quinta-feira, 24 de maio de 2012

ASSEMBLÉIA, PRÉ-CONFERÊNCIAS E ENCONTRO - PORQUE LIMITAR E IMPEDIR A AMPLA PARTICIPAÇÃO DOS BANCÁRIOS NO ENCONTRO DOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ?


Em mais uma decisão contrária aos interesses da categoria, a direção do Sindicato resolveu que “somente poderão ser eleitos delegados ou delegadas à 7ª Conferência, ou representantes aos Encontros Estaduais do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do Banpará, os bancários e bancárias que estiverem presentes nas Pré-Conferências de Santarém e Marabá.”

1)   Porque limitar tanto a participação dos bancários do interior no Encontro dos Bancários do Banpará que é onde realmente se define a pauta da Minuta de Reivindicações?

2)   Se a participação nas pré-conferências é um critério para ser delegado ao Encontro dos Funcionários do Banpará, quem não residem em Marabá terá seu deslocamento, estadia e alimentação pagos pelo Sindicato? Quem mora em Canaã, Redenção, Xinguara, Eldorado, Tucuruí, ou nas demais cidades do Sul e Sudeste do Pará, se deslocará como para Marabá? E quem mora em Alenquer, Óbidos, Juruti, Oriximiná, por exemplo, se deslocará como para Santarém?

3)   Mas, se participar das pré-conferências é um critério para ser delegado, então, é lógico que o Sindicato deve garantir a presença dos bancários e bancárias dessas regiões nessas pré-conferências, sim?

Não concordamos com esses critérios de participação. O mais correto seria permitir que cada agência escolhesse um ou dois bancários para participar como delegados no Encontro dos Funcionários do Banpará que é onde, de fato, se decidem as principais questões relativas à luta da campanha salarial como as reivindicações e a agenda de mobilizações.

Só com o dinheiro das passagens de avião dos diretores do Sindicato, que aliás, nestas caravanas caríssimas têm viajado aos montes, desnecessariamente, a entidade poderia garantir a participação dos bancários no Encontro do Banpará, aqui em Belém. Se a direção do Sindicato quer viajar, que sejam dois ou três diretores, no máximo. Mas eles viajam de seis a oito diretores! E isso com o dinheiro da categoria!

Ao tomar a decisão de criar regras limitadoras, a direção do Sindicato, na verdade, impede a ampla participação da categoria em uma agenda tão importante, inclusive para que os colegas que venham do interior, possam ajudar a construir a pauta da Minuta de Reivindicações em sintonia com a realidade das vidas dos bancários do Banpará não só na capital, mas também em municípios longínquos. Todos são igualmente importantes e todos merecem participar da mesma forma!

Também a participação de mais colegas do interior ganha enorme importância, para que esses colegas possam sentir o clima do Encontro e ganhar mais energia para mobilizar em suas unidades e garantir um forte movimento durante a campanha salarial.

Limitar a participação dos bancários é tirar a força do movimento e jogar do lado contrário.

Na assembléia, esta AFBEPA pautará a aprovação da ampla participação dos bancários e bancárias do interior do Estado, em defesa da democracia, dos direitos, interesses e conquistas da categoria no Banpará.


ASSEMBLÉIA DOS BANCÁRIOS DO BANPARÁ - Segunda-feira, dia 28 de maio, as 18h30 na sede do Sindicato.

Pauta: Ponto Eletrônico, Plano Odontológico e Banco de Horas. O Banco pediu ao Sindicato o adiamento dos prazos que estão finalizando em 31 de maio, para 30 de agosto. 

Posição: o Banco deve implantar o Ponto Eletrônico em todas as unidades até 31 de maio de 2012, conforme consta no ACT 2011/2012, afinal, são mais de quatro anos esperando essa conquista garantida em quatro Acordos, os quais o Banco, sistematicamente, vem descumprindo sem que o Sindicato sequer cobre nem uma compensação pela espera. Portanto, devemos exigir a Ação de Cumprimento do Ponto Eletrônico e demais cláusulas que o Banco irá descumprir no ACT.

Quanto ao Banco de Horas, a posição é não negociar a flexibilização dos direitos dos trabalhadores. Hora extra é para ser paga. Se o Banco quiser driblar a Lei trabalhista, que o faça sem a anuência do Sindicato,até para que, depois, os bancários possam reivindicar na justiça, se preciso for, seus direitos desrespeitados.


ENCONTRO ESTADUAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ - propomos que seja sábado, dia 9 de junho e não em um domingo.
Realizar o Encontro dos Funcionários do Banpará em um domingo é um grande prejuízo para a categoria. Domingo é um dia de estar com a família e de descansar. 


Propomos que o Encontro seja realizado no sábado, dia 9 de junho, para que a maioria dos bancários e bancárias esteja presente, definindo a pauta da Minuta de Reivindicações e entrando no clima da campanha salarial 2012/2013.


O Encontro está marcado para o dia 03 de junho, domingo, a partir das 9h. Local a definir. Em caso de mudança da data, melhora a situação, mas em qualquer caso, bancários da capital e região da estrada, todos e todas participando! Bancários do interior, telefonem ao Sindicato e exijam o direito de participar do nosso Encontro.


PRÉ-CONFERÊNCIAS – 26 de maio, a partir das 9h.
Orientação da AFBEPA. Telefonem ao Sindicato e exijam transporte, estadia e alimentação para participar das pré-conferências em Santarém e Marabá.

Em Marabá, a pré-conferência será no Itacaiúnas Hotel – Folha 30, Quadra 14, Lote 01, Nova Marabá.

Em Santarém, a pré-conferência será na Subsede dos Bancários – Tv. 15 de agosto, 19-B, Ed. Augusto Coimbra, Sala 01, Centro.


UNIDOS SOMOS FORTES!



*


Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.