quinta-feira, 10 de abril de 2014

Bancários devem ficar atentos no ato de assinaturas de circulares

Na última segunda-feira, dia 7 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde. Infelizmente, nesta mesma data, um funcionário do Banpará relatou que estava indignado por ter passado por uma situação delicada que está justamente ligada à saúde do trabalhador. 

No início deste ano, o Banpará emitiu a circular 011 que trata de procedimentos regulamentares que devem ser cumpridos pelos funcionários no ato da apresentação de declarações e atestados médicos ou odontológicos, para justificar ausência ou atraso por motivo de doença.

Pois bem. Acontece que o funcionário citado acima, assim como muitos outros, assinou a circular. Algumas semanas depois ele adoeceu. Por não lembrar e, portanto, por descumprir o item 1.4 da circular 011, mesmo avisando para a sua chefia de que estava sem condições de trabalhar e, tendo o consentimento desta para a sua dispensa no trabalho, ao retornar para o serviço, soube que vai ter o seu salário descontado.

"Eu assinei a circular. Às vezes a gente assina sem se ater direito ao que diz o documento. Mas eu comuniquei para a minha chefia. Fiquei doente. Não tinha condições de ir deixar o atestado no Banpará. Só queria saber se essa circular também é cumprida pelos superiores do Banco", desabafa o bancário que não quis se identificar. 

ATENÇÃO: A lei civil determina que ninguém deve se escusar de conhecer a Lei. Lei em sentido lato. O atestado se propõe a justificar algum infortúnio que o trabalhador tenha sofrido. Neste caso, o funcionário citado foi acometido por uma doença. Mas alertamos aos bancários que tomem cuidado quando assinarem qualquer documento referente a regulações trabalhistas.  

Esperamos que o Banpará entenda que a saúde de seu funcionário deve vir em primeiro lugar e, portanto, não penalize o bancário com os descontos salariais, uma vez que o mesmo estava doente e sem condições de ir ao Banco deixar o atestado médico. 

Outra solicitação que esta AFBEPA faz ao Banpará é que explique e relembre os seus funcionários dessas circulares, para que assim não ocorram conflitos entre o funcionalismo e o empregador. Um depende do outro, então, a harmonia em local de trabalho é fundamental para o crescimento da empresa.

A DIREÇÃO DA AFBEPA.

Nenhum comentário: