sexta-feira, 4 de maio de 2012

REUNIÃO POSITIVA NA AGÊNCIA SÃO BRÁS. BANCÁRIOS FIRMES NA LUTA!

O cenário é o mesmo em todas as unidades. 
Aqui em São Brás, na abertura da Agência...

...o quadro de superlotação, que se mantém 
até depois das 18h.


Dando prosseguimento à agenda de organização e mobilização da categoria no Banpará, hoje, 04, ocorreu a reunião da AFBEPA, FETEC/CN e Sindicato, na agência São Brás. A reunião foi positiva e construtiva.  Os principais pontos abordados, como nas demais reuniões, foram: 

1. AÇÃO NA JUSTIÇA DO TRABALHO.
A Ação reclama os três pontos acordados na mesa de negociação, mas que o Banco não incluiu na redação final do ACT, são:

1.1. Revisão e reajuste de todas as comissões, em até 10%, retroativo a novembro de 2011, conforme afirmado pela Diretora Administrativa do Banpará;

1.2. Reajuste das Comissões de Tesoureiros, de acordo com o nível da agência em valores que vão de R$ 1.532,00 a R$2.451,00; reatroativo a setembro de 2011;

1.3. Reajuste de 12% em todos os níveis, mantendo-se o interstício de 5% na tabela do PCS, este ponto definido em mesa da Fenaban, à qual o Banco é signatário.

A publicação da sentença está marcada para o dia 21 de maio. Qualquer que seja a decisão, haverá prosseguimento da Reclamação Trabalhista nas demais instâncias. O número do processo, para consulta é 00001-93.2012.5.08.0009.

2. HABITUALIDADE DE HORA EXTRA E SOBRECARGA DE TAREFAS.
A AFBEPA orientou que, diariamente, os trabalhadores anotem em um caderninho todas as horas extras efetivamente trabalhadas e não pagas, pois para a administração do Banpará as agências e PABS trabalham com o quadro completo, quando na realidade, o formal não condiz com a condição real de trabalho, pois há muitos bancários adoecidos de licença e outros participando de treinamentos ou seleções internas, como também de férias. Para a AFBEPA, o Banpará precisa urgentemente contratar e, desta forma, rearrumar o quadro das unidades bancárias, deixando sempre duas ou mais pessoas a disposição da Unidade, para quando ocorrer as situações citadas;

3. CRITÉRIOS PARA DESCOMISSIONAMENTOS E COMISSIONAMENTOS.
A luta é por estabelecimento de critérios objetivos, claros e transparentes. Modernamente é inaceitável que as empresas, principalmente as públicas, não tenham critérios para comissionar e descomissionar os seus empregados. No Banpará a falta desses critérios tem levado a administração a cometer desmandos e abusos, uma vez que técnicos competentes, experientes e preparados pela empresa, estão sendo destituídos de suas funções. Para a AFBEPA, esse procedimento é muito danoso para a sociedade, pois dinheiro público, gasto em cursos, viagens e toda uma formação para exercer a função, está sendo jogado pelo ralo.

4. PONTO ELETRÔNICO.
Fiscalizar o ponto, para não haver burla, essa é a palavra de ordem! O Ponto marcará a jornada real de trabalho nas agências e PABS. Segundo informes do Banco, as máquinas estão chegando nas Unidades para serem instaladas e as informações de horários estão sendo solicitadas dos gestores. O Ponto Eletrônico, de acordo com o ACT, deve entrar em vigência até 31/05/2012. Caso isso não ocorra, cabe imediata ajuização de Ação de Cumprimento por parte do Sindicato dos Bancários, uma vez que a diretora administrativa afirmou, em reunião no início de abril, que o Ponto Eletrônico não seria instalado em todas as unidades do Banco no prazo do Acordo.

5. SEMINÁRIO PELO FORTALECIMENTO E DEFESA DO BANPARÁ.
No dia 12 de maio de 2012, no auditório do TRT da Praça Brasil, a partir das 9h, ocorrerá o Seminário pelo Fortalecimento do Banpará, organizado pela AFBEPA, Sindicato dos Bancários, Contraf e Fetec/cn. Estão sendo convidadas importantes instituições governamentais e não governamentais tais como: ALEPA, Governo do Estado, Direção e Conselho de Administração do Banpará, OAB, FAMEP (Federação dos Municípios), as Centrais Sindicais, dentre outras.
É fundamental a efetiva participação de todos os bancários e bancárias do Banpará, que sempre defenderam o fortalecimento do nosso Banco estadual e público!

6. CAMPANHA SALARIAL.
Em junho devem começar as agendas de luta da categoria do Banpará para mais uma Campanha Salarial e nós temos que estar juntos, mobilizados, organizados e defendendo com firmeza os nossos interesses de vida.

Ano passado a administração do Banpará ameaçou, lembram, está no Comunicado do dia 26/09/2011, mas nós, em Assembléia dos Funcionários, dissemos não a toda forma de intimidação, a nossa UNIÃO foi mais forte e nós conseguimos arrancar com a nossa RESISTÊNCIA E FIRMEZA, o melhor Acordo da Categoria Bancária em todo o Brasil.

Este ano não vai ser diferente! Mesmo se a direção ameaçar, constranger, intimidar etc, os nossos interesses coletivos serão mais fortes e priorizados. Precisamos conquistar direitos para podermos ter no presente, e no futuro, melhores condições de vida.

UNIDOS SOMOS FORTES!





*

Nenhum comentário: