sexta-feira, 3 de outubro de 2014

À força


CATEGORIA DO BANPARÁ DESCONHECE QUAL A PROPOSTA VENCEDORA??


Na tarde de ontem, 2/10, às 15h, o Sindicato dos Bancários do Pará, de forma apressada e demonstrando urgência para atender o interesse da Direção do Banpará em votar a proposta apresentada pelo Banco (a assembleia foi realizada às 15h, totalmente fora da praxe do Sindicato); ocorreu a Assembleia do Funcionalismo do Banpará, para votar e, segundo o Sindicato, aprovar a proposta.
Em postura questionável, a Presidenta do Sindicato foi logo agradecendo a forte greve promovida pelos trabalhadores e trabalhadoras do Banpará e informando da decisão das entidades de encaminharem a aprovação da proposta.
Antes, muito antes do dia 2/10/2014, já tinha o diretor do Sindicato avisando aos colegas do interior que a greve duraria no máximo até sexta, 3/10.

E foi, como o Sindicato dos Bancários do Pará, a Contraf /Cut, a Fetec e a Direção do Banpará quiseram. Vejam a imagem abaixo, em destaque o compromisso dessas entidades com o Banpará.
Olhem a posição do Banpará ao lado: “Diante da proposta apresentada e do compromisso de defesa da mesma pelas entidades sindicais (SEEB/PA, CONTRAF e FETEC), a Diretoria do Banco convida a todos os funcionários a comparecerem à Assembleia de logo mais (02.10.14 às 15 horas), na sede do Sindicato, para deliberar sobre a proposta apresentada”.


COMUNICADO DA DIRETORIA N.º 003/2014

Comunicamos que, em reunião da mesa de negociação realizada hoje, com os representantes das Entidades Sindicais, o Banpará apresentou a seguinte proposta para o ACT-2014/2015:


O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARÁ,
NÃO EFETIVOU A CONTAGEM DOS VOTOS
Após toda a exposição acerca da proposta, o Sindicato antes de perguntar se havia posição contrária a aceitação imediata da proposta do Banpará, já ia colocá-la em votação. Mas, de imediato, a presidenta da AFBEPA solicitou defesa contrária, entendendo a AFBEPA que a greve no Banpará ainda estava no início e que com a nossa força e unidade poderíamos melhorar a proposta: aumentando para 50% o percentual do reajuste do anuênio; uma promoção para todos; cinco promoções para as pessoas que tem de 20 anos em diante no Banco; Ticket Extra ou PLR Social de R$-5.000,00 para todos; Plano de Saúde para ascendentes e descendentes maiores de 18 anos; mais uma liberação para a AFBEPA e abono total das faltas, entre outros.
Ano passado, vimos que a primeira proposta apresentada pelo Banpará de reajuste do anuênio foi rejeitada pela assembleia> Fomos à luta, e na Justiça Trabalhista mantivemos o que já havia sido apresentado.
Então por que com apenas 3 dias de uma greve forte, a primeira proposta econômica apresentada pelo Banpará, o Sindicato não buscou junto com a categoria rejeitar e melhorar essa proposta inicial???
Após a fala da AFBEPA, Cris Quadros e Kátia Furtado, a presidenta do Sindicato dos Bancários chamou à votação e, para espanto e indignação geral, NÃO PROCEDEU A CONTAGEM DOS VOTOS. Apenas aprovou a proposta apresentada.

Por que será??
O funcionalismo do Banpará, até agora, ainda não sabe realmente qual tese defendida foi a vencedora. O sindicato, como sempre fez, através de um comportamento autoritário e ditador, passou o rolo compressor e prevaleceu a sua vontade, a de aprovação da proposta do Banpará.

PARA REPOR A VERDADE
Colegas, desde a edição da Portaria 134/2014, onde o Banpará assumiu explicitamente a sua postura ditadora em relação às negociações deste ano, e o Sindicato nada disse, em que pese as nossas provocações, a AFBEPA já sabia o rumo dessa história.
A presença da vice-presidenta da AFBEPA Cristina Quadros, na mesa de negociação, se deveu a uma necessidade imperiosa da AFBEPA buscar influir na mesa e defender melhorias financeiras para as vidas do funcionalismo do Banpará. Mas, conforme relatado no nosso blog e nas nossas redes sociais, eles fugiram, saíram de cena, em total afronta e desrespeito à categoria.
DA BUSCA PELA LISTA DE PRESENÇA
Ontem, 02/10, após o comportamento do Sindicato dos Bancários do Pará e da Contraf (em mesa de negociação e assembléia da categoria), esta AFBEPA protocolou por volta de 17h, uma solicitação da Lista de Presença dos funcionários e funcionárias do Banpará que participaram da assembléia. Porém, hoje, 3/10, a solicitação da AFBEPA foi indeferida pelo Sindicato dos Bancários. Vejam imagens abaixo: 
Solicitação da AFBEPA
 

Resposta do Sindicato

DO REPÚDIO AO DESRESPEITO DO SINDICATO COM A CATEGORIA
As funcionárias do Banpará Kátia Furtado e Joventina Marques registraram e protocolaram na sede do Sindicato dos Bancários do Pará, a sua indignação pela ausência de contagem dos votos na Assembleia realizada em 02/10 e também o horário da assembleia, 15h, para piorar, sem ampla e massiva divulgação, enquanto na Matriz do Banpará, a Diretoria do Banco chamou todo o funcionalismo, que não estava em greve, para aprovar a proposta. Ver imagem abaixo:
  



A AFBEPA ainda acredita que é possível buscarmos juntos melhorias para as nossas vidas. A nossa greve é fruto de um conjunto de pessoas que vão à luta para se contrapor ao tratamento degradante e aviltante que por vezes o nosso empregador quer nos imputar.
Continuemos acreditando na nossa força. E, como diz o poeta, a todos que quiserem atravancar o nosso caminho: "Eles passarão e eu passarinho".
Parabéns a nossa Unidade e a nossa força de vontade!

 UNIDOS SOMOS FORTES!

Um comentário:

Anônimo disse...

Só falta o Sindicato dos Banqueiros acusar a AFBePa de causar ou incitar assalto em suas dependências ontem. Não falei que essa greve seria relâmpago?