quinta-feira, 29 de agosto de 2013

EM MESA DE NEGOCIAÇÃO, DIRAD PROPÕE CALENDÁRIO

DIRAD apenas propôs um calendário estendido de negociação


Na última quarta-feira, 28 de agosto, na  matriz do Banpará, ocorreu a primeira rodada de negociação das representações dos trabalhadores e a Direção do Banpará. Participaram a Diretora Administrativa e seu assessor jurídico, o Sindicato, a Contraf, Fetec e AFBEPA. Apesar do Banco já ter a Minuta de Reivindicações em mãos - entregue à Diretoria Administrativa do Banpará no dia 13 de agosto de 2013 -, a única novidade desta mesa de negociação foi a entrega do Ajuste Preliminar de Acordo Coletivo de Trabalho, assinado pelo Presidente do Banco e pela Diretora Administrativa-DIRAD. (Clique aqui para ver o documento).

A Direção do Banpará propôs um Termo de Compromisso que vigoraria durante as mesas de negociação, o que não foi aceito pelas Entidades, uma vez que o Ajuste Preliminar já dispõe sobre os Princípios e Valores a serem observados por ocasião da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014.

Apenas foi proposto pelo Banco, um calendário estendido de negociação, o que novamente não foi aceito pelas Entidades. A AFBEPA, através de sua presidente, Kátia Furtado, ponderou que não há mais tempo hábil para enfrentar um calendário que apontava negociações até outubro, uma vez que já há previsão da FENABAN de apresentar proposta de índice de reajuste salarial e remuneração, no dia 5 de setembro. Outro fato importante é que o Banpará é o último Banco Público a iniciar as suas negociações.  

A AFBEPA  alertou sobre o golpe de "sapatinho virtual"

Foi debatido ainda duas das principais reivindicações da categoria: CONCESSÃO DE TICKET EXTRA DE R$-5.000,00 e PROMOÇÕES NO PCS. Sobre o Ticket Extra, foi lembrado do sequestro que ocorreu ano passado, de onde se origina o seu custeio. Também foi destacada a importância que esses valores têm para a vida dos trabalhadores; valores esses que o Banpará deduz no seu Imposto de Renda e que não abriremos mão da recuperação desse Direito.

Em relação ao PCS, foi solicitada promoção por antiguidade para TODOS, contando como critério para isso, apenas o Tempo de Serviço do trabalhador no Banco, ou seja, a sua dedicação à empresa, e o tempo de no mínimo 3 anos. Na Promoção por Merecimento, foi pedido que seja concedida para todos, uma vez que ainda não há critérios estabelecidos para essa promoção.
O Banco contra argumentou que cumpriu o critério de 1/3 e 2/3, previstos no Regulamento do PCS.

Ainda sobre o PCS, foi lembrado à Diretora Administrativa que por conta dos baixos salários e, por conseguinte, um baixo valor de contribuição, as aposentadorias não chegam ao teto da Previdência, de R$-4.159,00, por isso foi solicitado um promoção a mais aos funcionários que tenham 20 (vinte) anos em diante no Banco, até perfazer um total de 5 (cinco) promoções e a Manutenção do Grupo Paritário de Trabalho do PCS.

Demais questões debatidas: 
1) Garantia aos aposentados, que não rescindiram o seu Contrato de Trabalho com o Banco, ou seja, continuam trabalhando, que por ocasião de gozo de Licença Saúde, sejam amparados pelo Banpará, após o 15º dia, por um prazo mínimo de 6 (seis) meses;

2) Imediata efetivação dos funcionários que estão há mais de 90 dias em função comissionada. A DIRAD respondeu que é prática da empresa efetivar todos os funcionários em função comissionada após o prazo de experiência, alegando que a não efetivação se dá por causa de falta de certificação, SERASA ou processo administrativo disciplinar.   

3) A AFBEPA também alertou para a questão da (IN) segurança a que estão expostos os bancários e bancárias do Banpará. A presidenta pediu para que os funcionários que foram vítimas do crime "sapatinho virtual", não sejam responsabilizados pecuniariamente, uma vez que alguns sofreram violência psicológica e outros foram enganados com documentos perfeitamente falsificados. Ademais, faltou uma rápida orientação sobre a prática desse golpe.  

As demais pautas pendentes ou que aguardam o posicionamento da Diretoria, serão abordadas nas próximas rodadas de negociações, agendadas para os dias 3, 9  e 11 de setembro, no Prédio Matriz do Banpará, às 16 horas.

Nenhum comentário: