quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PARA ACABAR COM A FOME NO MUNDO

Do ótimo blog Ponto de Pauta, este artigo tocante. Para nós, bancários e bancárias, sabermos que o nosso trabalho, que garante o lucro dos bancos, teria um sentido social maior se fosse utilizado em prol dos que mais necessitam, nos faz querer lutar mais ainda por direitos, dignidade e justiça social para todos!

____________________________________

1% do resgate bancário global serviria para dar cabo da fome no mundo

Posted on 20/10/2011 by

Con tan sólo el 1% del rescate bancario global se hubiera terminado con el hambre en el mundo
LibreRed - [Tradução do Diário Liberdade] 


Hoje, como cada dia, morrerão de fome 24.000 pessoas em um mundo onde 3.500 milhões de pessoas, metade da humanidade, sobrevivem na pobreza.


Custa dois dias e cinco reuniões decidir uma nova guerra na Líbia, mas está custando várias décadas o assumir um custo que está fixado desde faz muito como objetivo: 50.000 milhões de dólares. Esse é o dinheiro que o PNUD (Programa das Nações para o Desenvolvimento) estabeleceu como necessário para erradicar a fome no mundo.


50.000 milhões de dólares que representam só 1,08% do que os estados já investiram no resgate bancário desde 2007: 4,6 biliões de dólares. 92 vezes mais do que faz falta para erradicar a fome no mundo.
Habituados e habituadas a falar sempre de extrema pobreza, a extrema riqueza também tem uma contabilidade mais que eloquente: 0,9% da humanidade detém 39% da riqueza mundial.


1,3% de seus rendimentos serviria per erradicar, novamente, a fome no mundo. Idêntica comparação merece a despesa militar mundial, situado em recordes históricos de 1,6 biliões de euros: 4% séria suficiente para pôr fim à fome no mundo.


Só durante o ano 2009, o número de pessoas multimilionárias passou de 793 para 1.011, enquanto sua fortuna total passava de 2,4 para 3,6 biliões de dólares.


De fato, segundo dados de 2004, a riqueza das três fortunas individuais maiores do planeta equivaliam ao PIB dos 48 estados mais pobres do mundo.


Mais um dado: 1% da população mundial tem uma renda anual equiparável aos 57% da humanidade. A desigualdade reproduz-se no abismo da fenda Norte-Sul, entre os países enriquecidos e empobrecidos pelo capitalismo. 20% rico do planeta absorve hoje 83% do PIB mundial. 20% mais pobre tão só tem 1%.
Posted in: Ponto de pauta




*

Nenhum comentário: