quinta-feira, 17 de maio de 2012

REUNIÃO COM O PRESIDENTE DO BANPARÁ. QUE AS DECISÕES SEJAM EFETIVADAS.

Folhando documentos na agenda, a presidenta da AFBEPA, Kátia Furtado, 
a diretora administrativa Márcia Maués e o presidente do Banpará, Augusto Costa.

Dirad, presidente do Banpará e assessoria, Sindicato, Fetec/cn e AFBEPA.

Agradecemos aos Deputados Estaduais Edmilson Rodrigues – PSOL; Zé Maria, Carlos Bordalo e Alfredo Costa – PT, e Márcio Miranda e José Megale – PSDB, que intermediaram a retomada do diálogo com o Banpará.


Ocorreu hoje a reunião entre as entidades e o presidente do Banco, Augusto Costa, acompanhado da diretora administrativa Márcia Maués e da assessora Taís Profetti.  Pelas entidades participaram Kátia Furtado – AFBEPA; Rosalina Amorim – Sindicato e Vera Paoloni – Fetec/cn.


A reunião, que durou cerca de três horas, foi considerada positiva pelas entidades. Conforme a pauta estabelecida em ofício ao Banco, estes foram os pontos tratados:

REAJUSTE DE TODAS AS COMISSÕES - Banco tem que cumprir a palavra empenhada.
A Presidenta da AFBEPA voltou a solicitar firmemente que o banco cumpra a palavra empenhada em mesa de negociação na Campanha Salarial, mostre o estudo das comissões que deveriam ter sido revistas e reajustadas até novembro de 2011. O presidente afirmou que a diretoria do Banco ainda não conhece o estudo e remeteu este debate a um outro momento. A AFBEPA continuará pautando esta questão em todos os momentos.

HORAS EXTRAS NÃO PAGAS
A AFBEPA e as entidades denunciaram novamente o não pagamentos das horas extras. O presidente reiterou a determinação para que sejam pagas todas as horas extras efetivamente trabalhadas e determinou que este assunto deve ser tratado no Comitê de Relações Trabalhistas, mas de acordo com a Lei e com a determinação que será reafirmada em um novo documento.

A orientação da AFBEPA é para que todos os bancários anotem, em controle próprio, toda a duração da Jornada de Trabalho, e enviem à Associação para que possamos tomar as providências devidas para efetivação do pagamento, junto a pessoa destacada pelo Presidente, que irá autorizar esses pagamentos.
 
Ainda em relação a essa questão, está claro que há dois encaminhamentos diferentes dentro do Banco. Um é a determinação do Presidente do Banpará que expressamente manda que se pague todas as horas extras efetivamente trabalhadas, e outro é o da consultoria contratada para cortar custos, que tem se manifestado em sentido contrário. A quem, afinal, os gestores das unidades bancárias devem seguir?
 
Para a AFBEPA, neste caso, é irrazoável contrariar posição do Presidente do Banpará. É ele o responsável pela gestão do Banpará e, é dele a maior autoridade, que acompanha o que determina a Lei. Logo, as horas extras realizadas devem ser totalmente pagas.

PONTO ELETRÔNICO - banco quer mais prazo, até 31 de agosto. Cadê a compensação?
O ACT 2011/2012 determina que o Banpará deverá instalar o Ponto Eletrônico em todas as unidades do Banco até 31 de maio. O presidente do informou que o banco não implantará o ponto eletrônico até este prazo. Argumentou falta de normatização, de treinamento, e problemas de ajuste nos horários. O presidente solicitou novo adiamento de prazo, desta vez para 31 de agosto de 2012.

A AFBEPA ressaltou que a prioridade para a instalação do Ponto Eletrônico é nas agências, onde estão ocorrendo muitos problemas relativos à sobrejornada, como as horas extras não pagas.

A AFBEPA defende que a categoria decida em Assembléia no Sindicato até, no máximo,quarta-feira da semana que vem, mas que, se a decisão for por conceder novo adiamento de prazo, haja uma forma de compensação aos bancários e bancárias.

Banco de horas - o presidente informou, também, que o Banpará pretende instalar o sistema de banco de horas. As entidades se posicionaram contrárias. Este é outro tema a ser debatido em assembléia da categoria.

CRITÉRIOS PARA COMISSIONAMENTOS E DESCOMISSIONAMENTOS
Um dos momentos mais tensos da reunião foi quando as entidades protestaram duramente e pediram a revogação das portarias de descomissionamentos, assim como a construção conjunta de critérios para comissionamentos e descomissionamentos no Banpará.

O presidente alegou que comissionamentos e descomissionamentos são atos de gestão da empresa e dizem respeito às funções de confiança. A AFBEPA ressaltou que as decisões desse tipo causam uma repercussão direta e imediata nas vidas e na saúde das pessoas e de suas famílias.

Ficou acertado que o tema será tratado no Comitê de Relações Trabalhistas e serão construídos os critérios mínimos para comissionamentos e descomissionamentos.

DEMISSÕES SUMÁRIAS E ARBITRÁRIAS
As entidades cobraram do presidente sobre as duas recentes injustas demissões: um caso que não passou pelo Comitê Disciplinar, e um outro caso em que o Banco decidiu contrariamente ao entendimento unânime do Comitê Disciplinar. 

Após um difícil debate, o presidente se comprometeu em não mais demitir sem processo que passe pelo Comitê Disciplinar.

As duas injustas demissões estão sendo questionadas judicialmente. O caso Demétrio pela advogada do Sindicato, e o caso Jorge Kleber pela advogada da AFBEPA.

COMITÊS PARITÁRIOS
Agenda Regular a partir deste mês de maio - O presidente garantiu que todos os comitês serão fortalecidos e terão agenda regular de reuniões.

Até agora houve apenas uma reunião do Comitê de Relações Trabalhistas, que terá reuniões quinzenais. Quanto ao GT/PCS, que terá três reuniões mensais, e Comitê de Segurança, que terá duas reuniões mensais, o Presidente se comprometeu em convocar as primeiras reuniões ainda neste mês de maio.

Primeiros suplentes participarão das reuniões – outra conquista da reunião é que os funcionários ganharão um representante a mais nas reuniões dos comitês paritários porque os primeiros suplentes, em cada comitê, serão convocados para garantir a continuidade dos debates caso um representante titular precise se ausentar. O Banco também indicará seus suplentes.

As reuniões dos comitês ficarão assim compostas pela representação eleita dos funcionários:

GT/PCS - Kátia Furtado, Odinéa Gonçalves, Érica Fabíola e Vera Paoloni.

Comitê de Relações Trabalhistas - Érica Fabíola, Odinéa Gonçalves, Heidiany Katrine e Salete Gomes.

Comitê de Segurança - Fernando Loureiro, Raimundo Nonato Silva, Luiz Amaral Moura e Vera Paoloni.

(IN)SEGURANÇA BANCÁRIA
Uma grande conquista da luta, das denúncias, da pressão que esta AFBEPA tem feito sobre a direção do Banco e em defesa das vidas dos funcionários e seus familiares: finalmente serão contratadas empresas de vigilância e as chaves não ficarão mais sob a responsabilidade dos bancários, isso em cerca de duas semanas.

O sobreaviso e a guarda das chaves nos finais de semana não mais ocorrerão, e o projeto do Banco é realizar a abertura e fechamento remoto dos cofres

A decisão é acertada e atende a uma reivindicação do Encontro dos Bancários do Banpará, da Minuta de Reivindicações e da defesa das vidas e da segurança dos bancários e seus familiares que têm sido os alvos das quadrilhas de assaltos a Bancos, na modalidade sapatinho.

Ainda com relação à insegurança bancária foi feita a cobrança de presença e maior agilidade das áreas de segurança e saúde quando há ocorrências de assaltos, principalmente com vítimas. 

Nos casos recentes, estas áreas foram impedidas de fazer seu trabalho e os bancários e familiares sofreram prejuízos além dos já vivenciados em momentos difíceis, como os de um seqüestro em família.  

O presidente determinou que a DIRAD se comprometa em garantir e agilizar os atendimentos.

PLANO ODONTOLÓGICO
O banco também pediu adiamento de prazo até 31 de agosto. Este tema será, também, levado para a categoria.

CONCURSO PÚBLICO
A AFBEPA ressaltou a carência de pessoal para dar conta da demanda no Banpará e a urgente necessidade de contratação através de concurso público. O presidente afirmou que o concurso deverá acontecer até agosto de 2012. Segundo informação do presidente, está em fase final o processo licitatório da empresa a realizar o concurso.

Na Minuta de Reivindicações, os bancários pediram a contratação de 300 novos funcionários. Esta é a real demanda no Banpará.

Continuemos fortalecidos na União e na Luta, pois só assim somos respeitados e considerados! Cada conquista é fruto da nossa coragem, ousadia, independência e firmeza!

Sábado, dia 19, todos e todas no Seminário em Defesa do Fortalecimento do Banpará, a partir das 9h, no auditório do TRT da Praça Brasil. Sua presença é fundamental!

UNIDOS, SOMOS FORTES!

UNIDOS, SOMOS IMBATÍVEIS!





*

3 comentários:

Anônimo disse...

Senhora Afbepa, ontem e hoje o noticiário paraense comentou sobre o pagamento de centenas de cheques da ALEPA de forma irregular, e os senhores da ALEPA mandaram perguntar porque o banpara pagou esses cheques. Vejo que mais uma vez teremos inocentes punidos já que é impossível que os auditores do banco não tenham tido competência para detectar essas falhas, mas nada irá acontecer come eles. A senhora está sabendo das irregularidades que estão acontecendo no banco atualmente, alem das demissoes injustas, existe administrador que está utilizando bens do banco em proveito próprio, amigos da diretoria/presidencia cedidos para outros orgãos COM ÔNUS para o banco, nesse momento de redução de despesas, parentes da diretoria usando o estacionamento do banco de forma irregular, viagens semanais dos diretores, que estão usando as diária para complementar a renda, licitações direcionadas, indicações de incompetentes para a administração do segundo escalão, apenas para dizer SIM aos comandos dados pela diretoria, sem qualquer questionamento. diante disso pergunto o que o sindicato faz? Panfletagem.
Não entendo prque a senhora não vai para a imprenssa junto com o nosso sindicato e divulga esses fatos, ou denuncia ao ministério público, para acabar de vez com as irregularidades e punir os administradores que as cometem?
Antes que a senhora pergunte porque escrevo como anonimo, respondo que é porque não tenho estabilidade e preciso do emprego para ter o que comer e como sou o lado mais fraco da corda sei irá sobrar para mim se me identrificar, mas sei que tenho uma associação e um sindicato para nos representar e lutar por nossos direitos. Este é o meu desbafo.
Espero que o moderador tenha a dignidade de publicar este comentário.

AFBEPA disse...

Aos colegas,

Não podemos publicar comentários com denúncias sem comprovação, porque isso geraria responsabilidade sobre o anônimo e sobre a AFBEPA. Pedimos que repostem os comentários e, em caso de denúncias, assinem ou linkem as comprovações. Muito obrigada!

Anônimo disse...

Esperamos não ser mais engrupidos pela atual administração. Precisamos que o sindicato una-se à AFBePa nas novas minutas de reinvindicações e não decidam precocemente pelo fim da próxima greve, sem que tudo estaja assinado e registrado em cartório. Não vamos mais ser enganados com promessas de políticos.