quinta-feira, 10 de julho de 2014

Chega de Violência! A Direção do Banpará deve uma resposta ao funcionalismo e à sociedade

Basta Banpará!, os seus empregados, empregadas e os familiares desses trabalhadores(as), não aguentam mais tanta exposição à assalto, principalmente o “Sapatinho”, em que levam os seus filhos, cônjuge e outros membros da família. A humilhação, impotência e Coação, a que estamos submetidos é DEGRADANTE.


A AFBEPA já cobrou uma resposta da Direção do Banpará, sobre essa questão, mas de atitude que coíba essa prática Ilícita e Aviltante, presente há algum tempo, na Relação de Trabalho, não vimos NADA.  


OS FATOS

Hoje um caixa foi vítima. É um caixa, como já não bastasse sequestrarem os Gerentes Gerais e Tesoureiros e suas famílias, agora essas quadrilhas de assalto à Banco também estão atrás dos Caixas do Banpará. Agora há pouco soubemos que a família do colega já foi solta. Amém!

Por toda essa onda de violência, que se alastra contra os trabalhadores bancários do Banpará, é que a Direção do Banco deve uma resposta urgente, tanto ao funcionalismo como a toda sociedade, já falamos que o custo social dessa degradação é grande, o bancário vítima sofre com sua impotência; sofre por ter de obedecer as ordens, não de seu empregador, mas de bandidos; sofre por ficar muito tempo sem ter notícias de seus familiares, que estão nas mãos dos bandidos; precisa sair de Licença, para buscar recompor o seu equilíbrio e paz interior etc.

O  Banpará e a sociedade perdem também com tantos assaltos, não apenas valores em dinheiro, mas perdem por alguns ou vários dias um trabalhador, da sua linha de atendimento ao público, por se ausentar para fazer tratamento; perde em publicidade negativa, pois o Banco demonstra, de fato, a falta de investimento, no que é fundamental para a Relação de Trabalho: a Segurança. Enfim, são tantas derrotas do Banpará para a criminalidade, e, não aceitamos mais esse cenário. Chega!



DO REITERADO DESCUMPRIMENTO EM MANTER FECHADA A AGÊNCIA ASSALTADA 

Mesmo com o sinistro, e com os bancários abalados, Agência da Pedreira permaneceu aberta

A AFBEPA, ao chegar à Agência Pedreira, do Banpará, verificou funcionários chorando e o local lotado de clientes de uma empresa, que aquela Unidade faz o pagamento de salários. Vimos uma estrutura totalmente inadequada, tanto de pessoal como fisicamente, para receber tanta gente. Segundo um cliente, são mais de três mil clientes que recebem os seus salários, naquela Unidade de Trabalho, o desconforto e a falta de capacidade da Unidade para fazer tal pagamento era visível.

Soubemos também, que os colegas estão passando e muito do horário, entram às 8 ou 9 h da manhã e finalizam a sua jornada de trabalho, por volta de 19 ou 20h, sem anotação devida da Jornada extra. A AFBEPA irá cobrar da Direção do Banpará, o pagamento dessas horas extras.

A AFBEPA registrou a grande lotação na Agência Pedreira. São muitos clientes para poucos funcionários

Infelizmente, um dos gerentes daquela Unidade, deu uma demonstração de intolerância e falta de humildade, quando a AFBEPA o avisou de que a Agência Pedreira seria fechada, por falta de condições de trabalho dos funcionários, e porque sempre que houver um assalto, tentado ou consumado, o Local de Trabalho DEVE ser FECHADO. Isso é o mínimo de Respeito aos Funcionários, pois não podemos banalizar tanta violência, e continuar a normalidade da vida, sem providências, de quem nos deve a Obrigação de Fazer a Prevenção contra os riscos inerentes ao empreendimento.


O Gerente tentou humilhar a Presidenta da AFBEPA, mas não logrou êxito. É lamentável essa postura, pois esta Associação, da última vez que aquela agência foi assaltada, a Presidenta da AFBEPA esteve lá, e sozinha, inicialmente, fechou à agência. Isso talvez explique a intolerância gratuita.

Mas, mesmo com toda essa postura antissindical e intolerante, a AFBEPA avisa: vai continuar o seu trabalho, importante para a VIDA de todo o Funcionalismo do Banpará.




QUEREMOS SEGURANÇA E HIGIDEZ MENTAL GARANTIDAS. É NOSSO DIREITO!

Ao Banpará, cabe uma resposta efetiva, contra tanta violência, que os seus empregados e empregadas e familiares dessas pessoas têm sofrido, nas mãos de perigosas quadrilhas de assaltos a Bancos. Desde o final do ano para cá já foram mais de 8 (oito) assaltos, a AFBEPA está acompanhando alguns colegas que ainda estão angustiados e com medo, ou seja, ainda não tiveram de volta a sua Tranquilidade e Paz Interior.

Queremos Medidas Preventivas e de Respeito à Vida! Queremos saúde mental e emocional para realizarmos os nossos trabalhos. Isso é Fundamental!

UNIDOS SOMOS FORTES!

A DIREÇÃO DA AFBEPA  

Nenhum comentário: