quarta-feira, 24 de abril de 2013

HORA EXTRA PLANEJADA É BURLA DA LEI

Recebemos um comentário bastante significativo na postagem anterior e decidimos trazê-lo à ribalta do Blog para tratarmos do tema. Vejam o comentário:

"Ha uma orientação (nåo sei de quem partiu) para que as HE sejam pagas somente com a devida previsão, ou seja, tem que informar antecipadamente que determinados funcionários irão fazer HE. Tanto é verdade que algumas unidades receberam a sugestão de diluir as horas extras durante o ano para poder receber." (sic).

Ora, se as unidades estão sendo orientadas a planejar o registro das horas extras, de modo a diluir esse registro durante o mês, está clara a burla da Lei, porque as horas extras, por definição legal, só podem ocorrer em caso de necessidade imperiosa, por motivo de força maior, para realização ou conclusão de serviços inadiáveis.

As demandas de serviços que fazem parte da rotina ou que são do prévio conhecimento do empregador não podem ser consideradas para registro de horas extras, devendo o empregador compor o quadro de pessoal suficiente para atendê-las.

Se os bancários e bancárias do Banpará estão fazendo horas extras planejadas pelas unidades, por orientação superior, fica evidente que o Banco está manipulando a Lei para fazer frente a uma demanda já esperada, já incorporada à rotina da empresa, para a qual deveriam ser feitas novas contratações e não a sobrejornada rotineira, com a sobrecarga do insuficiente quadro de pessoal, o que acarreta graves adoecimentos para os trabalhadores.

Por isso, desde 2011, estamos reivindicando a contratação de, pelo menos, 300 novos bancários, via concurso público. É preciso contratar mais funcionários para que o Banco cresça, mas sem superexplorar o bancários e bancárias, como está acontecendo hoje, inclusive, com a cobrança assediante das inaceitáveis metas abusivas.

Diante de tudo isso, reafirmamos a necessidade de lutar incansavelmente por nossos direitos, por nossa saúde, por respeito e dignidade, por valorização verdadeira, porque não adianta o Banpará receber prêmio de melhor empresa, melhor Banco, recordes de lucros, com muita propaganda pra fora, quando, por dentro, estamos em cacos, suportando um dos piores momentos do Banpará em termos de ambiente de trabalho e desrespeito aos trabalhadores.

Estamos às vésperas da nossa Campanha Salarial, colegas, e temos claro: é só na luta que se avança!


NA LUTA QUE SE AVANÇA!

UNIDOS SOMOS FORTES!










*




Nenhum comentário: