquele momento, as Entidades buscaram celebrar acordos com o Banco para encerrar os litígios.

Ocorre que o Banco se recusou a fazer os acordos enquanto as ações coletivas tramitavam junto ao TRT – 8ª Região, e passou a se utilizar de todo tipo de artifício processual para protelar os feitos, inclusive havendo ações coletivas em que foi condenado por má-fé processual.

Em 10.04.2018, ou seja, com cinco anos de atraso, o Banpará apresentou proposta preliminar de acordo, havendo, atualmente, outra rodada de negociação designada para o dia 25.04.2018, no TRT – 8ª Região.

A AFBEPA sempre valorizou o canal negocial e, em respeito máximo aos beneficiários das ações, tem conduzido as negociações com celeridade, mas sem perder de vista que a negociação envolve direitos expressivos de mais de mil empregados.

Nesse sentido, a AFBEPA não se deixará intimidar pela conduta imoral e desrespeitosa da Diretoria do Banco, não conduzirá as negociações de forma açodada e nem prejudicial aos bancários, razão pela qual se sente no dever de fazer os seguintes esclarecimentos, para o bem da verdade:

Nota do Banco: “O Banco Central determinou o provisionamento de todas estas ações e das que vierem a ser ajuizadas, o que impactou sobremaneira no resultado do Banco em 2017 e poderá impactar futuros resultados”.

Verdade:  Mesmo com o provisionamento de 108 milhões em 2017, o Banpará aumentou 11,9% seu lucro em relação a 2016, portanto lucrou 259.035 milhões. Além disso, como o valor provisionado já inclui todos os possíveis beneficiários das ações, inclusive aqueles que ainda não executaram judicialmente, dificilmente haverá qualquer repercussão nos resultados futuros do Banpará.

PROVISÕES JÁ REALIZADAS PELO BANPARÁ

(Clique na imagem para ampliar)Fonte: www.banparanet.com.br



AUMENTO DE LUCRO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO EM 2017
(Clique na imagem para ampliar)Fonte: www.banparanet.com.br

Nota do Banco: “(...) bem como de resguardar o futuro da empresa, eliminando os passivos trabalhistas existentes”.

Verdade: A quantia de 108 milhões já está provisionada e, desse valor já assegurado, o Banpará quer pagar somente 38 milhões aos seus empregados. O que o Banpará pretende fazer com o restante dos valores ainda não foi esclarecido por sua Diretoria. Tentar coagir os bancários a renunciarem aos seus direitos com argumento de resguardar o futuro do banco, é postura descompromissada com a verdade, pois o futuro do Banco não está em risco. Essa atitude denuncia o quão prejudicial e rebaixada é essa proposta do Banpará.  

Nota do Banco: “O empregado terá a possibilidade de receber o pagamento, de forma imediata, o que levaria de 1 a 3,5 anos, em média, para receber na Justiça do Trabalho (...)”

Verdade:  A estatística do Banpará não tem o menor fundamento jurídico ou científico, porque grande parte das execuções já estão prontas para recebimento, com dinheiro depositado nos autos. Considerando que o STF há pouco ratificou a possibilidade de execução do julgado após a decisão em segundo grau, a AFBEPA se utilizará desse precedente para fazer todas as execuções serem finalizadas de forma ainda mais célere, peticionando em todos os processos.

Nota do Banco: “(...) contribuirá para uma empresa sem passivos trabalhistas e, ainda, para a extinção das ações judiciais dessa natureza.”

Verdade:  O Banco falta com a verdade, mais uma vez. As propostas do Banco não são para todas as ações coletivas. Portanto, mesmo que se chegue a um acordo, ainda assim restarão outras ações em tramitação. Isso demonstra, de forma clara, que o Banpará apresenta motivos que não condizem com a verdadeira razão pela qual quer fazer os acordos.

Nota do Banco: “Empregado, a responsabilidade pela construção de um Banpará mais forte é nossa! Apoie a celebração do acordo e contribua para uma empresa sem passivos trabalhistas (...)”.

Verdade:  Empregado, os resultados atingidos pelo Banpará são fruto do seu esforço, da sua dedicação, das renúncias que você faz todos os dias. Em consideração a isso, nós, da AFBEPA, lutamos muito para conseguir os direitos que hoje estão na mesa de negociação. Com muita responsabilidade, ouviremos a categoria, prosseguiremos na negociação e eventualmente firmaremos o acordo que contemple os interesses dos empregados, considerando o avançado estágio das ações trabalhistas, algumas já finalizadas, e o baixíssimo risco de reversão das demandas em favor do Banpará.

Por fim, sempre é bom lembrar que uma empresa sem passivos trabalhistas depende de uma Diretoria que RESPEITE os direitos mínimos dos seus empregados e que tenha responsabilidade com a gestão da coisa pública. Tudo o que foi conquistado até agora é legítimo e será pago em breve, com ou sem acordo. Havendo respeito por parte da Diretoria, não haverá mais passivo trabalhista daqui para frente.

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: