sexta-feira, 2 de setembro de 2016

ETAPA DE AVALIAÇÃO DO PCS NÃO ESTÁ FINALIZADA, PORTANTO, BANPARÁ, É PRECISO RESOLVER OS IMPASSES E CUMPRIR OS ACORDOS!

A AFBEPA recebeu a notícia de que o Banpará, após controvérsias nas Mesas de Negociações dos dias 22 de agosto e 1 de setembro, está lançando, para toda a categoria, Normativos referentes ao Plano de Cargos e Salários-PCS

São os Avisos Circulares: Nº 158 de 10/05/2016, Manual de Avaliação de desempenho Funcional – ADF; o Nº 294 de 31/08/2016, Manual de Normas e Procedimentos da Avaliação de Desempenho Funcional; o Nº 298 de 1/09/2016, Manual do Sistema Eletrônico da Avaliação de Desempenho Funcional e o Nº 299 de 2/09/2016, Avaliação de Desempenho Funcional-ADF 2016 – Prazos para a realização.

Todos os Normativos são da DIRAD/SUDEP. O AC Nº 294 versa sobre os procedimentos da Avaliação Funcional, para que o empregado tenha Direito à sua Promoção, ou seja, já define os ritos a serem realizados para se obter a Promoção. No entanto, é claro para a AFBEPA, a falta do diálogo e da democracia convencionada em Acordo Coletivo, pois os trabalhadores tinham que se manifestar se concordam ou não com essas regras. 

Isso poderia ser algo normal, fazer o que aprouvesse para a empresa, mas, na Campanha Salarial de 2007, o Banco pactuou com o Sindicato a participação dos Trabalhadores nesse trabalho, de fazer um PCS para os funcionários do Banpará. Portanto, o Banco democratizou a confecção dessa Política de Valorização do seu Pessoal, quando aceitou que o Sindicato fosse parte do processo.

Deste modo, não há lógica no que foi pactuado, entre empregador e trabalhadores, e nem é o momento oportuno para que o Banco esteja fazendo isso, haja vista, que nas duas Mesas havidas com o Banpará (22/8 e 1/9), não houve o entendimento necessário para avalizar os rumos que o Banco vem, agora, dando a essa questão.

A AFBEPA espera que haja prudência e bom senso do Banpará em torno do PCS, para que possamos, em Mesa de Negociação, resolver os problemas apresentados pelo Banco. É importante também frisar que a partir da próxima terça-feira, 6 de setembro, a categoria estará em Greve, portanto, é preciso aguardar o desfecho das próximas Mesas.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Nenhum comentário: