terça-feira, 7 de junho de 2016

EM CUMPRIMENTO A ACORDO JUDICIAL FIRMADO NA JUSTIÇA DO TRABALHO, FUNCIONALISMO DO BANPARÁ MARACANÃ ESTÁ ESTABELECIDO PROVISORIAMENTE EM LOCAL COM MAIS SEGURANÇA E HIGIENE

A AFBEPA parabeniza a todos os colegas da Agência Maracanã que, no último dia 3 de junho, se mudaram para um novo prédio onde funcionará, provisoriamente, a unidade de trabalho do Banpará naquela cidade. Lembrando que ontem, 6 de junho, foi o último dia do prazo de 70 dias pedido pelo Banpará, na Justiça do Trabalho, de audiência ocorrida em 14 de março, para alocar provisoriamente os colegas em outro prédio e, assim, poder iniciar as obras de reestruturação geral do prédio oficial do Banco na cidade. Caso a Direção do Banco descumprisse o Acordo, seria cobrada multa diária no valor de R$ 2 mil reais.
Essa Vitória só foi possível diante da incansável luta da AFBEPA e dos colegas da Agência por um local de trabalho digno, salubre, seguro e de qualidade. No próximo dia 30 de junho completa um ano que essa luta vem sendo travada com a Direção do Banpará e, desde então, foram incansáveis viagens realizadas, ofícios enviados e, quando nada surtiu o efeito desejado, administrativamente, foi necessário entrar com Ação na Justiça para conseguir garantir o Direito dos trabalhadores e trabalhadoras daquela unidade.
Para os colegas do Banpará Maracanã, “agora estamos bem melhor que na Agência velha. É um ambiente humano, limpo e digno de se trabalhar”.

O Banpará tem até o dia 9 de janeiro de 2017 para finalizar as obras na sede do Banco, mediante pagamento de multa no valor de R$ 2 mil reais pelo descumprimento do prazo. Enquanto isso, os clientes podem se direcionar para a unidade provisória que funciona na parte inferior do prédio da Secretaria da Educação, no centro da cidade.

Relembre o caso
Em 30 de junho de 2015, a AFBEPA visitou os colegas da unidade Maracanã e encontrou uma Agência em estado calamitoso. Grades enferrujadas, paredes cheias de mofo e rachaduras, infiltrações, fiação elétrica cheia de “gambiarras”, com vestígios de picos de incêndio, partes do forro cedendo. Os banheiros completamente insalubres, sem condições higiênicas de uso. A copa funcionava em uma área cheia de mofo, sem iluminação adequada e o piso estava cedendo a ponto de perceber um espaço de 5 cm entre o chão e a parede. A tesouraria não possuía segurança alguma. As condições presenciadas ali foram indecentes, vergonhosas e humilhantes, e demonstrou a falta de zelo do Banpará com o seu funcionalismo.

Após essa primeira visita, a AFBEPA enviou ofício ao Banpará pedindo providências, mas nada foi feito. Mais visitas foram realizadas, sendo a última com um Engenheiro do Trabalho que observou o descumprimento de várias Normas Regulamentadoras pelo Banco, sendo as NRs 08 (edificações), 10 (instalações e serviços em eletricidade), 17 (ergonomia) e 24 (condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho). A Justiça do Trabalho determinou que, além do Banco reformar o prédio onde funciona o Banpará na cidade de Maracanã em obediência às NRs citadas, ele também deve providenciar armários para os seguranças guardarem suas mochilas.


PARABÉNS, Colegas. Essa foi apenas uma das muitas vitórias que alcançaremos enquanto lutarmos juntos por nossos Direitos e Interesses!


UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário: