quarta-feira, 30 de abril de 2014

Trabalhador deve ser valorizado todos os dias


Obra "Operários", de Tarsila do Amaral (reprodução da internet)



A história de luta dos trabalhadores, de todas as categorias, é antiga. O simbolismo do dia 1º de maio não deve ser lembrado apenas nesta data. O trabalhador deve ser valorizado durante todos os dias. Alguns Interesses foram pactuados e Direitos mantidos, mas a peso de muita luta. Ainda falta avançar em quesitos fundamentais: salários, segurança, saúde, um ambiente de trabalho humanizado e mais qualidade de vida.

Para cada bancário e bancária que ajudou, e os que ainda contribuem, para o desenvolvimento e crescimento do Banpará, o único banco público do nosso Estado, o dia 1º de maio remete à alguns fatos importantes em nossa história trabalhista, que sempre serão inesquecíveis. Como por exemplo a implantação do PCS, em janeiro de 2010, por força de Decisão Judicial, uma luta iniciada e liderada, em 2009, pela AFBEPA.

A luta incansável, por salários, que para nós é um Direito Fundamental, mas que no Banpará está aviltado, há mais de 20 longos anos, nós sabemos como a Diretoria do Banco tem nos tratado: PCS Congelado, Política do Reajuste Zero, Redução Salarial e, para piorar, sequestro do nosso Ticket Extra, pago com a sobra da nossa Participação nos Lucros e Resultados. Por isso temos priorizado nas Campanhas Salariais a Luta por Recomposição Salarial.

                                                
 

A Luta por Segurança, também é uma necessidade que precisamos, para usufruirmos de um ambiente de trabalho seguro e saudável, já que vemos que os números apresentados formalmente pelo Banco, não condizem com a realidade, em que algumas Agências e PABS estão sem PGDMs; sem uma Câmera Filmadora, ou com Câmera, mas sem uma filmagem de bom alcance ou Câmera defeituosa; colegas vivenciando violência em seus lares, por causa do dinheiro do Banco, suas famílias sequestradas etc.

A Luta contra o assédio moral, que persiste; por mais contratação de funcionários, pois falta estrutura de pessoal; por condições adequadas de trabalho; por dignidade e reconhecimento; por qualidade de vida de cada funcionário que se doa para ajudar no crescimento econômico do Estado do Pará.

                                     

São nossas lutas!!!

Precisamos ser corajosos, fortes, olhem os exemplos das transferências unilaterais dos colegas da Ag. BR e Castanhal, VÍTIMAS DO ASSALTO NO "SAPATINHO", que lutaram e não aceitaram a diminuição humana imposta pelo Banco. Conclusão: NÃO FORAM TRANSFERIDOS E NEM TIVERAM OS SEUS SALÁRIOS REDUZIDOS. Para nós, essas pessoas humanas, na verdade, são vítimas da fraca política de segurança do Banpará. 

A AFBEPA vai continuar exigindo o cumprimento dos nossos Direitos básicos e o Respeito pelas nossas Vidas.   

Para todos nós, funcionários e funcionárias do Banpará e aos demais trabalhadores, um Feliz Dia do Trabalhador. Que tenhamos sempre coragem para lutar contra as injustiças, que a gente se una cada vez mais, que ninguém se curve à opressão e ao assédio moral, que ninguém se cale diante de ofensas aos nossos direitos trabalhistas. 
                       
UNIDOS SOMOS FORTES!!!

A DIREÇÃO DA AFBEPA.

Nenhum comentário: