segunda-feira, 16 de junho de 2014

PABs do Banpará não oferecem Condições de Trabalho

Novamente esta AFBEPA vem denunciar e cobrar providências do Banpará, acerca de casos de desobediência às Normas de Proteção à Saúde e Segurança do Trabalhador(a).

Em vários PABS verificamos condições inadequadas de trabalho, que trazem como consequências negativas doenças, estresse, (IN)Segurança e acúmulo de função.

Recebemos as denúncias e fomos apurar

Constatamos que os PABs da  Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e de Tomé-Açu são verdadeiros cubículos e ocasionam transtornos aos  clientes e, principalmente, aos bancários, por serem muito pequenos os espaços onde eles funcionam.

"Houve princípio de quebra-quebra aqui no PAB de Tomé-Açu. O clientes estão sendo obrigados a chegar às 4 horas da manhã para serem atendidos às 15 horas da tarde", afirmou uma das fontes da AFBEPA. 

A confusão começou desde quando o Banpará fechou contrato com uma empresa daquele município, fazendo aumentar a demanda de trabalho, mais de mil contas foram abertas, sem que fosse oferecida a necessária e adequada  estrutura de pessoal, equipamentos e espaço.

Já na capital a situação não é diferente. PABs como o da Setran não possuem estrutura suficiente para o conforto dos próprios funcionários. O Posto de Atendimento Bancário da secretaria tem menos de dez metros, não comporta muita gente e, em dias de pagamento, fica em situação crítica. 

A demanda de atendimento aumentou, e não apenas nessa unidade bancária, mas em muitas outras, principalmente por causa da redução dos postos de Big Serviços.   

Em ambos os PABs, e sabemos que essa não é uma realidade apenas das duas Unidades citadas acima, não há condições físicas que respeitem a ergonomia  no ambiente laboral. A exemplo do PAB da Setran, em que o banheiro é usado para também armazenar a caixa de atendimento de pronto socorro e como dispensa de produtos de higiene. 

Tanto no PAB da Setran quanto no de Tomé-Açu os bancários estão trabalhando mais tempo, sem estrutura física e sem nenhuma espécie de contraprestação. Esta AFBEPA não vai aceitar este tipo de DESRESPEITO com os bancários. 

Nós queremos urgente Contratação de Funcionários que façam frente a reais demandas das Unidades de Trabalho; Queremos o pagamento das Horas Extras e no que for justo, o pagamento pelos serviços acumulados de outras funções.

Queremos que o Banpará ofereça condições adequadas de trabalho. Não é admissível que, em pleno século XXI, trabalhadores e trabalhadoras sejam exploradas e não tenham condições mínimas necessárias para desenvolver as suas atividades laborais. Queremos saúde, segurança e higiene plena. 




    UNIDOS SOMOS FORTES!!!

         

Nenhum comentário: