segunda-feira, 30 de abril de 2012

POSITIVA REUNIÃO NA AGÊNCIA SENADOR LEMOS

 Bastante positiva a reunião dos bancários e bancárias da Agência Senador Lemos com a AFBEPA, o Sindicato e a FETEC, ocorrida na última sexta, 27, antes da abertura do expediente ao público.

Foram abordadas várias questões de interesse da categoria, dentre as que se destacaram: ponto eletrônico; audiência na Justiça do Trabalho sobre os três pontos negociados e não cumpridos pela direção do Banpará; orientação protetiva sobre hora extra, que está sendo realizada sem o devido pagamento pelo Banco; Seminário de Fortalecimento e Defesa do Banpará; Encontro dos Bancários do Banpará para preparação da Campanha Salarial 2012/2013 etc.

A AFBEPA verificou, in loco, que todas as Unidades funcionaram lotadas por toda a sexta-feira, 27. A falta de estrutura de pessoal adequada é um grave fato que, notadamente, compromete muito o atendimento ao público e a saúde dos trabalhadores. Há agências que, formalmente, possuem o quadro de pessoal completo, no entanto, nestas unidades há colegas que estão licenciados por adoecimentos ou participando de concorrências internas. Na prática, há carência de pessoas

Como se não bastasse a deficiência de estrutura e pessoal, a imposição de metas inatingíveis agrava ainda mais o quadro, criando um cenário de crescente adoecimento na categoria. No ACT 2011/2012, o Banco se comprometeu a realizar, e compartilhar com as entidades, um mapeamento e diagnóstico da situação atual da saúde dos bancários e bancárias do Banpará. Até agora, nada foi demonstrado. Porém, sabemos que muitas das doenças que os colegas têm apresentado, são somatizações ou diretamente provenientes dos altos níveis de stress. Há gerentes pensando em entregar a função, tal a imensa cobrança por metas. O resultado é a terrível prática do assédio moral institucional, em efeito dominó, onde uns assediam os outros, porque o assédio se torna, na realidade, um instrumento de pressão para o atingimento de metas.

As metas só deveriam ser negociadas se coletivamente e, caso, de fato, o Banco se comprometesse e cumprisse com a garantia de estrutura e pessoal, ítens necessários. Não dá pra impor metas e não assegurar as condições para cumpri-las. É urgente adequar o ambiente de trabalho, o maquinário e os sistemas tecnológicos. É urgente a contratação de novos bancários e bancárias via concurso público!

Os bancários e bancárias estão cada vez mais unidos para lutar e garantir seus direitos e conquistas! Diante da opressão, é a união a nossa melhor resposta. Somos muitos, somos mais, somos o principal patrimônio do Banpará, porque sem o nosso trabalho o Banco não daria lucro, o Banco nem existiria! 

A AFBEPA continua nas unidades de trabalho, conversando com os bancários e ouvindo sempre uma voz uníssona: vamos à luta, firmes e fortes! Até junho, quando deverá ocorrer nosso Encontro Estadual para definirmos nossa Minuta de Reivindicações e Agenda de Lutas, haverá muitas mobilizações nos locais de trabalho, e ocorrerá o Seminário pelo Fortalecimento e em Defesa do Banpará, que contará com a adesão de várias entidades da sociedade civil organizada. Estejamos atentos e cada vez mais participativos!


UNIDOS SOMOS FORTES!




*



Nenhum comentário: