quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

A RESPEITO DA NOTA “ASSOCIAÇÃO QUESTIONA REPORTAGEM DO DIÁRIO” PUBLICADA NA EDIÇÃO DE HOJE, 28 DE DEZEMBRO, NO DIÁRIO DO PARÁ

A AFBEPA enviou para o Jornal Diário do Pará um pedido de direito de resposta sobre a matéria “Bando gera rombo de R$35 milhões em empréstimos consignados”, veiculada em 22 de dezembro de 2017, que dava conta de que, supostamente, funcionários do Banco estariam envolvidos em golpes na concessão de empréstimos consignados.

Na edição de hoje foi publicada uma nota que tenta justificar a matéria veiculada, quando o mais certo seria publicar na íntegra o texto produzido pela AFBEPA e que foi encaminhado à redação do jornal duas vezes. No entanto, não foi o que aconteceu. Para a AFBEPA, a pequena nota publicada hoje não ameniza o estrago que a matéria veiculada pode ter provocado, colocando em xeque a honestidade e o caráter, de um modo geral, dos funcionários.

Na nota, o jornal diz que a AFBEPA teria afirmado ser inverídica a informação do esquema fraudulento. No entanto, o documento enviado pela Associação ao Diário do Pará diz: “a informação de que, supostamente, funcionários do Banco estariam ligados a esse esquema de golpes nos parece inverídica, pois o próprio jornal assevera que há um sistema que regula toda a concessão de consignados ao servidor público, o SCMC-SISTEMA DE CONTROLE DA MARGEM CONSIGNÁVEL”, portanto, para ser concedido um empréstimo é preciso que, no sistema disponibilizado para o Banco, o servidor tenha margem consignável.

A AFBEPA entende que antes de publicar uma matéria como essa, que expõe os trabalhadores e coloca sua honra em dúvida, faz-se necessária uma exaustiva e cabal apuração dos fatos, assim como é necessária que sejam apresentadas provas que corroborem o que está sendo escrito, o que a nosso ver, não foi feito pelo jornal.

Ainda na nota, o Diário diz “Que mantém as informações apresentadas na reportagem, que não acusa diretamente nenhum funcionário da instituição e se baseia em denúncias obtidas através de apuração jornalística, inclusive por meio de informações dos órgãos oficiais envolvidos na denúncia”.

Ao ver da AFBEPA, um veículo de comunicação, do porte do Diário do Pará, não pode publicar uma reportagem como essa sem ter a plena certeza de que são verdadeiras as informações apresentadas. Entendemos que a reportagem fere a honra do funcionalismo do Banpará, e por isso não podemos ficar inertes diante desse fato.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: