sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A VERDADE TEM FORÇA EM SI. TODOS LEMBRAM. TODOS SABEM.

A verdade tem força em si. Os fatos são a melhor resposta às mentiras e calúnias. O fato é que a categoria bancária não merece uma direção sindical tão fraca, atrelada, imposta na manipulação de resultados, conforme denunciaram os próprios bancários (você lê clicando aqui e aqui).  Até hoje, a direção sindical sequer respondeu aos bancários e bancárias que denunciaram, nesses documentos, que foram impedidos de votar nas eleições para delegados sindicais. 

Sobre a participação do colega Carlos Antônio nas eleições do Consad, o que toda a categoria sabe é que, da primeira vez, em janeiro de 2010, o processo eleitoral foi, inexplicavelmente, anulado, sob acusações forjadas que nunca se comprovaram, e dessa última vez, na primeira abertura do processo, Carlos Antônio era o único candidato inscrito, regularizou, em tempo hábil, a única pendência que havia, e que nem lhe foi comunicada formalmente pela comissão eleitoral, assim como nem lhe foi comunicada qualquer decisão sobre seu pedido de candidatura. Soube, como toda a categoria, por uma postagem no site do Sindicato, que sua candidatura não havia sido homologada. Mais um desrespeito com um bancário sindicalizado.

Sobre o assunto, você lê clicando nos links abaixo:
Anulação da eleição
Sindicato sob suspeita de golpismo
Bancários - mobilização contra o golpismo
A carta denúncia da arbitrariedade
Ação na justiça e denúncia aberta
Repercussão no jornal O Liberal
Entrevista no Blog do Barata

E tem muito mais. É só ler as postagens de janeiro de 2010 aqui do Blog, e você saberá de todos os detalhes dessa trama urdida contra a democracia e a legítima participação e voto dos bancários e bancárias naquela eleição.

Desrespeito com os bancários é uma das marcas dessa direção sindical. Confira a recente denúncia no site da Aeba. 

Assim como no Banpará, a maioria dos bancários e bancárias do Banco da Amazônia sabe muito bem quem são esses diretores sindicais que, dessa vez, assim como quando trancaram os portões do Sindicato pra tentar impedir uma assembléia de bancários, agora foram ao ápice do autoritarismo: negaram filiação a uma bancária e a um bancário do Basa. Leiam a denúncia postada no site da Aeba:

NOTÍCIAS

Mais uma vez os trabalhadores do Banco da Amazônia sofrem o desrespeito da atual gestão do SEEB-PA.

Belém, 10/01/2013 13h26

“O autoritarismo, de qualquer tipo, nunca poderá prosperar porque a alma humana é por natureza livre”.
Hideraldo Montenegro

O autoritarismo já é marca da atual gestão do SEEB-PA
A sindicalização é a manifestação da vontade do trabalhador em associar-se e contribuir para com a entidade que o representa, portanto, um direito dos trabalhadores. A Constituição Federal garante esse direito, tanto o de se sindicalizar, como o de se desfiliar da entidade sindical.
Para uma entidade sindical que preze pelo espírito democrático e coletividade da categoria, primar por ter o maior número de filiados e atender aos interesses destes são questões fundamentais. Mas não é o que acontece com o Sindicato dos Bancários do Pará.
Ontem, 09 de janeiro de 2013, o delegado sindical Neynaldo Silva (membro do conselho fiscal da AEBA) e a delegada sindical Karla Ferreira (suplente de diretoria da AEBA) foram impedidos de receber no sindicato fichas de filiação à entidade sindical. Foram informados pelo diretor que estava presente que não havia no sindicato fichas de filiação! Pasmem, como pode uma entidade não ter cadastro de filiação em sua sede? Claro que não passava de uma mentira grosseira do diretor sindical.
As fichas existem e até ontem estavam no sindicato, pois no mesmo dia outro delegado sindical, de outro Banco recebeu mais de 30 fichas de filiação. Além do que, ainda nessa semana diretores do sindicato foram até a agência Círio da Caixa Econômica para filiar trabalhadores, e estavam com formulários para a filiação.
Essa atitude mentirosa, grosseira e desrespeitosa, porém muito bem articulada de acordo com os interesses da atual gestão, já que a diretoria do SEEB-PA sabe que há no Banco da Amazônia um amplo descrédito da direção sindical e os trabalhadores do banco querem, e podem mudar essa situação.
É fato! A atual gestão do SEEB-PA não tem interesse em filiar os empregados do Banco da Amazônia, que suspenderam seus registros por conta do descontentamento. Com tal atitude, a diretoria do sindicato viola o direito Constitucional dos empregados. É uma vergonha perceber a prática de uma politicagem tão baixa e mentirosa.

A AEBA lamenta e repudia essa postura autoritária, anti-democrática.

E desafiamos: O sindicato não quer que os trabalhadores do Banco da Amazônia participem das eleições sindicais deste ano? Por que os diretores do SEEB-PA não fazem uma forte campanha de filiação no Banco da Amazônia, no prazo para a participação dos empregados no pleito eleitoral vindouro? Por que a diretoria do sindicato mente para os trabalhadores e delegados sindicais do Banco da Amazônia?  
Com a palavra, a atual gestão do Sindicato dos Bancários do Pará!

Fonte: site da AEBA.



*



Esta AFBEPA não tem o menor tempo a perder com o que não vale a pena. Seguimos na luta, denunciando o que tem que ser denunciado, pautando o que precisa ser pautado, apoiando concretamente as legítimas reivindicações dos bancários e bancárias. Vamos adiante, porque os tempos são difíceis demais e aqueles que, realmente, estão ao nosso lado, são poucos, mas corajosos, independentes e firmes.

FIRMES NA LUTA,

UNIDOS SOMOS FORTES!






*

Nenhum comentário: