sexta-feira, 28 de agosto de 2015

DIA NACIONAL DOS BANCÁRIOS E BANCÁRIAS, DIA DE COMEMORAR, DIA DE LUTAR!


Hoje, 28 de agosto, é um dia muito especial para todos nós, pois é comemorado o Dia Nacional dos Bancários e Bancárias! Essa data, muito importante em nossas vidas, é marcada pela principal característica de todos(as) os colegas bancários e bancárias: o espírito de União na Luta!

Desde 1951, o dia 28 de agosto é comemorado pelos bancários e bancárias do Brasil, pois essa data marca o início do movimento bancário e faz alusão a uma das mais longas e vitoriosas greves já realizadas pela nossa categoria, que reivindicava reajuste salarial de 31%, estabelecimento de um piso profissional e melhores condições de trabalho.

A greve dos bancários, daquele ano, que começou na capital paulista e chegou ao Pará, com o Banco do Brasil e o Banco da Borracha (atual Banco da Amazônia), durou 69 dias e foi uma das primeiras lutas a se opor a Lei da Greve, criada durante o Estado Novo, governado pelo então presidente Dutra, que, desde 1946, proibia greves em vários setores do país, inclusive o bancário.

Está no DNA da categoria bancária reivindicar, lutar, ousar e avançar! E se conquistamos muito até aqui, como o direito a jornada de 6h/dia, o Ticket Alimentação, a PLR, o PCS e vários outros Direitos, é porque estamos sempre unidos por esta causa; pela nossa causa. E não conseguiríamos sem toda a força e a união de cada bancário e bancária. 

A nossa luta continua! A nossa Campanha Salarial está chegando e o dia de hoje, o Dia Nacional dos Bancários e Bancárias, serve para lembrar-nos que a nossa luta é constante, e, antes de nós, outros e outras também já lutaram por mais Valorização e Respeito.

E é com esse espírito de Luta, Força e União que a nossa AFBEPA parabeniza a todos os colegas, bancários e bancárias, pelo seu dia. Pelo nosso Dia!

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário: