terça-feira, 22 de novembro de 2011

OS IMPASSES ESTÃO MANTIDOS. A DECISÃO É DA CATEGORIA, HOJE, TODOS E TODAS NA ASSEMBLÉIA, 18h, NO SINDICATO



Ontem, 22 de novembro, houve outra reunião entre as entidades e direção do Banpará, que durou de 12h as 18h30, para resolver os impasses da redação do ACT - 2011/2012 que se resumem ao fato de o Banco não querer cumprir três pontos fundamentais negociados e firmados na mesa, dia 29 de setembro de 2011, em uma reunião que durou mais de 7h.

1) REAJUSTE NO PISO/PERCENTUAL DE 12% - o que ficou acertado: que o banco garantiria o que fosse mais benéfico quanto ao percentual de reajuste, que é o reajuste de 12% da Fenaban. No entanto, o Banco só quer dar esse reajuste de 12% no primeiro nível da tabela do PCS para os cargos de técnico bancário e fundamental. Nos demais níveis da tabela do PCS e para o nível superior, o Banco quer aplicar o percentual de 10%. Isso causaria uma injustiça para a grande maioria, já que muitos estão perto da aposentadoria, e uma distorção na tabela do PCS, desvalorizando os funcionários nas promoções seguintes.
O que queremos: queremos que o Banco cumpra o que foi acordado e firmado em mesa de negociação no dia 29 de setembro e garanta o reajuste no que for mais benéfico de 12% em todos os cargos e níveis da tabela.

2) REAJUSTE DAS COMISSÕES DOS TESOUREIROS - o que ficou acertado: o banco se comprometeu, em mesa de negociação no dia 29 de setembro, e também em ofício 0109/2011 - PRESI, enviado ao Sindicato no dia 26 de setembro, que seria dado o reajuste nas comissões dos tesoureiros em valores que variam de R$ 1.532,00 a R$ 2.451,00 de acordo com a classificação das agências. Agora, o Banco nega que tenha assumido esse compromisso, esquecendo que esse foi um ítem fundamental da proposta apresentada pelo Banco e firmada com as entidades para a saída da greve. O que queremos: queremos que o Banco garanta a palavra dada e pague o reajuste dos tesoureiros retroativo a setembro de 2011, data base da categoria.

3) REAJUSTE DAS DEMAIS COMISSÕES - o que ficou acertado: o Banco se comprometeu em revisar e reajustar todas as demais comissões no prazo da portaria, ou seja, até novembro de 2011. A própria diretora confirmou, nas duas últimas reuniões, que autorizou a presidente do Sindicato a corrigir o comunicado oficial do Banco usando, além da palavra revisão, também a palavra reajuste das comissões, ou seja, foi afirmado e ficou muito nítido que as comissões seriam revisadas e reajustadas até novembro de 2011. Porém, o Banco, agora, nega que tenha se comprometido com esse ponto de grande relevância para o funcionalismo. É bom deixar claro que, se o ítem do reajuste das comissões não tivesse ficado resolvido, provavelmente, o resultado da votação daquela assembléia do dia 29 de setembro, teria sido outro, e nem esta AFBEPA teria defendido um acordo que não contemplasse todos os demais funcionários comissionados. Essa é uma questão de honra e consta da Minuta de Reivindicações dos Bancários do Banpará. Logo, a palavra firmada pelo Banco em mesa de negociação deve ser cumprida, e é o que exigimos!

Nesta ata, acima, datada de 26 de setembro, o Banco se compromete,
formalmente, com o reajuste da comissão dos tesoureiros.

Na reunião de ontem, as entidades se manifestaram no sentido de concordar com todos os demais avanços colocados na redação do ACT, mas ressalvaram, em ata, esses três pontos acima, discordando das posturas do Banco e colocando a disposição de lutar, além do limite, seja pela via da mobilização como pela via judicial, para garantir todas as conquistas da luta dos funcionários do Banpará.

Não aceitaremos o calote!
O Banco tem que cumprir a palavra empenhada!
Acordo é pra ser cumprido!


ASSEMBLÉIA DOS BANCÁRIOS DO BANPARÁ, HOJE, 18h, NO SINDICATO

NENHUM DIREITO A MENOS!

UNIDOS SOMOS FORTES!





*

Nenhum comentário: