sexta-feira, 8 de julho de 2011

NOTA CONJUNTA DAS ENTIDADES

A DEFESA DO BANPARÁ É TAMBÉM A DEFESA DOS BANCÁRIOS QUE NÃO PODEM E NÃO VÃO PAGAR PELOS CORRUPTOS


Diante do comunicado divulgado pela administração do BANPARÁ, hoje, 08/07/2011, o SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARÁ, a AFBEPA e a FETEC-CN vêm esclarecer:


1. Os funcionários e funcionárias do Banpará sempre deram demonstração prática de sua vontade férrea em defender o Banco do Estado do Pará enquanto patrimônio público do povo do Pará. Tanto que, em 1998, emprestaram, por onze meses seguidos, 20% de seus salários, para ajudar, junto com suas entidades, a salvar o banco no processo de capitalização;


2. Essa mesma disposição os une no cotidiano do trabalho, sempre cumprindo seus deveres e obrigações de forma ética e solidária, sempre vestindo a camisa, como fizeram durante a semana passada, ao trabalhar em jornadas extenuantes desde as 8h da manhã até 10h ou11h da noite, no afã de auxiliar o fortalecimento da instituição e manter no banco o empréstimo consignado;


3. Em 23 de junho de 2011, diante de acusações infundadas na imprensa acerca da participação do Banpará no âmbito das denúncias de fraudes e desvios de verbas públicas na ALEPA, o Banco manifestou posição nos jornais locais afirmando, em nota, que houve irregularidades, mas que não trouxeram prejuízos ao Banco, e que seriam abertos processos disciplinares para apurar internamente as responsabilidades dos bancários envolvidos que seriam, preventivamente, afastados.


4. A partir daí, começou a ser alimentada uma equivocada visão, para a opinião pública, de que os funcionários do Banpará, de modo geral estariam comprometidos com as irregularidades e, de alguma forma, teriam se beneficiado indevidamente, posto que acataram os cheques sem assinatura.


5. Um colega foi afastado de suas funções para apuração no Comitê Disciplinar. Antes que os trabalhadores bancários do Banpará fossem formalmente condenados, ou se consolidasse a indevida suspeita pública que pairava sobre a categoria bancária do Banpará, o Sindicato dos Bancários (SEEB-PA), a Associação dos Funcionários (AFBEPA) e a Federação dos Bancários (FETEC/CN), entidades abaixo assinadas, imediatamente se posicionaram publicamente para evitar que o bancário – a ponta mais frágil do sistema de poder no mundo financeiro – fosse transformado em vilão, e pregado na cruz para, hipocritamente, “moralizar” o processo, sem chegar, contudo, aos verdadeiros corruptos que sangraram os cofres públicos.


6. Além do posicionamento público, as entidades sindicais enviaram ofícios reiterados à diretoria do Banpará, solicitando audiência para tratar do caso ALEPA; audiências essas sucessivamente adiadas. Enquanto isso, no interior das agências, crescia o temor do funcionalismo de que “a corda rebentasse do lado mais fraco”, ou seja, que apenas o trabalhador bancário fosse apenado, bancário esse que, sob intensa pressão do assédio moral de poderosos, apenas efetuou pagamentos de um cliente, a ALEPA, que tinha o dinheiro em caixa e mandava pagar, sem nenhum prejuízo financeiro ao banco.


7. O Presidente do Banpará recebeu as entidades de classe apenas no dia 07 de julho, à tarde, após 3 adiamentos da agenda por parte do Banco. Naquele momento, manifestou compreensão diante da situação, o que tranquilizou as entidades quanto à ação do Banco sobre os funcionários.


8. As entidades jamais dirigiram sua ação política contra o Banpará neste episódio, mas sim para defender os bancários e o próprio Banco e para devolver aos verdadeiros corruptos a responsabilidade dos desvios e fraudes, o que não poderia continuar nas costas dos bancários e nem do Banpará. As ações tomadas pelas entidades sindicais, serviram para demonstrar à sociedade e ao Ministério Público a realidade social e de pressão que vive a categoria bancária, em especial os trabalhadores lotados no Pab-Alepa.


9. Mesmo diante do severo tom da nota do Banco, confiamos que a atual direção do Banpará está comprometida em defender e valorizar o Banco estadual enquanto patrimônio público do povo do Pará e, da mesma forma, defender e valorizar seu funcionalismo, o maior patrimônio do Banco. Por isso, as entidades representativas dos bancários não acolhem a posição manifestada em comunicado pela diretoria do Banpará, hoje.


10. As entidades reafirmam seu compromisso com a ampla e irrestrita defesa de seus representados e, por isso, não aceitam qualquer cerceamento à sua legítima atuação, pautada sempre pela ética, transparência, democracia e defesa intransigente dos bancários, bancárias e do Banpará como patrimônio público do povo do Pará.


Seguimos adiante com a fé na força solidária dos homens e mulheres de boa vontade que, unidos, sempre vencerão quaisquer tempestades.


Belém, Pará, 08 de julho de 2011.






ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ – AFBEPA

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARÁ - SEEB/PA

FEDERAÇÃO DOS BANCÁRIOS - FETEC/CN



*

Nenhum comentário: