quarta-feira, 23 de maio de 2012

CONDUTA ANTISSINDICAL DO PRÓPRIO SINDICATO ESTÁ IMPEDINDO ELEIÇÃO, LIVRE, DE DELEGADOS SINDICAIS NO BANPARÁ

Amanhã, 24, se encerram as eleições para delegados sindicais e o site do Sindicato dos Bancários continua indisponibilizando os documentos necessários para que os bancários possam fazer as eleições em suas unidades de trabalho. Temos recebido vários telefonemas de colegas do interior que querem realizar as eleições e não conseguem, porque desde o início da semana passada o link que deveria disponibilizar os documentos estava bloqueado. Agora está simplesmente vazio. Para piorar, até agora não foi divulgada uma lista com os nomes dos candidatos inscritos.


Semana passada foi denunciado por vários bancários que houve manipulação das eleições por parte de duas diretoras e um diretor do Sindicato. As urnas foram fechadas às pressas, impedindo bancários, inclusive candidatos, de votar nas Agências Centro e São Brás. Já na Agência Senador Lemos, um diretor do Sindicato afirmava ter apenas um candidato, quando havia dois. Ocorre que como não foram divulgadas listas com os candidatos inscritos, os bancários não poderiam saber que havia outro candidato. 


Os bancários prejudicados protocolaram documentos junto ao Sindicato, solicitando anulação das eleições manipuladas, mas as diretoras do Sindicato, as que manipularam, disseram que o Sindicato vai manter as eleições e os resultados, mesmo tendo tudo ocorrido irregularmente. Novas denúncias estão surgindo em outras unidades do Banpará.


Configura-se o seguinte quadro: as eleições para delegado sindical estão ocorrendo apenas onde as diretoras têm algum interesse político e impõem sua presença levando, consigo, os documentos necessários.  Para a maioria dos bancários do Banpará, de nenhuma outra forma o Sindicato está garantindo as eleições de delegados sindicais. Trata-se de uma conduta antissindical por parte da própria direção do Sindicato!


Por que esvaziar ou manipular dessa forma um instrumento de luta tão importante aos trabalhadores como a democrática eleição de delegados sindicais? Será que vale a pena impedir os bancários de eleger seus delegados sindicais livremente, sem o jugo da manipulação eleitoreira? Quem perde com isso são os trabalhadores, que são privados, pela própria entidade sindical, de escolher livremente seus representantes.


Mas o que esperar de um grupo que se mantém dirigindo o Sindicato sempre manipulando resultados? Assim foi em 2010, quando as urnas ficaram sob a guarda dos 'lobos' durante quatro dias e quatro noites, mesmo o Estatuto do Sindicato determinando o início da apuração logo após o encerramento da eleição. Os métodos, ao que vemos, continuam os mesmos.


Temos, hoje, uma relação institucional equilibrada com a atual direção do Sindicato dos Bancários, porque essa foi uma decisão do último Encontro dos Bancários do Banpará, que a AFBEPA ganhou com a ampla maioria dos presentes naquele Encontro. 


Tivemos a responsabilidade e a serenidade de, mesmo sendo a maioria naquele Encontro, construir a unidade de ação em prol da categoria, até porque, com a mudança de governo, a diretoria do Sindicato, vinculada ao partido que dominava o governo até 2010, em tese, passaria a ser oposição. 


No entanto, jamais calaremos diante dessas absurdas condutas antissindicais cometidas pela direção do Sindicato contra os bancários e bancárias!


A AFBEPA acolheu e publicou as denúncias dos bancários prejudicados, em ativa e total solidariedade, e está disponibilizando seu setor jurídico para que todos possam reivindicar a justiça, a democracia e a liberdade de eleger, como determina o Regimento, seu delegado sindical em cada unidade do Banpará. 


Muitos bancários prejudicados estão desanimados, revoltados e dizem não mais acreditar nesse Sindicato. É isso o que acontece quando a diretoria sindical não tem a responsabilidade de pensar e agir acima das pequenas disputas de poder que, ao que parece, é só o que enxergam!




UNIDOS SOMOS FORTES!








*

Nenhum comentário: