segunda-feira, 21 de setembro de 2015

FUNCIONÁRIOS E FUNCIONÁRIAS DA AGÊNCIA NAZARÉ SÃO OBRIGADOS A TRABALHAR EM AMBIENTE BARULHENTO E INSALUBRE


Há cerca de um mês, os funcionários e funcionárias do Banpará estão enfrentando uma rotina de trabalho insalubre, perigosa e barulhenta, no prédio da Ag. Nazaré, por causa de uma obra de reforma que está sendo realizada no terceiro andar, e que segundo informações fornecidas pela engenheira, essa obra deve terminar em dezembro deste ano.

Porém, a rotina de trabalho para quem está lotado lá é infernal, muito pó, barulho e situações que põem em risco a vida e saúde dos colegas, como o vazamento de água, por uma abertura feita pelos pedreiros, onde vaza água para o segundo andar em que fica a Superintendência de Segurança-SUSEM, o risco é de um curto-circuito e incêndio, devido o contato da água com a eletricidade e os demais aparelhos eletrônicos, ou, ainda, de queda de algum(a) funcionário (a) do setor.

A AFBEPA, desde o início dessa obra, contatou a GESAT e a CIPA, para que providências fossem tomadas, porém nada foi feito, e o que vemos é o agravamento da situação.


O barulho produzido pelos operários da construção civil é grande, sendo que esses trabalhadores utilizam equipamentos para se proteger do pó oriundo da construção, enquanto que o funcionalismo do Banpará está jogado à própria sorte, pois o Setor Competente de Zelar pela Proteção dos Funcionários e Funcionárias simplesmente NADA FEZ, os colegas compraram máscaras INADEQUADAS para proteção do pó, o que os torna vítimas de um ambiente insalubre.

A AFBEPA ouviu colegas que sofrem de alergia e contam que estão passando mal por conta desse ambiente.

Outros colegas dão conta que passaram a sentir dores de cabeça, falta de ar e estresse causado pelos transtornos da obra. A Concentração para Trabalhar é algo que não se consegue mais alcançar nessa unidade. Se em um mês os colegas não aguentam mais trabalhar nessa situação, imagine se ela perdurar por 6 meses ou até dezembro!!

A AFBEPA soube que no sábado, dia 19/9, dedetizaram o prédio, e mesmo assim, os funcionários (as) tiveram que trabalhar sentindo o odor da dedetização. A única providência que o Banco tomou foi encaminhar mais um funcionário da Multiservice, empresa encarregada pelo trabalho de limpeza das Unidades do Banpará, para ajudar na limpeza do prédio.

Para Kátia Furtado, “o Banpará tem de Remanejar os colegas para outro Local de Trabalho, até o fim da obra, pois com essa medida, com certeza, se pouparia toda essa agressão que o funcionalismo está sofrendo em suas saúdes e segurança, por conta dessa obra realizada em horário de trabalho bancário”.


Além dos transtornos causados pela reforma, há, ainda, no segundo andar, no fim do corredor, janelas com vidros mal colocados, onde qualquer pessoa que se encostar corre o risco de cair andares abaixo.

Por tudo isso, a AFBEPA entende que a Direção do Banpará deve tomar providências Urgentes para que esses transtornos sejam amenizados e a Paz e Saúde dos colegas, que ali trabalham, sejam preservadas. É importante sempre, antes de iniciar qualquer obra em ambientes de trabalho, considerar a pessoa humana que ali se encontra diariamente, a saúde do Trabalhador é o Bem Fundamental.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Imagens: Divulgação.

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