segunda-feira, 19 de junho de 2017

AFBEPA PARTICIPA DO 9º ENCONTRO ESTADUAL DOS BANCÁRIOS DO BANPARÁ


Ocorreu no último sábado, 17 de junho, às 14h30, o 9º Encontro Estadual dos Bancários do Banpará, que foi realizado na Sede do Sindicato dos Bancários e contou com a participação de colegas da Capital e do interior.

A AFBEPA se fez presente por meio de sua Presidenta, Kátia Furtado, que debateu junto com os demais colegas, assuntos de interesse da categoria, como, Plano de Cargos e Salários – PCS; Reestruturações; Comitê Disciplinar; Plano de Saúde; Plano Odontológico; Sistema de Informática; Previdência Complementar-CAFBEP; Ponto eletrônico, entre outros.

A respeito do Plano de Cargos e Salários-PCS, foi questionado como anda a Ação do PCS movida pelo Sindicato, pois o Banpará vem implementando vários atos unilateralmente, como avaliação de desempenho, sem que o GT do PCS tenha sido ouvido ou quiçá concordado, e como essa situação não foi resolvida, sobre a Evolução do Funcionalismo no Plano, o Banco não poderia sozinho estar encaminhando essas medidas.

A presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, destacou que um dos problemas do Banpará é a sua falta de transparência para tratar de quase todos os assuntos. Essa negativa do Banco em dialogar claramente com a categoria, fornecendo os dados necessários para um debate seguro e claro, é algo que deve mudar para que possamos avançar, não somente no debate sobre o PCS, mas em outros pontos importantes para a categoria.

Sobre o Comitê Disciplinar, Kátia falou da importância de que ele seja Deliberativo, pois como está delineado, onde os representantes não tem poder para nada, o Comitê fica parecendo uma Instância decorativa. É preciso que o Banpará avance no aspecto de dotar o Comitê de Poder Deliberativo, nos moldes como ocorre em outros Bancos.

Os bancários presentes também compartilharam com as Entidades de Classe alguns dos problemas enfrentados no dia a dia da categoria, que vêm acontecendo há bastante tempo e precisam ser solucionados.

Como é o caso da constante instabilidade do Sistema de Informática do Banpará, já denunciado pela AFBEPA e cobrado providências, que tem atrapalhado os atendimentos nas Unidades deixando clientes insatisfeitos e exaltados, porque há uma longa espera para serem atendidos e, por vezes, o atendimento não é concluído, por conta dessa interrupção, além, é claro, dos trabalhadores que desgastam uma maior energia física e psicológica no enfrentamento dessa situação. Uma colega de Marabá informou que a Agência de lá funcionou apenas uma vez, cumprindo o horário normal de atendimento, durante a semana passada, por conta dessa instabilidade.

No final do evento, Foram elencados os pontos que estarão presentes na Minuta Social a ser entregue a Direção do Banpará, ainda em Junho, chamando para Mesas de Negociação sobre os assuntos debatidos no Encontro.

Os pontos pendentes citados no Encontro, CAFBEP e Ponto Eletrônico, não foram debatidos, contudo serão pauta de reunião das Entidades nessa terça, 20 de Junho, pois tratam-se de direitos a ser melhor analisados e após deve ocorrer Assembleia da Categoria para esclarecimentos e deliberações.

O Encontro foi importante para debater esses assuntos que fazem parte do nosso cotidiano de trabalho, no entanto a participação dos bancários foi pequena. É essencial que os bancários e bancárias do Banpará ocupem esses espaços de debate, para que juntos possamos buscar melhorias para toda a categoria.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: