quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ANTECIPAÇÃO DE DÉCIMO, SISTEMAS, DIREITOS TRABALHISTAS E CONCURSO PÚBLICO

O Banpará está antecipando parcela do 13º salário aos funcionários públicos. À sobrecarga já existente em períodos de pagamentos de salários e liberação dos empréstimos consignados para o funcionalismo, soma-se a antecipaçãodo décimo. É positivo que o Banco oferença bons produtos aos seus clientes e os bancários e bancárias do Banpará estão acostumados a suar a camisa para garantir o melhor atendimento possível.

Chamamos, no entanto, a atenção para alguns problemas recorrentes que acabam por se tornar crônicos e prejudicar, e muito, a performance dos funcionários e do Banco. Dentre eles, os problemas relativos aos sistemas que não acompanham a necessária agilidade na hora do atendimento. Para cada novo produto, os clientes passam mais tempo à frente das máquinas, muitas vezes sem conseguir concluir o processo. É preciso resolver com celeridade os problemas de sistemas para fortalecer o Banpará e garantir que os funcionários possam atuar com competência e sem estresses desnecessários, além do considerado inerente ao trabalho.

Outro grave problema, e extremamente importante, diz respeiro aos direitos trabalhistas que precisam ser garantidos, em operações como essas de pagamentos de salários, abertura de consignados e antecipação de décimos. As agências ficam super lotadas, os bancários chegam a trabalhar dez horas por dia, ou até mais, trazendo concretos e cumulativos danos à saúde dos trabalhadores e, no entanto, na hora da garantia dos intervalos intrajornada, do pagamento das horas extras e outros direitos, os bancários ficam esquecidos. Pedimos aos gerentes das agências e coordenadores de postos que garantam o registro das horas extras efetivamente trabalhadas, como já determinou, por escrito, o presidente do Banpará.

Finalmente, é imperativa e urgente a necessidade de realização de concurso público para resolver o grave problema da sobrecarga de trabalho e dos desvios de função recorrentes no Banco. Funcionários que assumem várias funções e vários riscos, comprometendo seu trabalho, e até estagiários atuando como se efetivos fossem, infelizmente são uma realidade no Banpará.

Na última campanha salarial, os bancários pediram o concurso público na minuta de reivindicações e o Banco sinalizou positivamente. Queremos a contratação de, no mínimo, 300 novos bancários e bancárias para suprir as urgente necessidades das agências em Belém e no interior do Estado.

A AFBEPA tem estado nos locais de trabalho e conversado com os colegas observando os problemas acima citados. Já faz tempo que os demandamos através de postagens no blog, ofícios, reuniões, enfim. A direção do Banco sabe o que ocorre e precisa dar respostas. É passada a hora!


A Direção da AFBEPA.



UNIDOS SOMOS FORTES!




*

Nenhum comentário: