segunda-feira, 27 de novembro de 2017

INDIGNAÇÃO!!! [ATUALIZADO]


Foi com indignação, tristeza e decepção que os funcionários da Ag. Tucuruí receberam o resultado do Processo Seletivo Interno, para preenchimento da vaga de Coordenador de Retaguarda de Tesouraria da Agência Tucuruí.

É consenso entre os trabalhadores que a função de caixa e tesoureiro são operacionais, sem necessidade de maiores requisitos para exercê-las. Por isso, desnecessária a concorrência. Há, também, que se ver que os funcionários que atuam nas Unidades de Trabalho almejam algum crescimento, pois substituem os titulares dessas funções em suas ausências, o que lhes conferem certa capacidade para atuar. No caso da função de tesoureiro e caixa, essas já são pacíficas, na visão do trabalhador, de que não requerem grandes requisitos técnicos, assim, quem substitui os seus titulares tem plenas condições de assumi-las, no caso de vacância definitiva.   

Na Ag. Tucuruí já havia uma pessoa que sempre substituía o tesoureiro em suas ausências, então nada mais natural que com a transferência do tesoureiro essa funcionária assumisse a tesouraria, porém, ao revés desse encaminhamento natural, o Banco preferiu escolher alguém de outro município para ocupar a vaga, o que significa que terá que pagar auxílio moradia para esse funcionário, em torno de 80%, quando a funcionária da agência tem mérito e louvor para assumir a função de tesoureira, além de residir em Tucuruí.

Os funcionários não conseguem entender essa lógica do Banco, que prefere gastar mais recursos trazendo um funcionário de outra agência, ao invés de dar a oportunidade para quem já está ali e já provou que tem competência para desempenhar essa função, como está desempenhando desde a transferência do tesoureiro.

O Banpará sequer explicou quais os critérios utilizados para que essa escolha fosse feita, o que deixou os colegas ainda mais indignados. Esse tipo de situação é muito prejudicial para o Banco, pois um funcionário que não é valorizado e incentivado pode pensar que não tem mais como crescer no Banco, o que acaba desmotivando esse colega, que por se sentir menosprezado, pode não conseguir dar tudo de si, o que com certeza não é bom nem para o Banpará e muito menos para a pessoa.

O Banco precisa dialogar com as chefias das unidades ou formar comitês se tiver mais de uma pessoa interessada em vagas de caixa ou tesoureiro que possam surgir na Unidade, pois é muito mais vantajoso para a Instituição que essas funções sejam ocupadas por funcionários que já estejam habituados a rotina daquela agência.

Igualmente, é necessário que o Banco explique aos funcionários quais os critérios usados para se chegar a determinado resultado. Esse tipo de caso deve ser analisado com cautela, pelo Banpará, a fim de incentivar e motivar seus trabalhadores a progredirem também na própria Unidade de Trabalho, pois se há vagas de caixa ou tesoureiro, ou outra função que não demande competência técnica ou competência especial, e se há funcionários habilitados, competentes e capazes de executar o trabalho, a AFBEPA não vê necessidade de trazer funcionários de outras unidades.

Agir com Respeito e Propiciar Motivação aos trabalhadores é fundamental, para que se tenha um local de trabalho harmonioso.

SOBRE O PROCESSO SELETIVO PARA FUNÇÃO DE COORDENADOR DE RETAGUARDA DE TESOURARIA DA AGÊNCIA DE TUCURUÍ
                                                 
A AFBEPA realizou algumas pesquisas em que se verificou que o Banpará ao lançar o Processo Seletivo Interno-PSI estabeleceu critérios de escolha para essa função. A questão que se impõe nesse e nos demais processos que versarem sobre seleção para função de Coordenador de Retaguarda de Tesouraria é buscar refletir sobre os interesses locais, como forma de motivação aos funcionários que já desempenham a função de caixa ou tesoureiro, uma vez que o treinamento dessas funções dentro da Unidade é suficiente para o seu exercício.


A AFBEPA é a favor do Processo Seletivo, pois é uma forma Democrática e Impessoal de escolhas para certas funções. Mas, em relação às agências, a função de caixa e tesoureiro prescinde dessa seleção externa, pois os trabalhadores tem preparação local, sem necessidade de cursos preparatórios; outro fator importante é a motivação de quem se prepara para exercer essas funções na interinidade, almejando na vacância ter a oportunidade de assumi-las em definitivo, com autonomia da Unidade para selecionar o melhor candidato.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: