segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ADOECIMENTOS E A SOBRECARGA, QUE GERA MAIS ADOECIMENTOS

Bastante preocupante o alto nível de adoecimentos no Banpará. A carência de pessoal leva à sobrecarga dos bancários que ainda estão sendo obrigados a cumprir metas abusivas, impossíveis de serem atingidas. 

Felizmente ocorreu, no último domingo, a prova do concurso público para a contratação de novos funcionários. Reivindicamos que, no mínimo, trezentos aprovados sejam imediatamente convocados.

Leia, abaixo, o teor do ofício sobre o adoecimento, protocolado pela AFBEPA ao presidente do Banpará com cópia para Dirad, Sudep/Sesmt, Sindicato e Fetec/cn.  Aguardamos resposta urgente do Banco.

__________________________________________



Belém (PA), 09 de agosto de 2012
Of. 015/2012


Sr. Presidente,

Temos verificado que várias unidades de trabalho do Banpará possuem um quadro insuficiente de pessoal, principalmente porque muitos funcionários se encontram adoecidos e afastados.

A preocupação com essa situação é grande, porque o Banco cobra metas das unidades de trabalho e a pressão se torna insustentável sem que as devidas condições sejam garantidas. O resultado é sobrecarga, exploração e a conseqüência direta é mais adoecimento na categoria.

O problema é que o Banpará estabelece, nesses casos de licença saúde, que o bancário continue a constar nos quadros da unidade de trabalho como se estivesse na ativa. Mas, de fato e de direito, o trabalhador se encontra de licença para cuidar da saúde. Na unidade de trabalho, o quadro fica incompleto, porém o Banco não permite que essa ausência seja suprida, pelo menos até o retorno do funcionário.

O caos se estabelece. Verificamos que são muitos os casos em que há desvios de função, em que um bancário tem que desempenhar além das suas, outras funções para as quais não tem a necessária qualificação e nem o tempo disponível. A necessária pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados para quem trabalha com digitação de dados, não está sendo cumprida, o que representa uma ilegalidade, um passivo para o Banco. Há agências que estão funcionando com dois ou três bancários a menos no quadro. E a direção do Banco não reconhece e não cuida dessa situação.

Ano passado foi feita a solicitação para que o Banpará disponibilizasse para as entidades o demonstrativo atual de adoecimento dos bancários por local de trabalho no Banpará. Precisamos conhecer e compreender essa realidade. Até hoje não nos foi repassada essa informação importantíssima.

A AFBEPA, novamente, solicita que sejam disponibilizados esses dados sobre adoecimento na categoria, e propõe que o Banpará realoque pessoas para suprir o quadro deficitário de funcionários, com máxima urgência.
Aguardamos breve e positivo retorno.

Atenciosamente,


Kátia Furtado
Presidenta da AFBEPA.


Ao Sr. Augusto Sérgio Amorim da Costa
PRESIDENTE DO BANPARÁ
COM CÓPIA PARA DIRAD, SUDEP/SESMT, SEEB/PA E FETEC/CN.


O ofício, protocolado.



*

Nenhum comentário: