terça-feira, 5 de junho de 2012

SEGURANÇA E AC164 - SE A MEDIDA É BOA, TEM QUE VALER PARA TODOS

O cuidado com as vidas, a prevenção, a tecnologia e a estratégia em segurança tem sido frequente demanda desta AFBEPA ao Banco. Estamos cada vez mais preocupados com a total situação de insegurança a que estão expostos os bancários e seus familiares. Lamentavelmente, ontem mesmo, em São Paulo, um bancário de Banco privado foi feito refém e assassinado em meio a um assalto bancário, na modalidade 'sapatinho'.


No Banpará, graças a Deus, ainda não temos registros de óbitos, mas o 'sapatinho' tem sido a modalidade preferida das quadrilhas que pesquisam as vidas e as rotinas dos bancários e bancárias, e planejam os sequestros para assaltar as agências e postos.


Diante disso, esta AFBEPA priorizou o pedido de retirada das chaves das mãos dos bancários e o repasse da atribuição de abrir e fechar as agências às empresas de segurança, além da contratação de mais guardas para as unidades.


> Vale lembrar que, em 2010, a direção do Sindicato dizia que um dos grandes "avanços, avanços e mais avanços" da negociação naquela Campanha Salarial era uma cláusula que determinava a contratação de empresa de segurança para abrir e fechar as unidades do Banco. Quando o texto do ACT foi colocado no site, meses depois do Acordo ter sido assinado, nada dessa cláusula. Havia apenas a previsão de um estudo. A categoria foi enganada também nesse ponto (pra não lembrar dos 3,3% de reajuste e outras balelas).


No dia 31 de maio a direção do Banpará soltou o Aviso Circular 164. Não entraremos no mérito deste AC, para não expor detalhes que não podem ser publicados, mas queremos, de pronto, deixar claro que a boa medida está incompleta e nega a principal preocupação quanto à segurança. Se a medida é boa e se a intenção é proteger, tem que servir para todos!


Por isso a AFBEPA enviou ao presidente do Banpará o ofício 012/2012 manifestando tempestiva posição acerca do AC164. Os contratos com as empresas de segurança devem cobrir o serviço completo de modo a isentar todos os bancários e bancárias da exposição que tem sido a guarda das chaves. Como sempre temos afirmado, o risco do negócio é do 'dono' do negócio, e não dos bancários e bancárias.


A orientação da AFBEPA é para que os bancários se neguem sempre a guardar as chaves das agências e postos. Enviem comunicado ao Banco, com cópia para esta AFBEPA e para o Sindicato. 


Sejamos firmes na defesa de nossas vidas, de nossos direitos, porque quem já passou pelo terror do sequestro, tendo sua família sob a mira de revolveres de bandidos, sabe que nada vale esse sofrimento. Esta AFBEPA está agindo em defesa da categoria. Não se calem! Façam a coisa certa: falem NÃO diante de um comando errado, que venha a prejudicar suas vidas e de sua família. E nos comunique.


UNIDOS SOMOS FORTES!






*

Nenhum comentário: