segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PARABÉNS, BELÉM DE MUITAS HISTÓRIAS!


Amanhã, 12 de janeiro, é dia de festa. A nossa querida Belém completa 400 anos de história, de cultura, de símbolos, de nomes e imagens. Esta é uma data muito significativa para a cidade e para o seu povo. É momento de relembrar tudo o que aconteceu na nossa “cidade das mangueiras” até aqui e pensar qual futuro queremos para a “Metrópole da Amazônia”, que tanto amamos.

Belém é a segunda cidade mais populosa da região Norte e a maior região metropolitana da Amazônia e, nesses quatrocentos anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude como o período áureo da borracha, no início do século XX, quando diversas famílias europeias ocuparam o município, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida como “Paris n'América”. Hoje, Belém ainda cultiva o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

Mas não foi só nesse momento que a nossa cidade foi o foco da história. Entre os anos de 1835 e 1840, Santa Maria de Belém do Grão-Pará esteve no centro da Revolta dos Cabanos, revolta autenticamente popular da história do país, única onde a população efetivamente derrubou o governo local e se manteve no poder. Esse foi o momento do povo, que não aguentava mais ser subjugado pelo Poder Governante, que o menosprezava enquanto cidadãos. A Cabanagem está presente na memória do povo até hoje e nunca será esquecida.

Atualmente, Belém continua lutando pela sobrevivência entre governos que pouco ou quase nada cuidam da nossa tão querida cidade, mas, ainda assim, resistimos e lutamos por Belém dos 400 anos, a nossa cidade do Tacacá, do Carimbó, do cupuaçu, da pupunha, do açaí com peixe, do Ver-o-Peso, o povo batalhador e hospitaleiro.

A Direção da AFBEPA, seus contratados e funcionários, e todo o funcionalismo do Banpará homenageiam a nossa querida cidade morena, da chuva da tarde, e de todos os paraenses.

Parabéns, Belém! Que seus próximos anos sejam mais plenos e belos, quanto foram esses primeiros.

Parabéns!

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Imagem: G1

Nenhum comentário: