quinta-feira, 13 de junho de 2013

PAUTAS DOS CAIXAS E COORDENADORES DE POSTOS, VIA OFÍCIO DA AFBEPA. SOLICITAMOS REUNIÃO.

Em ofício protocolado ontem, 12/06, na Dirad, a AFBEPA encaminha as pautas da reunião com Caixas e Coordenadores de Postos de Atendimento, solicitando reunião para tratar das questões citadas pelos bancários, de conhecimento da diretoria da AFBEPA que está, constantemente, nos locais de trabalho.

Confira o ofício. Aguardamos breve retorno da Diretoria do Banpará, agendando a reunião solicitada.

----------------------






"Ofício nº 11/2013


Senhora Diretora Administrativa,

Desde há algum tempo, temos pautado temas de relevância e necessidade à vida do funcionalismo do Banpará, e essa é nossa missão: defender os direitos, conquistas e interesses dos bancários e bancárias do Banpará, assim como lutar pela permanência do Banpará como Banco Público Estadual.

Recentemente ocorreu uma representativa e produtiva reunião nesta AFBEPA com a participação de Caixas e Coordenadores de Postos de Atendimento e, dentre as questões levantadas, alguns pontos de reivindicações foram citados, e serão apresentados em momento oportuno, quando da entrega da Minuta de Reivindicações, assim como outros pontos foram trazidos à tona, e que, por sua urgência e especificidade maiores, precisam de imediato tratamento por parte dessa DIRAD.

Atendendo ao justo pedido dos funcionários, encaminhamos esta solicitação de reunião para que possamos apresentar as demandas levantadas, e que refletem problemas da realidade dos Caixas e Coordenadores de Postos do Banpará, quais sejam:

1) DIVULGAÇÃO DA PAUSA OBRIGATÓRIA, PARA O PÚBLICO EM GERAL – os Caixas e Coordenadores de Postos tem sido instados a assinar uma folha de ponto onde consta a realização da pausa obrigatória, sendo que tal direito não está sendo garantido nas Unidades. O Banco precisa reforçar o encaminhamento para que se cumpra a Lei e tornar a instalar as placas de divulgação ao público, que avisam da determinação legal da pausa obrigatória, insculpida na NR 17, da Portaria do MTE nº3.751;

2) QUE O SETOR DE SAÚDE, RETOME O EXAME PERIÓDICO, EM TODAS AS UNIDADES DO BANCO – A situação de saúde e adoecimento na categoria bancária é gravíssima! Há um grande número de bancários e bancárias, principalmente os que estão na ponta, atuando sob a pressão das metas nas Agências, PABS e CAVS, adoecidos, especialmente de problemas relacionados ao estresse advindo da sobrecarga de trabalho. Esta AFBEPA tem solicitado, desde sempre, um quadro demonstrativo da real situação de saúde/adoecimento da categoria, no entanto, não tem sido atendida. Infelizmente, o Banco tem atuado, preponderantemente, através de políticas emergenciais, que não resolvem totalmente a questão, quando se trata da saúde dos seus empregados. O pedido para que se retome os exames periódicos em todas as unidades é um grito de socorro, e o mínimo que o Banco pode fazer é acatá-lo, nesse momento.

3) CONTRATAÇÃO URGENTE E GARANTIA DE HORA EXTRA OU FOLGAS PARA O COMPENSADOR – é rotina diária nas agências, a convocação de um funcionário (a) Caixa Executivo (a), para realizar a compensação. Esse trabalhador se desloca bem cedo de sua residência, para estar no Banpará às 8h da manhã.

Ocorre que após o término de sua jornada de trabalho, às 14h, essa pessoa ainda tem que permanecer na agência, para continuar atendendo os clientes em seu caixa, lhe sendo subtraído o direito as horas extras ou folgas.

Esta AFBEPA já solicitou ao Banco que pague todas as horas extras efetivadas, ou que folgas sejam concedidas.
Ademais, é ato legal e urgente, que a SUDEP busque elaborar um quadro das  necessidades reais das Unidades, e encaminhá-las, sem que seja necessário a solicitação de ajuda dos gestores.

4) ASSEGURAR MELHOR QUALIDADE DAS CÂMERAS FILMADORAS, QUE ATUALMENTE TÊM BAIXA RESOLUÇÃO – As atuais câmeras filmadoras das unidades possuem baixa resolução e não captam detalhes à certa distância que, muitas vezes, tem colocado a segurança dos bancários sob risco, especialmente quando se trata de operações fraudulentas, nas quais o empregado fica sem comprovação de sua inocência, porque o principal recurso de provas não detectou detalhes importantes para o processo. Os Caixas e Coordenadores de Postos solicitam que as câmeras sejam trocadas por outras com maior resolução, capazes de captar, inclusive detalhes como assinaturas e passagens de mãos sob a guicheria.

Aguardo breve e positivo retorno.

Belém (PA), 12 de junho de 2013.



KÁTIA FURTADO
PRESIDENTA DA AFBEPA


Sra. Márcia Regina Maués da Costa Miranda
M.D. Diretora Administrativa do Banpará
NESTA


C/CÓPIA PARA SUDEP/ SESMT"

_______________________________________

NA LUTA É QUE SE AVANÇA!

UNIDOS SOMOS FORTES!







*

Nenhum comentário: