quinta-feira, 18 de outubro de 2012

EM PROTESTO, AFBEPA NÃO ASSINOU O ACT

O ACT 2012/2013 do Banpará está assinado, mas a AFBEPA, que foi frontalmente atacada e prejudicada enquanto entidade de luta representativa dos bancários, não assinou o ACT, como testemunha, em um legítimo e necessário ato de protesto, em nome dos bancários, dos associados, da diretoria da Associação de Funcionários que merece RESPEITO!

Quanto ao ACT, a maior parte das pendências ficou resolvida e, principalmente, o Banco garantiu a aplicação e manutenção do percentual de 5% entre os níveis na tabela do PCS, o que havia sido perdido em 2011, quando apenas o piso inicial ganhou o reajuste de 12%, ficando os demais com o reajuste de 10%. Essa distorção, sempre denunciada e cobrada pela AFBEPA, agora está superada graças à força da nossa greve antecipada.

Nas demais questões, estão garantidas as reivindicações das entidades; no entanto, a AFBEPA, a entidade que mais lutou, apontou caminhos e estratégias, revelou elementos para fortalecer e dirigir nossa luta, sofreu uma clara retaliação, um ataque frontal e um grande prejuízo nesse momento.

A AFBEPA MOSTROU OS CAMINHOS E DEFENDEU E GARANTIU A ESTRATÉGIA DE LUTA PELAS CLÁUSULAS ECONÔMICAS
Fomos ao site do Banpará e mostramos a ata de reunião do Consad, na qual o Banpará disse que tinha provisionado 13% para reajuste das verbas salariais; mostramos, também, o expressivo crescimento do Banco no balanço do semestre

Nunca aceitamos esse pedido pífio de reajuste de 10,25% da Contraf e, enquanto o Sindicato aceitava as imposições do Banco e o índice rebaixado da mesa da Contraf/Fenaban, defendendo a negociação apenas das cláusulas sociais, a AFBEPA defendeu a antecipação da greve para que tivéssemos mais tempo de lutar pelas cláusulas econômicas e pela ratificação do nosso ACT, porque a greve rápida de apenas oito dias da Contraf, não nos daria o tempo que precisávamos para quebrar a intransigência do Banpará.

REAJUSTE E OUTROS GANHOS
A força da nossa greve trouxe ganhos importantes no REAJUSTE que é de 8,5% (para os níveis fundamental e médio), mais 2% recuperados na tabela do PCS, enquanto o reajuste da Fenaban é de apenas 7,5%. Portanto, somando os dois índices, nosso reajuste, na data base, é de 10,5% para os níveis fundamental e médio.

Além desse reajuste, todos os que aderiram ao PCS e foram reenquadrados em janeiro de 2010, farão jus à promoção por antiguidade em janeiro de 2013, o que representará mais 5% em todos os cargos em todos os níveis.

Ou seja, em janeiro de 2013, teremos atingido, para os níveis fundamental e médio, um reajuste de 15,5%, para a maioria dos funcionários. Conquista da nossa luta, da nossa greve antecipada!

Conquistamos, também, dois aumentos para os caixas: na quebra de caixa e na comissão, em janeiro de 2013; e também melhorias e possibilidade de conversão em pecúnia na licença prêmio, além de outros ganhos econômicos. 

Conquistamos a retirada das metas como critério de promoção por merecimento, do nosso PCS, via GT/PCS e também a negociação para estabelecimento de critérios contra descomissionamentos e demissões imotivadas, via CRT, dentre outros ganhos.

Isso foi fruto da força da nossa estratégia correta de antecipar a greve, porque se tivéssemos escolhido a estratégia defendida pelo Sindicato, não teríamos essas conquistas econômicas. Teríamos ficado apenas com a mesa recuada e rebaixada da Contraf/Fenaban e, provavelmente, alguns ganhos somente nas cláusulas sociais.

TÍQUETE EXTRA - A LUTA CONTINUA!
Perdemos nosso tíquete extra e não desistiremos de lutar pelo retorno desse direito garantido em tantos acordos anteriores e fundamental para fazer frente às necessidades reais de nossas vidas. A maioria de nós precisa do tíquete extra para saldar ou amortizar dívidas. A volta do tíquete extra é questão de honra para nós!

A RETALIAÇÃO É CONTRA A AFBEPA!
Por tudo isso, e apesar de termos sido grandes responsáveis pelas conquistas desse ACT 2012/2013, não podemos testemunhar um Acordo no qual a Associação está sendo absurdamente retaliada enquanto entidade de luta dos funcionários.


Vejam: além da falta de isonomia de tratamento, quando não garante a liberação para  a diretoria da AFBEPA, para participação em atividades sindicais que capacitem e qualifiquem ainda mais nossos diretores não liberados, como faz com os diretores sindicais, a direção do Banpará insiste em negar a continuidade da meia liberação apalavrada, de apenas um dia por semana, para a vice-presidente da Associação.

Essa meia liberação, de apenas um dia por semana, foi negociada e conquistada na Campanha Salarial de 2011 e foi garantida sem nenhum problema para o Banpará. Trata-se de uma atitude raivosa e vingativa porque a AFBEPA ousou lutar e vencer nessa e em outras campanhas e momentos de luta dos funcionários. A AFBEPA é o "calo no pé", a "pedra no sapato" da direção do Banco, a AFBEPA é a legítima força da luta dos funcionários.


"A AFBEPA não é propriedade de uma gestão, mas de todos os associados e da história de luta dos bancários do Banpará. História que representa a garantia da defesa dos direitos, interesses e conquistas da categoria e da defesa do Banpará, enquanto Banco público estadual. Não seria digno e respeitoso assinar, enquanto Presidenta da AFBEPA, nesse momento, um acordo onde a Associação está sendo atacada e prejudicada. Com nossa luta e estratégia correta, conquistamos um bom acordo, mas não aceito essa retaliação diretamente estocada contra a AFBEPA! Dignidade não se negocia! " Ressalta Kátia Furtado, Presidenta da AFBEPA.

AGENDA
Ao início da próxima semana a diretoria da AFBEPA estará em reunião ampliada para debater sobre essa e outras pautas, principalmente a luta pelo tíquete extra, pelo devido pagamento de todas as horas extras e pela instalação imediata do ponto eletrônico nas agências, postos e caixas avançados do Banpará. 

Nesse momento está marcada uma reunião do GT/PCS e estamos aguardando relatório da representante eleita pelos funcionários, Kátia Furtado. Tão logo nos seja repassado, o publicaremos aqui no Blog, sempre mantendo a categoria bem informada.

Continuemos firmes na Luta!


UNIDOS SOMOS FORTES!


Atualização na sexta-feira, 19, sobre a REUNIÃO DO GT PCS
 
Às 10h do dia 18/10, quinta-feira, a representante dos funcionários Kátia Furtado esteve na sala de reunião no 5ª andar, edifício sede, matriz do Banpará, para reunião do GT/PCS, que estava marcada. Por problema de saúde da coordenadora titular do Grupo de Trabalho e, a falta de de alguém que coordenasse os trabalhos, a reunião foi transferida para dia 25/10, quinta-feira.
 
Na oportunidade, foram solicitadas por Kátia Furtado, a confecção de Ata e a tabela salarial do PCS. 




*

7 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Kátia, todos nós funcionários da Agência Canaã sabemos da importância da sua luta que é a nossa luta também. Nós lutamos por melhores condições de trabalho, melhores salários, por mais dignidade e respeito. Ainda quero te agradecer amiga,mulher incansável, guerreira que luta pela coletividade e não pelo individualismo, por melhores dias futuros para nós, por todas essas conquistas desse ACT e por todas as conquistas dos ACT`s anteriores. Todos nós sabemos que por você hoje temos um PCS e que não foi fácil a luta. O PCS é uma conquista nossa e que devemos à sua coragem, firmeza e determinação de chamar um por um para assembleia que aprovou levar prá justiça. O ponto eletrônico é outra grande conquista, mesmo não funcionando ainda, mas estamos mais perto de registrarmos nossas horas extras trabalhadas que não são poucas. OBRIGADA AMIGA! Eu particularmente só tenho à agradecer a você e a sua equipe de luta, que enquanto eu ainda estou dormindo, todos já estão no batente lutando pelos nossos direitos.
Beijos de todos nós!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
AFBEPA disse...

Para o colega que comentou sobre a comissão de caixa, esclarecemos que, de fato, o termo revisão não contempla o que foi acertado em mesa, que foi o reajuste mesmo da comissão de caixa. Forçamos além do limite para que a palavra fosse reajuste, mas o Banco alegou problemas externos para colocar a palavra reajuste, os mesmos problemas que você elencou em teu comentário e que, por isso, não o publicamos. Não queremos dar as deixas desfavoráveis a nós, correto?

De todo modo, na mesa de negociação o compromisso do presidente do Banpará ficou muito claro e foi de que a comissão dos caixas será reajustada em janeiro de 2013.

Agradecemos por tua participação aqui no blog.

AFBEPA disse...

Para o outro anônimo que comentou sobre sua visão bem particular de democracia aqui no blog, temos a esclarecer que nosso blog não se propõe a acolher leviandades, mentiras, termos de baixo calão, ofensas pessoais e outras coisas do gênero. Isso não é democracia, isso é irresponsabilidade e desrespeito, e aqui não tem espaço mesmo.

A todos que queiram comentar, sugerir, perguntar, elogiar, criticar, sempre com respeito e colocando verdades, o blog está super aberto e os comentários são publicados.
Obrigada.