sexta-feira, 7 de junho de 2013

OS CAIXAS E COORDENADORES DE POSTOS ESTÃO MOBILIZADOS PARA A LUTA!

bastante representativa e produtiva a reunião dos Caixas e Coordenadores de Postos realizada ontem, 06, na AFBEPA. Os relatos apresentados pelos bancários confirma todo o cenário que temos denunciado aqui no Blog. É estarrecedora a retirada de direitos, a pressão por metas, a sobrecarga cada vez mais pesada e a saúde dos bancários e bancárias, cada vez mais prejudicada.

Segundo a unanimidade na reunião, a principal reivindicação dos trabalhadores é contra o EXCESSO E A PRESSÃO POR METAS, que somada às péssimas condições de trabalho, à falta de estrutura de pessoal e à lentidão do sistema tecnológico do Banco, vem causando enorme desgaste de energia, de tempo, estresse e muito adoecimento na categoria.

Um dos exemplos citado quanto à lentidão da tecnologia é o tempo longo do procedimento para abertura de uma conta corrente. Em média uma hora, é o tempo que o funcionário e o cliente esperam para que o sistema processe os dados que são inseridos continuamente a fim da abertura de uma conta. Um absurdo, quando se considera que os problemas tecnológicos do Banpará não são recentes e que todas as gestões, anteriores e atual, tem ostentado soluções maravilhosas que nunca dão o mínimo resultado esperado. Quem paga com o adoecimento pelos maus sistemas são os bancários e os clientes.

Nesta Campanha Salarial, assim como os Tesoureiros, os Caixas e os Coordenadores de Postos estão bem mobilizados para lutar pelas reivindicações gerais e específicas. Na reunião, alguns pontos essenciais de luta foram definidos:

1)      REAJUSTE ACIMA DA FENABAN – A mesa e a Convenção Nacional da Fenaban/Contraf não é parâmetro para nós, do Banpará, pois em tudo nosso Acordo Coletivo é melhor que a Convenção. Além disso, temos os menores salários de Bancos públicos. Nada mais justo que mantermos o reajuste salarial acima da Fenaban.

2)      PCS – DUAS PROMOÇÕES – o Banco nos deve a Promoção por antiguidade que deveria ter ocorrido em janeiro de 2013, para todos e, além dessa, precisamos garantir a Promoção por merecimento em janeiro de 2014. Caso o GT/PCS não avance quanto aos critérios para promoção, ela também deverá ser realizada para todos, em respeito aos Acordos firmados e assinados pelas partes.

3)      AUMENTO DA COMISSÃO DE CAIXA – O aumento que o banco concedeu aos Caixas, na comissão, foi insignificante e, nem de longe, representou o retorno esperado e negociado com a luta da Campanha Salarial de 2013. Por isso, esse ano os Caixas precisam e merecem um novo aumento na Comissão.

4)      FIM DAS METAS ABUSIVAS E DA PRESSÃO PELAS METAS – Sem a necessária estrutura os bancários e bancárias não suportam mais ser cobrados permanentemente por metas que são impossíveis de serem cumpridas. As metas geram assédio moral e  adoecimento.

Há outras questões levantadas na reunião, que a AFBEPA encaminhará diretamente com a Dirad para soluções dos problemas relativos ao não cumprimento da pausa obrigatória, às questões de saúde/adoecimento, à sobrejornada dos compensadores, à baixa resolução das câmeras filmadoras, entre outras.

NA LUTA É QUE SE AVANÇA!

UNIDOS SOMOS FORTES!








*






Nenhum comentário: