segunda-feira, 5 de março de 2012

AFBEPA FIRME NA LUTA, VAMOS AO PRINCIPAL!


Sobre a segunda resposta do Sindicato à AFBEPA, não vamos acender fogueira onde estão jogando gasolina, porque essa fogueira não interessa aos interesses dos trabalhadores bancários e bancárias do Banpará. Basta de ataques! Devemos ter maturidade e dizer sempre a verdade.

Vamos ao principal:

1) De uma vez por todas, a verdade é que a AFBEPA não só participou, como deu o tom na negociação da Campanha Salarial 2011, especialmente quando propôs e defendeu a inversão da pauta para começar com as cláusulas econômicas, o que se mostrou correto. A categoria correspondeu, porque viu seus anseios na mesa de negociação, e entrou massivamente em greve, levando o Banco a uma negociação justa e favorável. Assinamos o melhor acordo do Brasil, embora com as ausências, que já estão na Justiça.

A cláusula sobre o Ponto Eletrônico não foi negociada na mesa da Campanha Salarial porque era objeto de uma Ação de Cumprimento do ACT 2010/2011, na Justiça do Trabalho, uma vez que o Ponto Eletrônico já consta de quatro acordos coletivos e até hoje nunca foi instalado. 

Segundo o que foi acertado entre as entidades, o pedido era pra ser instalado em JANEIRO de 2012. No dia da assinatura do ACT2011/2012 o prazo de instalação apareceu escrito como sendo em maio de 2012. Supomos que esse alongamento do prazo se deu no acordo judicial entre Sindicato e Banco, já que este é um dos pontos da Ação de Cumprimento do ACT 2010/2011. 

O que queremos saber é: 

1) por que o prazo foi alterado para maio, na Justiça, dentro da Ação (decidida em assembléia pela categoria) patrocinada pelo Sindicato; 

2) quais são as compensações para os bancários e bancárias do Banpará diante do alongamento do prazo para o Banco; e 

3) quais as penalidades para o Banco em caso de descumprimento?

Direção do Sindicato: pelo amor da categoria, que deseja saber, é possível esclarecer isso? Porque já são duas respostas atacando a AFBEPA, mas esses esclarecimentos, ainda não apareceram.


2) No mais, estamos muito felizes em ver reafirmado o discurso do Sindicato na defesa dos interesses dos trabalhadores, no entanto, passando do discurso à prática, HOJE, há alguma denúncia aos órgãos de classe como o Ministério Público do Trabalho ou a Gerência Regional do Trabalho e Emprego, antiga DRT, para proteger os bancários e bancárias das tantas irregularidades sofridas no Banpará, que a AFBEPA citou inúmeras vezes, aqui mesmo no Blog? As diretoras sindicais funcionárias do Banpará enxergam essas irregularidades, têm buscado conversar com a direção do Banco sobre o assunto? Seria bom que isso fosse publicado em seu site e todos tivessem conhecimento de quais ações concretas o Sindicato, como substituto processual da categoria, tem levado a efeito pelo bem dos bancários e bancárias.


3) Quanto à data para formação dos novos representantes, se realmente todos forem liberados, ótimo. O importante é que sejam todos bem capacitados para exercerem suas funções. Foi isso o que pedimos. Queremos, inclusive, retomar um debate iniciado durante a elaboração da Minuta acerca da flexibilização da jornada de trabalho para que nossos representantes possam ter tempo para estudar e melhor se preparar para atuarem nos comitês, pois a responsabilidade e a sobrecarga de trabalho aumentam, para além da jornada. O justo é que possam se preparar antes das reuniões dos comitês, durante o horário de trabalho e, de preferência, conjuntamente. 

Estaremos na reunião do dia 06/03/2012, às 18h, nesse Sindicato, para tratar dos interesses e direitos dos bancários e bancárias, como foi, por nós, solicitado.



UNIDOS SOMOS FORTES!
E Unidade se faz com transparência e verdade!


AFBEPA FIRME NA LUTA!




*

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade, querida Kátia, tudo é passageiro nessa vida e ninguém sabe o dia de amanhã. Chega de adular quem não quer ser a nosso favor. Entregue nas mãos de Deus, que Ele saberá o melhor caminho a ser tomado. Não esquente mais com esses que se fazem nossos inimigos. Um dia vc estará à frente deste sindicato, pode acreditar.