segunda-feira, 27 de abril de 2015

SUPERLOTAÇÃO NO BANPARÁ CONSTRANGE CLIENTES E FUNCIONÁRIOS

Ag. Nazaré

Hoje, 27/4, por volta das 11h da manhã, a AFBEPA esteve presente na Agência Nazaré e presenciou uma unidade absurdamente lotada, por conta do pagamento datado para o mesmo dia dos aposentados e pensionistas inativos da Secretaria Estadual de Administração (SEAD) e da Polícia Militar (PM).


Além do mais, a estrutura física da Ag. Nazaré não comporta o grande fluxo de pessoas que se fazem presente, para receber os seus salários. No momento em que a AFBEPA esteve na Agência, 3 Caixas estavam realizando o atendimento, quando a capacidade da guicheria é de 6 caixas. Esse cenário constrange, principalmente, os idosos, pois muitos esperavam em pé, e alguns, inclusive, encostados na parede da Agência.

A exemplo da Ag. Nazaré, todas as demais Unidades do Banco, por conta de dois pagamentos do Estado para a mesma data, encontram-se na mesma situação de superlotação, o que não é legal para a imagem do Banpará e nem para o funcionalismo do Banco, pois a insuficiente estrutura de pessoal repercute de forma negativa no atendimento aos seus clientes e, também, na saúde do trabalhador e trabalhadora do Banpará, que, pelo excesso de trabalho, pode desenvolver vários tipos de doenças, como o estresse, depressão, lesão por esforço repetitivo-LER e fadiga.

Segundo informações, há uma recomendação da Direção do Banpará, para que o tempo excedido na jornada de trabalho, seja concedido em folga ao funcionário(a).

A AFBEPA repudia e não aceita esse tipo de recomendação, a não ser que seja uma opção do funcionário(a) do Banco. A hora extra deve ser paga em valores, inclusive com o adicional de 50% de cada hora extra, haja vista, a repercussão desse pagamento em todas as parcelas e direitos trabalhistas, como o FGTS, Contribuição para o INSS, 13º salário, PLR, Férias, entre outros.

A Hora Extraordinária já traz um prejuízo à Saúde do Trabalhador, por isso não podemos aceitar, também, o Prejuízo Financeiro.

Assim, a AFBEPA recomenda que todos os Caixas e demais bancários e bancárias do Banpará, que excederem a sua jornada de trabalho, por conta de trabalhos inadiáveis, nas Unidades de Trabalho, registrem esse tempo excedido, para que o seu Direito seja respeitado e pago, como determina a Lei.


ATUALIZAÇÃO ÀS 18 HORAS:


QUEDA NO SISTEMA DO BANPARÁ CAUSA TRANSTORNO A CLIENTES E FUNCIONÁRIOS

A AFBEPA recebeu informações que, na Ag. BR-Ananindeua, houve falta de energia e o Sistema do Banpará saiu do ar. Infelizmente, essas quedas no Sistema, são verificadas, com maior frequência, pelo funcionalismo, em dias de pagamento dos servidores do Estado, devido ao grande fluxo de acessos dos clientes ao servidor, que não aguenta a demanda, causando grande transtorno aos funcionários e clientes do Banco.

É preciso o Banpará se preocupar em buscar soluções para esse problema, investindo, urgentemente, em um melhor Parque Tecnológico, pois  é preciso zelar e cuidar de algo que também é importante para quem demanda o Banco: a Tecnologia.

UNIDOS SOMOS FORTES!


A DIREÇÃO DA AFBEPA

Texto: Kamilla Santos, Assessora de Imprensa
Imagens: AFBEPA

Nenhum comentário: