terça-feira, 29 de maio de 2012

ASSEMBLÉIA MANTÉM AS CONQUISTAS DO ACT E ENCONTRO DO BANPARÁ É ADIADO PARA O DIA 23 DE JUNHO

O Sindicato deve entrar com Ação de Cumprimento no dia 1º de junho de 2012, caso o banco não instale, em todas as unidades, o Ponto Eletrônico. Essa é a mais importante consequência da decisão tomada ontem, 28, na Assembléia dos Bancários do Banpará. Na foto, Kátia Furtado, presidenta da AFBEPA defendendo as conquistas do ACT.


Por ampla maioria a Assembléia decidiu manter as conquistas do ACT 2011/2012 quanto ao Ponto Eletrônico e Plano Odontológico. A resposta foi não ao pedido da direção do Banpará de mais um adiamento dos prazos de instalação do Ponto Eletrônico e do Plano Odontológico, desta vez para agosto de 2012. Conforme o ACT, o prazo para a instalação do Ponto Eletrônico e do Plano Odontológico é dia 31 de maio, próximo. 


RECONHECIDA DEDICAÇÃO DAS ÁREAS
Vários relatos importantes nas falas das bancárias e bancários confirmaram o quadro insuficiente de pessoal, a necessidade urgente de contratação, a sobrejornada como rotina e o não pagamento de horas extras, em alguns casos. Na foto, colega relatando o enorme esforço e empenho máximo para que tudo ocorra da melhor forma dentro da empresa. Houve um entendimento, por parte dos bancários, de que os problemas se referem à gestão e não às áreas que, essas sim, têm se desdobrado e trabalhado muito para tentar garantir o melhor.


GARANTIA DAS CONQUISTAS DA LUTA
Um dos aspectos importantes da decisão dos bancários consiste em uma medida pedagógica, já que a atual direção do Banco teve cerca de dois anos para implantar o Ponto Eletrônico e o Plano Odontológico, considerando Acordos passados, mas nunca priorizou essas conquistas dos funcionários. O mais importante é que os bancários tenham a segurança de que o que é conquistado na luta, é garantido; de que não se pode colocar em segundo plano os direitos dos trabalhadores. Na foto, a representante da Fetec/cn defendendo o ACT. Posição unânime das entidades.




PONTO ELETRÔNICO - QUATRO ACORDOS DESCUMPRIDOS SEM NENHUMA AÇÃO DE CUMPRIMENTO.
O Ponto Eletrônico já vem de quatro acordos coletivos sendo, sistematicamente, descumprido, sem qualquer compensação para os bancários que estão realizando horas extras sem efetivo pagamento, contrariando Lei maior e ordem expressa do presidente do Banco.


Lamentavelmente, nesses quatro anos passados, nunca a categoria havia sido chamada, pelo Sindicato, a tomar a decisão que tomou ontem e, tampouco, a direção do Sindicato decidiu ajuizar Ação de Cumprimento para garantir as conquistas dos bancários na Justiça do Trabalho. Em anos anteriores, tudo se resolvia por interesses partidários em reuniões fechadas, sem a participação dos funcionários, nem da AFBEPA.


NÃO AO BANCO DE HORAS
Quanto à instalação do Banco de Horas, item também solicitado, pelo Banco, ao Sindicato no mesmo ofício, a posição da Assembléia foi contrária à anuência do Sindicato à medida do Banpará. Os bancários querem o justo e legal pagamento de todas as horas extras efetivamente trabalhadas.




ENCONTRO DO BANPARÁ ADIADO PARA DIA 23 DE JUNHO, SÁBADO.
Atendendo ao pedido da AFBEPA, a presidente do Sindicato, Rosalina Amorim, comunicou a todos os presentes na Assembléia o adiamento do Encontro do Banpará para o dia 23 de junho, sábado. O Encontro estava marcado para o próximo domingo, 3. A AFBEPA ponderou que domingo é um dia inviável para convidar à participação, os bancários e bancárias, que precisam deste dia para o convívio familiar. Considerando as agendas em junho, a decisão pelo dia 23 foi de comum acordo. O local será definido pelo Sindicato.






*

Nenhum comentário: