segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

AFBEPA PEDE ESCLARECIMENTOS AO BANPARÁ SOBRE POSTAGEM EXTEMPORÂNEA ACERCA DA ELEIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO

A AFBEPA, na manhã desta segunda-feira (29), pediu esclarecimentos ao Núcleo de Marketing do Banpará-NUMAC, acerca da postagem extemporânea do documento que designou a Comissão Eleitoral para a Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal da Associação, triênio 2016/2019, o qual indicava o período de inscrição de chapas e a data da Eleição.

Essa medida foi necessária, porque induziu a Erro os colegas associados a esta Entidade, pois foi publicado após o período de inscrições das Chapas e, se o Banpará quisesse divulgar o pleito eleitoral, ele poderia ter feito isso no momento correto, ou seja, dentro da validade do prazo de inscrição de chapas e não depois.

Portanto, a AFBEPA quer entender qual o motivo e quem autorizou a publicação extemporânea.

Leia abaixo o documento na íntegra:
UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ACLAMAR CHAPA ÚNICA DA ELEIÇÃO

A Associação dos Funcionários do Banpará-AFBEPA, aqui representada por sua Diretoria, em cumprimento ao que determina o Artigo 17 do Regimento Interno das Eleições – “Art. 17. As eleições ocorrerão por escrutínio secreto, mas se houver apenas uma chapa, a eleição será por aclamação, mediante convocação de Assembleia Geral para esse fim pela Diretoria da AFBEPA” –, vem, por meio do presente Edital, convocar os Associados(as) Efetivos(as), a participarem da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que se realizará em 3 de março de 2016, em primeira convocação às 18h e em segunda convocação às 18h30, na sede da Associação, situada à Trav. Antonio Baena, nº 103-altos, bairro de Fátima, a fim de tratar sobre a seguinte ordem:

  • Aclamação, como eleita, da única Chapa inscrita na eleição da AFBEPA 2016/2019.

Belém, 26 de fevereiro de 2016.


A DIREÇÃO DA AFBEPA

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

TESOUREIROS DO BANPARÁ PRECISAM DE SEGURANÇA

A AFBEPA protocolou na tarde da última terça-feira, 23 de fevereiro, ao Presidente do Banpará, o Ofício 002/2016, em que solicita providências urgentes em relação à falta de segurança que os funcionários e funcionárias que desempenham a função de Tesoureiro no Banpará estão enfrentando. Na Ag. Maracanã, além de enfrentar o mesmo problema de insegurança para configurar os cashs, a colega, ainda, enfrenta os problemas estruturais que existem na Unidade e que precisam de soluções imediatas.

Dessa forma, a nossa Associação, preocupada com essa situação, pediu providências ao Banpará, para que esses problemas sejam sanados o mais breve possível, visando garantir a proteção da Vida dos colegas, trabalhadores do Banco.

Leia abaixo o Ofício na íntegra.



UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ELEIÇÃO NA AFBEPA SERÁ POR ACLAMAÇÃO DOS ASSOCIADOS EM ASSEMBLEIA

A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto da AFBEPA, pelo Edital para a eleição de membros aos cargos da Diretoria e Conselho Fiscal da AFBEPA e pelo Regulamento Interno das Eleições para o triênio 2016/2019, torna pública a Portaria 001/2016.


A Portaria esclarece que, em face de apenas uma única Chapa ter se inscrito para concorrer ao Pleito, aplicar-se-á o Art. 17 do Regulamento Interno das Eleições, que rege que a eleição será realizada por aclamação mediante Convocação de Assembleia Geral pela atual Diretoria da AFBEPA.

Leia abaixo a Portaria na íntegra.

A COMISSÃO ELEITORAL

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ASSEMBLEIA APROVA BALANÇO FINANCEIRO 2015 POR UNANIMIDADE


Na noite da última sexta-feira, 12 de fevereiro, a AFBEPA realizou a Assembleia Geral Ordinária, na sede da associação, conforme determina o art. 11, I e 67 do Estatuto desta Entidade, com o objetivo de discutir e aprovar a prestação de contas do exercício de 2015.

A Associação dos Funcionários do Banpará foi fundada em 2 de setembro de 1987. É uma Sociedade Civil de Direito Privado, de caráter profissional, sem fins lucrativos. A AFBEPA possui, atualmente, 686 associadosO desconto da mensalidade é feito em contracheque através de consignação e corresponde a 1,5% do salário base de cada associado/a. Os valores que entram na AFBEPA não são fixos devido a solicitações de adesões, cancelamentos, demissões e falecimentos de associados.


A AFBEPA teve suas contas, do exercício de 2015, aprovadas por unanimidade pelos participantes. Na assembleia, foram detalhados para todos os associados participantes do evento, os gastos que esta associação teve no decorrer do ano passado, em prol da luta e defesa dos Direitos da categoria.

As informações apresentadas a seguir são relativas ao exercício de 2015.

Valor das mensalidades dos associados em 2015: R$ 341.976,60.

O que se paga com as mensalidades repassadas à AFBEPA:
  • Telefonia fixa e móvel;
  • Aluguel da sede / IPTU; 
  • Celpa / Cosanpa; 
  • Assessoria jurídica; 
  • Contadora; 
  • Assessoria de imprensa; 
  • Salários e ordenados; 
  • Plano de saúde dos funcionários; 
  • DARF/ INSS / FGTS / PIS / TLPL; 
  • Passe fácil; 
  • Ticket alimentação; 
  • Material de expediente; 
  • Despesas com copa, cozinha e material de limpeza; 
  • Diarista; 
  • Despesas diversas; 
  • Ressarcimentos; 
  • Despesas com manutenção de computadores, impressoras; 
  • Manutenção da sede; 
  • Compra de brindes e embalagens; 
  • Despesas com gráfica; 
  • Confecção de faixas e banners para mobilizações; 
  • Mobilizações diversas;
  • Panfletagens de jornais, informativos e cartilha; 
  • Locação de veículos para viagem em visitas às Agências do interior do Pará; 
  • Despesas com greve dos bancários; 
  • Combustível; 
  • Refeição; 
  • Lanches;

1º Trimestre: Despesas com locação de carro, alimentação e combustível para visitas nas Agências de Castanhal (três viagens), Vigia, Capitão Poço e São Caetano de Odivelas – R$1.003,35.

2º Trimestre: Despesas com locação de carro, alimentação e combustível para visitas nas Agências de Castanhal (três viagens), Capanema, Primavera, Igarapé-Açú, Maracanã, Santa Izabel e Benevides – R$1.591,38

3º Trimestre: Despesas com locação de carro, alimentação e combustível para visitas nas Agências de Abaetetuba, Castanhal, São Miguel do Guamá, Ipixuna do Pará, Paragominas e Dom Eliseu – R$1.206,16.

4º Trimestre: Despesas com locação de carro, alimentação e combustível para visitas nas Agências de Castanhal, Maracanã, Mosqueiro e Santa Bárbara – R$727,90.

BENS DE NATUREZA PERMANENTE
1º Trimestre: Entrada + 1ª parcela referente a compra de 01 computador completo, 01 CPU, 01 impressora, 01 moldem e 01 roteador) - R$2.295,00.

2º Trimestre: 2ª e 3ª parcelas (quitação) referente a compra de 01 computador completo, 01 CPU, 01 impressora, 01 moldem e 01 roteador, compra de uma cadeira secretária para a sala de reuniões e uma mesa Plastic para a copa da AFBEPA – R$2.429,90.

4º Trimestre: 03 cadeiras, para uso da diretoria e associados durante a greve dos bancários – R$95,70.

OBS: No 3º Trimestre de 2015 não houve despesa com bens de natureza permanente.

SALDO DEVEDOR DOS ASSOCIADOS

Alguns associados estão com débito na Associação que totaliza o valor de: R$7.026,90 (Sete mil, vinte e seis reais e noventa centavos.

RESGATE DE DÉBITOS DE ASSOCIADOS

No ano de 2015, houve um resgate de dívidas de associados não pagas nas datas corretas, no valor de R$12.973,51 (Doze mil, novecentos e setenta e três reais e cinquenta e um centavos). Esses resgates são feitos através de consignação em folha de pagamento, ofícios aos gerentes, depósitos, poupança programada e ofícios aos associados.


DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO

RECEITA OPERACIONAL

Receita Bruta: R$371.044,37
Contribuições Associados: R$341.976,60
Reembolso de despesas descontados dos empregados: R$9.603,59
Bonificações: R$19.464,18

DESPESAS OPERACIONAIS: R$286.634,71

Despesas com pessoal: R$ 78.169,06
Despesas Administrativas: R$189.527,60
Despesas Financeiras: R$ 1.725,00
Despesas Tributárias: R$ 17.213,05

RESULTADO DO EXERCÍCIO: R$ 84.409,66

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2015



A Associação dos Funcionários do Banpará - AFBEPA, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 15.321.144/0001-17, obedecendo ao Art. 15, Parágrafo Único, convoca todos os associados e associadas para a Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 12 de fevereiro de 2016, conforme dispõe o Capítulo IX, Art. 67, do Estatuto desta Associação. A Assembleia se realizará na sede da AFBEPA, localizada na Travessa Antônio Baena, nº 103- altos, Bairro de Fátima, Belém/PA, em primeira convocação às 18h e em segunda convocação às 18h30, para discussão e aprovação da seguinte ordem:

a) Prestação de Contas do Exercício de 2015.



Belém, 05 de fevereiro de 2016.


A DIREÇÃO DA AFBEPA

ERRATA 001/2016 AO EDITAL DA ELEIÇÃO DA AFBEPA, AOS CARGOS DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL, PARA O TRIÊNIO 2016/2019

A Comissão Eleitoral, nomeada pela Diretoria da Associação em 2 de fevereiro de 2016, no uso de suas atribuições estatutárias, torna pública a presente Errata 001/2016 ao Edital de Eleição, aos Cargos da Diretoria e Conselho Fiscal da Associação, para o triênio 2016/2019.


Leia abaixo a Errata e os documentos corrigidos:




A COMISSÃO ELEITORAL

FERIADO DE CARNAVAL



UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

AFBEPA LANÇA CARTILHA DO PCS EM ALTAMIRA E SANTARÉM

AFBEPA na Agência Altamira, em 1 de fevereiro, lançando a Cartilha do PCS
A AFBEPA lançou, nos últimos dias 1 e 2 de fevereiro, a Cartilha do Plano de Cargos e Salários-PCS, nas Agências do Banpará de Altamira, Santarém Centro e Santarém Empresarial. A recepção dos colegas, em todas as unidades de trabalho, foi calorosa e amistosa. Lá, a Presidenta e a Vice-presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado e Cristina Quadros, respectivamente, falaram da importância da Luta por um PCS que represente verdadeiramente a valorização do funcionalismo e que esses possam progredir conforme o seu tempo no Banco e que as Promoções vindouras sejam acessíveis e demonstrem o compromisso da Diretoria do Banpará com a Vida dos seus trabalhadores.

Durante as visitas, a Presidenta da AFBEPA contou, aos colegas, o histórico da luta pela implantação do PCS, desde o momento em que o Banpará comunicou a Associação que não iria implantar o nosso Plano de Cargos e Salários, em maio de 2009, até o momento atual, onde a principal correção a ser feita tem a ver com o Reenquadramento dos funcionários (as), pelo tempo de serviço, na necessária faixa salarial da Tabela do PCS.

Ao longo da implantação do PCS, em janeiro de 2010, várias alterações foram feitas de forma unilateral pelo Banpará, outras, por Acordo Coletivo de Trabalho, de forma bilateral. Todavia, o maior problema do PCS ainda não foi enfrentado, que diz respeito ao Reenquadramento dos funcionários pelo tempo de serviço. Ano passado a luta foi árdua, mas, por falsas informações veiculadas no fim da Campanha Salarial, o funcionalismo optou por aceitar a diminuta proposta da Direção do Banco.



A cartilha, confeccionada pela atual Direção da AFBEPA, se propõe a melhor esclarecer vários pontos que ainda não estão bem entendidos pelo funcionalismo do Banpará acerca do Plano de Cargos e Salários. Tanto na Agência Altamira, como em Santarém, Agências Centro e Empresarial, várias questões em relação ao PCS foram desmistificadas, a exemplo do desatrelamento das contagens das Promoções, por Merecimento e Antiguidade, que antes havia uma interpretação dúbia, que dava a entender que não tinha Promoção por Antiguidade, uma vez que no Art. 15, parte final, diz que a contagem para a promoção se daria da última Promoção, e, como a Promoção por Merecimento tem contagem de menor tempo, sempre a última Promoção seria por Merecimento e as posteriores também.

No acordo de 2013/2014, mudou-se o marco inicial e se desatrelou a contagem das Promoções, que passaram a ser independente uma da outra, ou seja, atualmente, a Promoção por Merecimento tem o tempo de 2 anos para ocorrer, contando de janeiro de 2014, e a promoção por antiguidade tem o tempo de 3 anos, também contando de janeiro de 2014, dessa forma, a Direção do Banpará deve fazer a Promoção por Merecimento em janeiro de 2016 e por Antiguidade em janeiro de 2017.

É importante atentar que o Regulamento do PCS ainda não foi atualizado com todas as alterações ocorridas por Acordos Coletivos, por isso, é preciso que o Banpará providencie essas atualizações. A cartilha da AFBEPA, que versa sobre o PCS, está de acordo com o que dispõe o Regulamento e o que foi acordado nos ACTS e que está em vigência.


“O problema crucial que a AFBEPA vê nesse Plano de Cargos e Salários é a falta do enquadramento nos níveis NÃO ESPELHAR o tempo de serviço do trabalhador e da trabalhadora do Banpará. As diferenças são gritantes. Desse modo, para a AFBEPA, é importante que o Banco se disponha a ajeitar essa incoerência, sob pena do funcionalismo amealhar mais prejuízos em sua vida presente e futura”, disse Kátia Furtado.

Na Campanha Salarial deste ano, é importante que o funcionalismo tenha consciência que o principal motivo da nossa Luta é o Reenquadramento no PCS. Isso foi dito em Santarém, Altamira e em todos os lugares onde a AFBEPA puder ir. Mas, independente de irmos ou não, a Cartilha irá, e é importante que cada colega tire cinco minutos do seu tempo para ler esse material, pois é uma leitura objetiva e boa para quem quiser ter ciência da importância do PCS em nossas vidas. Qualquer outro esclarecimento, fale com a nossa AFBEPA.

Leia abaixo a Cartilha do PCS:

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

AFBEPA TORNA PÚBLICOS OS DOCUMENTOS DAS ELEIÇÕES AOS CARGOS DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DA ASSOCIAÇÃO PARA O TRIÊNIO 2016/2019


A Diretoria da Associação dos Funcionários do Banpará-AFBEPA, na forma das disposições constantes do Estatuto da instituição, torna públicos os documentos referentes às Eleições, aos Cargos da Diretoria e Conselho Fiscal da Associação, para o triênio 2016/2019.

As inscrições de chapas terão início a partir de amanhã, 3 de fevereiro, e seguirão até o dia 22/2, de 9h às 18h, na sede da AFBEPA, localizada na Trav. Antonio Baena, nº 103-altos, entre 25 de Setembro e Duque de Caxias. A eleição será realizada no dia 3 de março de 2016, de 8h às 18h, sem intervalo, nas unidades de trabalho do Banpará e na sede da Associação.

A comissão eleitoral será composta por Alcinilda Guerreiro Magalhães Navarro - Presidente (Suema/Gemab); Soraya Rodrigues de Souza - Secretária (Supro); Delmont Ubirajara Oliveira de Souza - Membro (Nugov); Domingos de Oliveira Viana - Membro (Pab/Tcm/Ag. Telégrafo); e Raimundo Canuto de Sena Filho - Membro (Pab/Polícia Civil/Ag. Nazaré), nomeada pela Diretoria da AFBEPA na presente data, 2 de fevereiro de 2016.

Leia abaixo os documentos referentes às eleições, na íntegra, em pdf.





A DIREÇÃO DA AFBEPA