sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MESA DE NEGOCIAÇÃO JÁ! MUDANÇAS NA JORNADA DE TRABALHO, DESCONTOS DE INTERVALO. AFBEPA PEDE A CORREÇÃO DESSES PROBLEMAS EM OFÍCIO AO BANPARÁ

A AFBEPA protocolou hoje, no Banpará, o ofício 016/2012 solicitando a imediata abertura da mesa de negociação sobre a Minuta do Banpará, e a correção de alguns problemas ocasionados por recentes decisões que podem trazer prejuízos aos bancários e bancárias como mudanças de horários e descontos de intervalos na jornada de trabalho. Confira o teor do ofício, abaixo. 

___________________________________________




Belém (PA) 24 de agosto de 2012
Of. 016/2012 AFBEPA


Senhor Presidente,

Cumprimentando-o, exponho abaixo alguns assuntos para os quais solicito o devido e urgente tratamento.


1)   Imediata abertura da mesa de negociação para tratar da Minuta de Reivindicações dos Funcionários do Banpará e ratificação do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012
No dia 6 de agosto de 2012 esta AFBEPA, o Sindicato dos Bancários, a Contraf/Cut e a Fetec/cn entregaram à direção do Banpará a Minuta de Reivindicações dos Funcionários do Banco. Desde então aguardamos retorno dessa direção para que marque a primeira rodada de negociação entre o Banco e as entidades de classe dos trabalhadores. No entanto, infelizmente, a direção do Banpará, até agora, não cumpriu sua parte no processo negocial. Sequer ratificou o Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012, para estender a validade após a vigência, e nem chamou a mesa de negociação da Minuta.

Nossa data base se inicia em 1º de setembro, logo, se a direção do Banco não ratificar o ACT, estaremos sem Acordo específico no Banpará, o que configura um retrocesso inominável há tempos obscuros nos quais os bancários apenas lutávamos pelo Banco enquanto o Banco nos ignorava.

Sendo o senhor, e grande parte de sua diretoria, funcionários de carreira do Banpará, não haverão de querer passar para a história como aqueles que negaram aos colegas o direito de negociar as justas e legítimas reivindicações em período de Campanha Salarial.

Todos sabemos que nossas principais conquistas estão em nosso ACT. Ao mesmo tempo, a direção do Banpará já registrou em ata pública de reunião do Conselho de Administração que pode conceder, porque provisionou, 13% de reajuste nas verbas salariais. Também há outras importantes reivindicações que temos que debater, já que estamos fazendo a nossa parte: labutando dia-a-dia, sob intensa pressão por metas, para bater recordes de lucro para o Banpará, muitas vezes em inadequadas condições de trabalho com falta de condições ambientais, tecnológicas, de estrutura e de pessoal.

Não aceitaremos ser regidos apenas pela Convenção Nacional, quando há uma realidade e uma história local que devem ser consideradas e respeitadas. Nós temos o direito de ser ouvidos! E queremos conquistar melhorias em nossas condições de vida e de trabalho!

Como parte altamente interessada, esta AFBEPA reivindica a imediata abertura da mesa de negociação para tratar da Minuta de Reivindicações do Banpará e a imediata ratificação do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012.


2)   Horário de fechamento das Agências do interior
Tivemos conhecimento que o Banco informou aos gestores de algumas agências do interior que o horário de fechamento das unidades foi alterado de 15h para 16h, o que modifica o procedimento praticado há mais de dez anos, sem diálogo algum com os bancários ou com as entidades de classe.

Nesses locais, todos os demais Bancos, de modo geral, procedem a abertura das unidades às 10h e o encerramento do atendimento ao público às 15h. Dessa forma também ocorre nas unidades do Banpará, quando o trabalho interno se estende até por volta das 17h30 ou 18h, principalmente por falta de estrutura de pessoal. A mudança certamente causará mais insegurança e adoecimentos, o que nem o Banco deveria querer e nem nós desejamos.
Diante disso, solicitamos que essa mudança não se efetive e que o horário volte ao que sempre foi praticado antes.


3)   Mudança de horário na SULOG
Recentemente os funcionários da SULOG foram informados de decisão que alterou o horário de saída de 17h para 18h, o que causou grande insatisfação dos trabalhadores, uma vez que os mesmos já estavam habituados a cumprir jornada de 8h às 17h, com 1h de intervalo. Em junho, quando foram consultados pela Sudep, os funcionários da SULOG confirmaram o interesse em manter esses horários de entrada e saída, no entanto, foram tristemente surpreendidos com tal decisão.

É preciso ponderar que a SULOG está localizada em local inseguro, considerado pela própria Polícia Militar, zona de risco, onde os assaltos são freqüentes. Anteontem, 22, um assaltante adentrou a unidade, o que causou, naturalmente, medo e pânico entre os funcionários.
É absolutamente necessário usar de bom senso e cancelar essa decisão da diretoria colegiada, mantendo o horário de saída praticado, que consta, inclusive, em folha de presença. Essa é uma reivindicação dos trabalhadores(as) daquela Superintendência e desta AFBEPA.


 4)   15’ de intervalo concedidos pelo Banco dentro da jornada de trabalho de oito horas.
Há mais de dez anos os bancários comissionados gozam de um intervalo de 15’ durante sua jornada, independente do intervalo intrajornada. No entanto, recentemente, o Banco retirou esse direito já incorporado ao Contrato de Trabalho pelo tempo em que está sendo praticado. Vemos com preocupação mais essa medida que retira direitos dos trabalhadores. Diante disso solicitamos que o Banco revogue essa medida e respeite o direito adquirido desses bancários do Banpará.


5)   15’ de intervalo dentro da jornada de trabalho de seis horas.
Segundo determinação expressa em comunicado interno da Matriz para os gestores, o Banco está, erroneamente, descontando os 15’ de descanso quando estende a jornada de 6h para 6h15’. Isso significa que os bancários estarão pagando pelo intervalo, o que é ilegal. Caso o Banco mantenha esse entendimento, esses 15’ além da jornada de trabalho deverão ser considerados e pagos como horas extras.

Por fim, solicitamos que o presidente do Banpará receba esta Associação de Funcionários para tratarmos das pendências acima citadas, sem prejuízo de imediatas intervenções no sentido de corrigir o que se encontra distorcido, conforme colocamos.
Aguardamos breve e positivo retorno.


Atenciosamente,



Kátia Furtado
Presidenta AFBEPA





Ao Sr. Augusto Sérgio Amorim da Costa
PRESIDENTE DO BANPARÁ
COM CÓPIA PARA DIRAD, SUDEP.






*

2 comentários:

Anônimo disse...

obrigado afbepa. vocês sempre dizem o que estamos sentindo na pele. esperamos o que presidente responda ao oficio e resolva esses absurdos que estão acontecendo no banco. nunca vimos tantos desmandos. não posso me identificar, mas saiba que nós estamos com vocês, afbepa. vocês lutam por nós de verdade.

Anônimo disse...

A ordem vem de cima. Do lndo governador anti-funcionalismo e adorado privatizador. FORA JATENA!!!FORA ZENALDO!!!FORA AUGUSTO!!!!