segunda-feira, 18 de maio de 2015

POR QUE É IMPORTANTE A GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS?


Após 55 dias de deflagração da greve dos Trabalhadores da Educação do Estado do Pará, por melhores condições de salários e infraestrutura nas escolas, o Governo resiste e busca, através da grande mídia, empurrar para os Professores a culpa pela sua intransigência e má-vontade em querer negociar as necessárias e justas reivindicações desses trabalhadores, que são fundamentais para as nossas vidas e o para um melhor futuro do nosso país.

As principais pautas dos nossos educadores são: o pagamento retroativo do Piso Nacional; instituição do PCCR unificado; reforma nas escolas; concurso público para novos agentes da educação, a fim de retirar a sobrecarga excessiva dos trabalhadores e, consequente, diminuição do grande número de alunos para cada professor, entre outras. Pautas essas completamente coerentes, importantes e emergenciais, visto que a situação da educação paraense hoje é completamente precária e caótica.

Não é de hoje que sabemos do desleixo dos nossos governantes, atuais e anteriores, com a educação pública, a exemplo de notícias veiculadas na mídia de prédios, onde funcionam as escolas, caindo, literalmente, sobre a cabeça de alunos e professores, violando o princípio da Dignidade Humana; os salários recebidos pelos educadores abaixo do piso nacional estabelecido pela Lei Federal nº 11.738/2008, em desrespeito completo a Lei e a Qualidade de Vida desses educadores; o grande número de alunos comportados nas salas de aula sobrecarrega o baixo número de professores, para atender a atual demanda, e acaba por gerar um déficit na educação das nossas crianças e adolescentes.

Contudo, ao invés do Governo Estadual negociar com a categoria para atender às pautas requeridas, ele fica protelando e negligenciando suas responsabilidades, e quem sofre com isso somos nós, a Sociedade, nossos filhos e filhas e todos os professores e professoras.

A Luta dos nossos educadores é para que os nossos filhos e filhas possam ter uma educação de qualidade. Para que os nossos estudantes possam encontrar um ambiente escolar acolhedor e que zele pela sua vida e conhecimento, com escolas reformadas ou novas, mais professores, melhor ensino. Para que os nossos professores e professoras sejam valorizados, como trabalhadores e educadores, profissionais tão importantes na construção da nossa Sociedade.

A greve dos professores e professoras é Justa e Importante. Portanto, é preciso que saibamos quem é o verdadeiro culpado pelo descaso com a educação estadual: o Governo do Pará e seu Secretário de Educação, que não atendem as justas reivindicações dessa categoria.

Os professores querem retornar às salas de aulas, que é o que eles gostam de fazer: ajudar a formar cidadãos e os nossos futuros profissionais, mas é importante garantir que a Educação na Escola e todos os seus alicerces sejam vistos como Prioridade.

Parabéns a todos os professores e professoras que estão participando do movimento grevista e mantendo Forte a Luta da categoria!

"Há todo um velho mundo ainda por destruir e todo um novo mundo a construir. Mas nós conseguiremos..." (Rosa Luxemburgo)

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário: