sexta-feira, 2 de setembro de 2016

TERMINA SEM AVANÇOS A SEGUNDA MESA DE NEGOCIAÇÃO COM O BANPARÁ


Durou cerca de 4 horas a segunda Mesa de Negociação da Campanha Salarial 2016/2017 do funcionalismo do Banpará, ocorrida na tarde de ontem, 1/9, e terminou sem que o Banpará negociasse as nossas principais reivindicações. Participaram da Mesa, representantes do Banpará, AFBEPA, Sindicato dos Bancários, Contraf-CUT e Fetec/CN.

Veja abaixo as propostas apresentadas pela Direção do Banpará para evitar a deflagração da greve:

Veja os Artigos debatidos nessa rodada de negociação:

Art 4º - TEMPO DE SERVIÇO/ANUÊNIO: O Banco ficou de avaliar a proposta de dobrar o valor do anuênio;

Art. 30º - CESTA ALIMENTAÇÃO E AUXÍLIO REFEIÇÃO AOS INATIVOS: Foi pedido que seja pago o ticket pelo dobro do prazo já concedido pelo Banco, no caso de afastamento legal ou aposentadoria por invalidez. O Banpará ficou de estudar a proposta.

Art. 41º - DESCONTO DO PLANO DE SAÚDE: Foi proposto que o desconto incida apenas sobre o salário e o anuênio. O Banco ficou de estudar o pedido;

Art. 42º - INCLUSÃO DE DEPENDENTES NO PLANO DE SAÚDE: Banpará negou a proposta, afirmando que as operadoras do plano de saúde não realizam essa adesão para ascendentes ou descendentes maiores de 21 anos. Está no Art. 37º do ACT vigente.

Art. 45º - CONTINUIDADE DO PLANO DE SAÚDE: Foi pedido que o Banpará garanta a continuidade do Plano de Saúde para os funcionários inativos. O Banpará ficou de estudar a proposta e pediu o regramento do Basa, a ser apresentado na próxima Mesa.

Art. 66º CONCORRÊNCIA SELETIVA PARA TODAS AS FUNÇÕES COMISSIONADAS: Foi pedido Processo Seletivo Interno-PSI para todas as funções comissionadas. A AFBEPA ponderou que as Agências entendem que para Caixa e Tesoureiro, não haja necessidade, pois são funções que são preparadas na própria Unidade. Lamentou que os colegas não pudessem ter participado, em ampla concorrência, para os treinamentos de Auditor e Analista Financeiro;

Art. 81º - GARANTIA AOS REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES NOS COMITÊS, CONSELHOS E GRUPOS: O Banpará ficou de estudar a proposta;

Art. 83º - COMITÊ DISCIPLINAR: Foi pedido que o Comitê Disciplinar seja instância deliberativa e a Presidência do Banco funcione como instância recursal. A direção do Banpará pediu que as entidades trouxessem uma proposta melhorada para analisar;

Como se pode perceber, o Banpará não apresentou nenhuma proposta satisfatória na segunda rodada de negociação e os artigos da Minuta discutidos nas duas mesas, em 22 de agosto e 1 de setembro, respectivamente, não foram negociados. Em alguns Artigos, só há a possibilidade de estudo por parte do Banco. É importante destacar que o lucro do Banco, no primeiro semestre deste ano, chegou a mais de R$ 74 milhões de reais, quase o dobro do mesmo período do ano passado, que foi de cerca de R$ 46 milhões. Desta forma, o Banco tem condições de negociar as nossas reivindicações. 

A categoria deliberou, na noite de ontem, 1/9, GREVE por tempo indeterminado, até que os banqueiros queiram realmente negociar as nossas pautas. QUEREMOS VALORIZAÇÃO!

A Luta é árdua, mas somente Juntos faremos uma Campanha Salarial Forte e vitoriosa.

UNIDOS VENCEREMOS!!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e fotos: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário: