quarta-feira, 9 de julho de 2014

Somos Legítimos! Isso Basta!


Clique AQUI para ler o ofício na íntegra

Em uma demonstração de postura antissindical descabida, a Direção do Banpará, simplesmente, quer tentar apagar a AFBEPA da vida dos funcionários do Banco. Quer deixar esquecida a nossa Associação, que tem um histórico recheado de lutas, em prol de melhores salários e melhores condições de trabalho para o funcionalismo do Banpará. Por que será que a AFBEPA incomoda tanto?

Vamos defender a nossa Associação, a AFBEPA. 

Unidos Somos Fortes!



Abaixo, leia na íntegra o ofício protocolado na tare da última segunda-feira, 7 de julho, ao presidente do Banpará:






Ofício 013/2014               Belém (PA), 4 de julho de 2014.




Senhor Presidente,


Cumprimentando-o, a AFBEPA, é uma Entidade Legitimamente constituída pelos trabalhadores e trabalhadoras do Banpará, desde 1987. Naquela época, e acreditamos que o senhor deve ter essas lembranças, o Banpará S/A passava por uma turbulência que quase ceifa a sua vida.

Alguns funcionários, mesmo diante desse quadro, empreenderam uma Gloriosa Luta para Manter o Único Banco Público do Estado, para usufruto de toda a Sociedade Paraense e, com um grande apoio de todos os empregados (as) criaram a Associação dos Funcionários do Banpará-AFBEPA, para fazer frente a essa defesa.

Os trabalhadores e trabalhadoras, naquele momento, elegeram como fundamento da existência da AFBEPA a Defesa do Banpará, como Banco Público Estadual, diante de ataques externos e internos; além da Defesa dos Interesses, Direitos e Conquistas do Funcionalismo.

Esses são os Pilares, e esta Gestão da AFBEPA, desde que assumiu em 2007, não tem se afastado deles.

Como lhe dissemos, desde 2007, a Diretoria da AFBEPA, vem travando muitas Lutas para manter e fazer respeitar Direitos e conquistas, como também não abrimos mão de nossos interesses. A nossa crença é que temos de lutar para termos direito a uma negociação que respeite e melhore a existência da Vida, e que esta seja Digna.

Na Gestão passada, o funcionalismo teve muitos problemas para que os Direitos conquistados em Campanhas Salariais fossem efetivados e garantidos, e aqui vamos lembrar dois momentos de enorme importância: a Luta pelo Plano de Cargos e Salários-PCS e a Luta pelo Ponto Eletrônico.

A Luta encaminhada pela AFBEPA, para Cumprimento do Plano de Cargos e Salários foi intensa, e vamos dizer exaustiva, pois tínhamos contra nós a empresa, Governo e Sindicato. Mas, com a ajuda e apoio da maioria dos empregados (as), em uma Assembleia fundamental para todo o funcionalismo, nós conseguimos fazer Cumprir o PCS na Justiça Trabalhista, diga-se: o nosso maior representante, o Sindicato dos Bancários do Pará, por estar vinculado a interesses de Grupos Políticos, esteve o tempo todo do lado do Governo do Estado, visto que aceitou as razões dadas pela Direção do Banpará, para que o nosso Plano de Cargos e Salários não fosse implantado. Nós, trabalhadores e trabalhadoras, naquele momento, Vencemos a batalha, graças a Deus e a nossa Unidade! 

O Ponto Eletrônico é outra Política que nós trabalhadores (as) consideramos necessária, pois, diariamente, os trabalhos realizados por todos os colegas, dentro das Unidades do Banco, têm extrapolado a Jornada Normal de Trabalho, contudo a contraprestação pelo trabalho extraordinário não é efetivada.

É sabido que a Hora extra exaure muito o organismo do trabalhador, pois este termina uma jornada e quase que imediatamente reinicia outra, observado um intervalo de 15 (quinze) minutos para descanso, por isso, essa segunda jornada deve ter o respectivo acréscimo salarial, mais o pagamento de 50% de adicional, o que não está sendo cumprido há muito tempo pelo Banpará.

As Folhas de Presença Manuais quando assinadas as Horas Extras e enviadas para Matriz, retornam para os Locais de Trabalho, para serem Refeitas.

Em 2008, acreditamos que a única forma do Banco respeitar a nossa Jornada seria Lutarmos por um Controle de Jornada Eletrônico. Com base em uma Grande e Forte Greve, conseguimos que fosse celebrado no Acordo Coletivo de Trabalho, a implantação do Ponto Eletrônico, o que acabou não se realizando. 

Nos anos seguintes, o Banpará apenas protelava essa implantação e o Sindicato dos Bancários aceitava, sem nada solicitar para cobrir a Mora do Banco.

A AFBEPA, desde que o Direito ao Ponto Eletrônico foi firmado no papel, entre o Banpará e o Sindicato, vem cobrando e exigindo a sua efetivação, através de Ação de Cumprimento, contra o Banco.

Por fim, soubemos pelos colegas de trabalho, que o Direito ao Ponto Eletrônico será efetivamente implantado em agosto/2014 e que neste sábado, 05/7/2014, ocorrerá a sua apresentação, aos superintendentes e gerentes, com a participação de Entidades Sindicais, porém esta AFBEPA, em que pese todo o seu histórico de Lutas e a sua legitimação diante da Categoria, não foi convidada pela Diretoria do Banpará, para participar dessa apresentação.

Entendemos faltar Democracia a esse gesto, além de ser uma atitude antissindical, uma vez que quer a empresa queira ou não, a AFBEPA é uma Entidade que representa TODOS os funcionários associados a ela e, os que vierem a se associar. É Legítima representante sindical em sentido amplo, pois foi instituída por um interesse coletivo, lutamos e vamos continuar lutando para defender e buscar Direitos, e cada um deve fazer o seu papel.

O nosso papel na Gestão da AFBEPA tem sido importantíssimo para TODOS os trabalhadores (as) do Banpará, pois defendemos o Direito a uma Vida Digna, com Ações concretas, enfrentando de forma racional e de peito aberto o Sistema.

Respeitamos o trabalho dessa Administração do Banpará, afinal são nossos colegas, alçados a um cargo Diretivo e, por isso, queremos o devido respeito também, acreditamos que os embates são necessários para Construirmos um Mundo e uma Relação de Trabalho que sejam exemplos para as gerações e que tragam bons frutos.

Recordando as suas palavras Senhor Presidente, ao chamar reunião com esta Associação dos Funcionários do Banpará, logo após a sua posse, de que teríamos espaço para dialogarmos, sermos ouvidos e para ouvir, é que solicitamos que daqui para frente essa falha não mais ocorra, que tenhamos respeito diante das divergências, e que antes do funcionamento do Ponto Eletrônico, a AFBEPA seja chamada para ficar ciente das regras que nortearão o Controle da Jornada, nos Locais de Trabalho.


Nossas Cordiais Saudações.


KÁTIA FURTADO
PRESIDENTA DA AFBEPA


Ao
Sr. Augusto Sergio Amorim Costa
M.D. Presidente do Banpará S/A
Nesta         

  

Nenhum comentário: