quarta-feira, 15 de abril de 2015

BANPARÁ MANTÉM SISTEMA PRECÁRIO DE PONTO ELETRÔNICO

É fato, que o Sistema de Ponto Eletrônico, implantado pelo Banpará, obrigatoriamente, desde o dia 1 de abril, está deixando uma grande parte do funcionalismo à beira de um ataque de nervos.

Todos os dias, os funcionários se sobressaltam com algo, que nem sempre é corrigido, como os constantes atrasos do Sistema, para registrar a pontual entrada do funcionalismo. E, o pior, para o Sistema, é como se o funcionalismo estivesse sempre chegando ao trabalho com atraso. Essas são as mesmas falhas apresentadas no início da implantação, que ocorreu em novembro de 2014, e até hoje, mesmo após se tornar obrigatório o registro da jornada no Sistema, não foram corrigidas.

Além dos atrasos registrados pelo Sistema, mesmo o funcionário tendo chegado antes do horário contratual ao Banco, a dor-de-cabeça enfrentada pelos colegas é a demora da correção dessa falha do sistema. Recebemos denúncias, também, de que a tolerância para a entrada dos funcionários é de apenas 5 minutos, quando, na última Assembleia sobre o Ponto Eletrônico, foi-nos dito que eram 10 minutos e o sistema não podia contar atraso nesse período.

Além disso, o horário do Sistema de Ponto Eletrônico não é igual ao horário do computador que o colega trabalha e faz o registro, ou seja, se um funcionário se baseia pelo horário do seu computador e registra a jornada às 16h39, no Sistema de Ponto Eletrônico, ele registra às 16h35, como mostram as imagens abaixo.
Horário marcado no computador

Horário registrado no Sistema de Ponto Eletrônico

Isso é de lascar!

Para piorar ainda mais o problema, o Banpará quer retirar a Pausa Compensatória dos Caixas e demais funções que trabalham com digitação, medida essa prevista pelo Ministério do Trabalho, como forma de prevenção e proteção a doenças, como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), que afetam e muito, a categoria bancária.

A AFBEPA ainda não entende por que esse Sistema, de baixa qualidade, foi implantado, e por que, quem deveria nos representar e defender, se mantém silente ao principal problema do Ponto Eletrônico, que é o Sistema.

Não podemos permitir que o nosso Direito seja desrespeitado.

Assim, caros(as) colegas, a AFBEPA entende que é muito importante a nossa participação na Assembleia Extraordinária que ocorrerá amanhã, 16 de abril, às 18h30, em primeira convocação, e às 19h, em segunda convocação, na sede do sindicato, para avaliação e deliberação sobre a proposta de assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho específico sobre o registro eletrônico de jornada. A nossa presença é fundamental!

Temos que defender e fazer valer de forma regular o nosso Direito, pois foi com muita Luta que conquistamos o direito a um melhor controle da jornada de trabalho.

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA

Imagens: Divulgação

Nenhum comentário: