segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A GREVE CRESCE E SE FORTALECE. NÃO ADIANTA O BANCO PRESSIONAR!


Tivemos notícias, a partir de dezenas de bancários, de que a direção do Banpará está afirmando que a greve acabou e pressionando os gerentes para que os funcionários voltem, amanhã, às unidades de trabalho. Isso não é verdade! A greve continua, está cada dia mais forte, é legal, legítima e justa, e terá fim apenas quando os próprios bancários decidirem, o que só ocorrerá quando a direção do Banpará aprender a respeitar seus funcionários e apresentar uma contraproposta digna de ser apreciada e negociada pelas entidades, e de ser levada à votação em assembléia. Sobre essa triste conduta do Banpará, várias providências estão sendo tomadas, inclusive uma denúncia formal ao TRT e ao Ministério Público do Trabalho, caracterizando, claramente, o ato atentatório contra o direito de greve, por parte do Banpará.

HOJE FOI UM DIA DE VITÓRIAS PARA NOSSA LUTA!
Hoje o Banpará tentou distorcer a informação sobre um mandado judicial, argumentando que teria havido uma decisão de liberação da greve. Outra inverdade. A decisão foi apenas para abstenção, por parte da AFBEPA e do Sindicato, de bloquear a entrada dos funcionários nas unidades, o que nunca ocorreu. Na verdade, toda a categoria está revoltada com o desrespeito do Banco e já compreendeu a necessidade dessa luta que é de todos e todas. Por isso a adesão é tão forte e não é, e nem será necessário, bloquear a entrada de quem quer que seja. Os bancários sabem que nossa hora é agora e que as perdas poderão ser enormes no bolso, se recuarem. 

A AUDIÊNCIA FOI POSITIVA PARA NOSSA GREVE!
Na audiência no TRT ficou, mais uma vez, bem claro para a Desembargadora e vice-presidente daquele Tribunal, que o Banpará continua intransigente quando limita a discussão da Minuta apenas às cláusulas sociais. A Desembargadora, ao final da reunião, consignou em ata, a pedido da AFBEPA, a ata de reunião do Consad na qual o Banco afirma ter provisionado 13% para reajuste das verbas salariais. A Desembargadora também requereu que o Banpará apresente, na reunião de amanhã, 11, as 10h, proposta concreta aos funcionários, considerando, pelo menos, três itens da pauta econômica: equiparação do nosso piso ao piso do Dieese, uma promoção a mais, por merecimento, na data base, além da que ocorrerá em janeiro, essa por antiguidade, e o reajuste de todas as comissões.

A AFBEPA reafirma, sempre, a importância da retirada total das metas do nosso PCS e o resgate do interstício de 5% entre os níveis, além do reajuste de 13% nas verbas salariais e a inclusão dos adoecidos no PCS e na PLR.

Sabemos, pela ata de reunião do Consad e pelo resultado do semestre, que o Banpará possui todas as condições de negociar nossas cláusulas econômicas, sim! Falta é vontade política e respeito aos funcionários e isso, não aceitamos!

Na assembléia de hoje, 10, as 16h, a AFBEPA defendeu que o Sindicato pague nota nos jornais, televisão e rádio para dizer a toda a categoria, aos nossos clientes e à sociedade em geral, como a direção do Banpará e o governo Jatene estão destratando os bancários, primeiro negando o direito a negociação e depois mantendo a inflexibilidade, impondo restrições inaceitáveis. Temos que usar todos os canais para mostrar que esse governo estadual não sabe respeitar os trabalhadores e nem a sociedade paraense. Temos que lembrar ao governador Jatene que foi graças à dedicação e ao esforço dos funcionários que ele levou R$ 66 milhões, como dividendos, do lucro de 2011 e já levou R$ 10 milhões do resultado do primeiro trimestre de 2012. Agora, na hora de negociar nossas legítimas demandas, é só dureza e intransigência?! Que vergonha governador Jatene!



AGORA É HORA DE AVANÇAR, COLEGAS! TEM MESA DE NEGOCIAÇÃO NESTA TERÇA!
Nesta terça, 11, as 10h, ocorrerá a segunda mesa de negociação entre as entidades e a direção do Banpará. Agora é hora de fortalecer ainda mais nossa greve, pois só assim as entidades terão força para negociar com o Banco o principal. Sem recuos, sem medo, com independência e coragem, resistiremos e haveremos de vencer! Essa é a nossa hora!


UNIDOS SOMOS FORTES!





*

10 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei envergonhado com o destempero da Presidente do Sindicato e da diretora Odinea na porta da matriz, que horrível,falar que o banco não provisionou na ata do Conselho de Administração o nosso reajuste. Eu não quero esse tipo de sindicato.

Anônimo disse...

Até o momento o banco não depositou o fgts de agosto. O prazo era até o dia 7, mas como foi feriado, deveria ter sido feito ontem.

Anônimo disse...

Colegas, vamos avaliar bem a proposta do banco, se vier hoje. Pedimos o piso do Dieese, que corresponde a um reajuste de aproximadamente 72%. Se o banco oferecer menos que 20%, temos uma propota rebaixada e que merece rejeição. Seria o mesmo que pedir 13% e conseguir apenas 5%. O mesmo vale para as demais verbas. Uma boa contraproposta do banco seria 10% ou mais, já que pedimos 13. Já que não cedemos à pressão da diretoria para acabar com a greve, também não devemos confiar nas indicações do sindicato, que sempre vende uma proposta rebaixada como grande vitória.

Joaquim caldas disse...

Ao passr hje p da manhã em frente a matriz,esta lá a guerreira dos funcionarios junto com sua companheira cristina,sem descansar,sem dormir...porque os maus não dormem também.
É de admirar a força a garra e a vontade dessas meninas,queria ter 10% da forças delas,colegas do banpará,vcs podem ter certeza que estão bem representados nessa luta... e não a vitoria sem luta.
Katia,aonde vc estiver,vc terá minha admiração.
um grande bjo no teu coração.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Falo minhas as palavras do colega Joaquim. Essa é a nossa guerreira de sempre. Dói o rim, corre na urgência, medica e volta à batalha. Que Deus te abençoe sempre e à sua equipe tb. "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Vamos bater mais e mais, que o iceberg acaba se partindo e afunda. Eles não poderão aguentar tanto tempo com as agências e pabs fechados.