quinta-feira, 27 de abril de 2017

A GREVE É UM DIREITO! RESISTIR É FUNDAMENTAL

Abaixo comunicado da Diretoria do Banpará:

COMUNICADO DIRETORIA Nº 002/2017
Diante da necessidade de manutenção dos serviços aos clientes e à sociedade paraense em Geral e, considerando que a paralisação prevista para o dia 28/04/2017, se ocorrer, será fora da data-base da categoria bancária e, ainda, cientes os empregados de que deverão cumprir suas obrigações contratuais com o Banco, comunicamos que as faltas injustificadas terão o tratamento previsto no Regulamento de Pessoal do Banco, conforme Cap. IV, Seção III.
A DIRETORIA


O que a Lei 7.783/89 dispõe:

O artigo 6º Parágrafo 2º da Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989 deixa claro que os empregadores não podem ameaçar ou intimidar os trabalhadores que querem aderir à Greve da categoria.
Art. 6º§ 2º É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.

Por volta de 11h da manhã, a Diretoria do Banpará incomodada com a disposição dos trabalhadores em aderir o movimento de Greve Geral desta sexta-feira, 28, divulgou o comunicado 002/2017, acima citado, tentando constranger os trabalhadores a não participarem da Greve.

É lamentável e ilegal essa postura do Banco, de ameaçar e tentar intimidar os seus funcionários, a não exercerem um Direito Legítimo, a adesão à Greve Geral.

Ao contrário do que diz o BANPARÁ, e segundo a assessoria jurídica da AFBEPA, a nossa Greve é legal e um direito, mesmo não sendo a data-base da Categoria Bancária, de RESISTIR ao império do Capital, que busca a todo custo expropriar o trabalhador de seus Direitos básicos previstos na CLT e de sua aposentadoria.

A participação na Greve Geral do dia 28 de abril foi aprovada por unanimidade em assembleia da categoria realizada na sede do sindicato dos bancários, no dia 25 de abril, e cumpriu todos os trâmites necessários, portanto, é uma Greve legal.

O BANPARÁ deve respeitar o direito democrático de Greve, a liberdade de escolha e a liberdade sindical dos trabalhadores, pois a Greve é um direito garantido na constituição. É o trabalhador que tem de escolher se vai participar ou não da Greve, é inadmissível que o Banco tente usar o seu poder para intimidar o trabalhador.

O Banpará exige a observância dos deveres, mas ainda não aprendeu a Respeitar os Direitos dos seus Trabalhadores. Por isso é preciso Lutar contra essas Reformas!

A Assessoria Jurídica da AFBEPA tomará todas as medidas cabíveis, para coibir esse tipo de comportamento.

Bancário participe da Greve Geral! Vamos Juntos mostrar para o Governo e para os patrões que não aceitaremos ser intimidados, e muito menos que os nossos Direitos Trabalhistas sejam vilipendiados e a nossa aposentadoria subtraída!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Gleici Correa

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: