terça-feira, 23 de junho de 2015

AGÊNCIA DO BANPARÁ, EM CASTANHAL, ENCONTRA-SE COM ELEVADO GRAU DE RISCO ESTRUTURAL, CONCLUI DEFESA CIVIL


Na manhã de ontem, 22 de junho, a Defesa Civil de Castanhal esteve novamente na Ag. do Banpará Castanhal, para verificar se a Direção do Banco realizou as melhorias nas condições estruturais do subsolo do prédio, solicitadas pela engenheira do Órgão, que se encontra com elevado grau de risco estrutural, segundo a Defesa Civil daquela cidade. Essa visita é resultante do pedido da AFBEPA, feito por meio de ofício, entregue em mãos, ao Coordenador da Defesa Civil, Ranildo Freitas, em 21 de janeiro, deste ano (relembre).

Durante a vistoria, a equipe da Defesa Civil detectou que as Condições Estruturais de Sustentação do Prédio e da parte Elétrica da Agência, encontram-se Precárias e em estado Crítico e continuam nas mesmas condições desde a primeira vistoria, realizada em janeiro deste ano, juntamente com uma engenheira, daquele Órgão.


Na primeira visita foram feitas diversas recomendações à Direção do Banco, para que fosse providenciado, entre elas: consertar a fiação elétrica, que continua pendurada no meio da passagem e que fossem alocados extintores de incêndio para o subsolo do Banco, o que não foi cumprido.


Além dessas situações, que perduram até hoje, verificou-se, no subsolo, que as Bombas de incêndio estão inoperantes e as tubulações de água, que serviriam a estas bombas, encontram-se rachadas e entupidas com terra.


A maior parte da Agência ainda continua sendo sustentada por finas vigas de ferro, situação essa que persiste desde 2014, cuja empresa já foi buscar essas vigas três vezes, informando que o Banco não renovou o contrato, e que só não foram levadas porque os funcionários não permitiram, já que o risco de desabamento, caso elas sejam removidas, é total, visto que a agência possui 16 cashes, cada um pesando uma tonelada, mais o peso do cofre central e dos clientes, que juntos chegam a pesar em torno de 20 toneladas, em tempo de pico. Sem esquecer-se das diversas fissuras encontradas na laje superior ao subsolo, que são assustadoras.


Na parte superior da Ag. Castanhal, a Defesa Civil verificou que a unidade continua sem saída de emergência e que na sala de CPD, onde são conectados os sistemas dos cashes da unidade, a fiação elétrica encontra-se espalhada pelo chão, além das tomadas estarem em precárias condições de funcionamento.

De acordo com o Coordenador da Vistoria, “devido a grande exposição da caixa de energia nessa sala, que tem um espaço bem pequeno, caso algum funcionário chegue há pelo menos meio metro dessa caixa, pode correr o risco de ser sugado pela força e receber um choque fatal”. Situação esta que se agrava, devido o telhado da Agência estar completamente condenado, pois quando chove, alaga tudo, desde a sala de autoatendimento, até as partes internas de trabalho, denunciam os funcionários.


Nos banheiros dos funcionários e funcionárias, boa parte das lajotas e azulejos encontram-se estouradas ou rachadas, o que significa que há movimentação do prédio para baixo, em razão das precárias condições da estrutura e devido ao elevado peso que está posicionado desse lado, onde encontram-se os 16 cashes.


ENCAMINHAMENTOS

Após finalizada a inspeção da Defesa Civil, em que pese nada ter sido feito pela Direção do Banco, desde a primeira visita do Órgão, para melhorar as condições estruturais e elétricas do prédio, a Defesa Civil concluiu que há Elevado Grau de Risco Estrutural e que o Banpará vai ser notificado, com os encaminhamentos necessários a serem realizados.

“O que interessa para a Defesa Civil é se a vida de vocês (funcionários e funcionárias) está em segurança. Somente isso! O prédio pode ter atracação de ouro, mas se não tiver segurança para vocês, a Defesa Civil tem obrigação de intervir, pois é a Vida de vocês que nos interessa”, disse o agente da Defesa Civil.

A AFBEPA espera que a Direção do Banpará se sensibilize com a situação crítica em que se encontra a Ag. castanhal, o que coloca em risco a vida dos funcionários e clientes, e que a AFBEPA já havia solicitado providências urgentes do Banpará, por meio de ofício, em 9/1/2015 (Relembre AQUI).

A Vida e a Tranquilidade de todos os funcionários e funcionárias valem muito mais e tem que ser Resguardada e Respeitada.


UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto e fotos: Kamilla Santos
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: