domingo, 21 de maio de 2017

A DIRETORIA DA AFBEPA APOIA A CHAPA 2 PARA A ELEIÇÃO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS. É HORA DE MUDAR!


Nos dias 23 e 24 de maio será realizada, novamente, eleição para Diretoria do Sindicato dos Bancários. Este processo ocorrerá após a 2ª Vara do Trabalho de Belém comprovar, por meio de provas levadas aos autos, que houve vícios insanáveis na eleição ocorrida no ano passado e, portanto,  declarar a sua Nulidade.

No parecer do Ministério Público do Trabalho se constatou que haviam, 528 pessoas na relação de votantes sem estarem aptas a votar, além de 586 que o sindicato informou que estavam aptas a votar, mas não constavam nas relações de sindicalizados dos bancos, supomos que porque saíram demitidos ou porque pediram pra se desfilar, etc.

Sobre isso a sentença expressa:

“Conforme parecer do MPT constam 528 nomes irregulares de pessoas que não tiveram descontos de suas mensalidades mas estavam inseridos no quórum de votação, bem como 586 nomes que não constavam nas listas enviadas pelos Bancos mas estavam aptas ao voto”.


e continua...


“Trata-se, sem dúvida, de irregularidade grave que não pode ser tolerada nem remediada, e que contribui para macular de inválido todo o processo eleitoralhaja vista a grande quantidade de eleitores não aptos ao voto, e que votaram”.

A anulação de uma Eleição Sindical é muito séria e só pode ser feita por questões graves e insanáveis. A realização de uma eleição é cara, por isso a Justiça do Trabalho, por bom senso, jamais decidiria pela anulação se as irregularidades não fossem muito graves. Também, precisamos levar em conta que, quem disponibiliza a lista com os nomes dos filiados aptos a votar é o Sindicato.  Portanto, é preciso considerar todo o comportamento reprovável de quem deveria agir com ética na preparação de um processo eleitoral tão importante de uma classe tão respeitada como a categoria bancária.

Neste momento, a Chapa 2 surge como a única alternativa de mudança por um sindicato combativo e com propostas de benefícios para os bancários, ela é composta de lutadores e lutadoras comprometidos e dispostos a lutar pelos interesses e pelos direitos da categoria. Na composição da Chapa 2 estão bancários e bancárias do Banco do Estado do Pará(Banpará), do Banco da Amazônia(Basa), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, para atuar com compromisso, quer seja nos Bancos públicos ou nos Bancos privados.

Cinco colegas do Banpará estão na composição da Chapa 2, são eles, os membros da direção da AFBEPA Luciete Alves Baía( Ag. Canaã dos Carajás) e Antônio de Pádua Soutello Bechara( Ag. Estrada Nova), além de, Elizeu da Conceição Valério(Ag. Sen. Lemos), Fábio José Lima Machado(Ag. Palácio ) e Thiago Costa da Cruz(Ag. Altamira).

PROPOSTAS DA CHAPA 2

Imposto Sindical - não concordamos com imposto sindical, por isso a parte da contribuição sindical obrigatória que cabe ao sindicato será devolvida para todos os bancários que solicitarem. Um Sindicato deve ser financiado pela mensalidade dos filiados.

Assessoria Jurídica Integral - O Sindicato não é apenas para questões trabalhistas, vamos disponibilizar Assessoria Jurídica Integral à categoria, em todas as áreas do direito.

Informação de Qualidade - Vamos criar uma equipe de especialistas para prestar informações de qualidade à categoria nas áreas de Previdência (regime geral e complementar), saúde, assistência e condições de trabalho.

Luta Contra o Assédio Moral - A CONTRAF/CUT e a atual diretoria do Sindicato abandonaram a luta contra o assédio moral, essa luta deve ser travada com informação e presença do Sindicato no dia a dia da categoria e com uma intervenção judicial qualificada.

Escola Bancária - Vamos criar uma Escola Bancária com certificação para os nossos filiados e com cursinho preparatório para os concursos dos Bancos voltados aos dependentes dos filiados

Democracia no Site - Vamos abrir um espaço no site do Sindicato para denúncias, observações e comentários, para favorecer a troca de ideias entre a categoria e, inclusive, receber críticas a própria diretoria do Sindicato.

Cultura e Lazer - Vamos organizar um programa de incentivo aos filiados que se dedicam a atividades artísticas e culturais como música, literatura, teatro e outros.

Esporte - Vamos construir um programa de incentivo aos bancários atletas, como forma de apoiar a prática esportiva na categoria.

Centro de Convivência - Vamos criar um centro de convivência para a categoria bancária com academia, restaurante, lanchonete, sala de jogos e outros serviços, com preços especiais.

Apoio às Associações - Vamos trabalhar em conjunto com as associações, criando um programa de repasse de recursos de acordo com arrecadação dos sindicalizados de cada Banco, visando ampliar e fortalecer o nosso trabalho. Vamos convidar todas as associações para as mesas de negociações dos Bancos.

Democracia na negociação - Vamos democratizar as negociações com a criação de comissões de negociação pela base no Banco da Amazônia e Banpará.

Democracia nas Reuniões - Nos comprometemos com a categoria a permitir que qualquer bancário sindicalizado possa participar das reuniões da Diretoria com direito a voz.

Delegacias Sindicais - Fortalecer as delegacias sindicais com mais estrutura e com a presença permanente de um diretor liberado do Sindicato.

Assessoria nos Inquéritos Administrativos Vamos organizar uma equipe de Advogados voltados exclusivamente para a defesa de filiados nos inquéritos administrativos. Hoje, muitos bancários enfrentam esse problema, sem uma atenção exclusiva da entidade.

Rediscutir a Filiação à CUT - Queremos rediscutir com a categoria a filiação ou não à CUT. Os membros da chapa 2 defendem que temos que nos desfiliar da CUT, mas vamos fazer um plebiscito na categoria para decidir sobre isso.

Creche do Sindicato - Como forma de combater a opressão das mulheres e apoiá-las, vamos organizar debate sobre o tema, além de oferecer uma creche do Sindicato com preços de custo para nossas filiadas.

Sede Recreativa - Vamos trabalhar para organizar uma sede recreativa para nosso Sindicato, o que, aliás, a maioria dos Sindicatos de bancários pelo Brasil tem.

Comissão Bancos Privados - Vamos criar uma comissão especial de Bancos privados com o objetivo de pensar ações voltadas para defender os trabalhadores dessas instituições. Será uma comissão formada por Delegados sindicais do Bradesco Itaú e Santander.

Bancos Privados - atendimento especial - Vamos dispor uma Assessoria Jurídica especializada para os empregados dos Bancos privados.

Bancos Privados Lazer - Como nosso Sindicato não tem sede recreativa, os colegas dos Bancos privados não podem contar com essa opção de lazer. Até conseguirmos organizar uma sede, vamos fazer convênios com os clubes dos Bancos Públicos para viabilizar o acesso dos colegas dos Bancos Privados.

Clique aqui para ter acesso ao material com mais informações sobre a Chapa 2.

Bancários e bancárias do Banpará, nesta terça e quarta, 23 e 24 de maio, está em suas mãos a chance de fazer a mudança acontecer. Está na hora de darmos uma chance a quem está disposto a lutar para defender nossos direitos e nossos interesses, vote Chapa 2!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: